Seguimento Meteorológico Livre - 2021



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Menos em Portugal xD
No Algarve não há sinal devido à incerteza nos modelos - o exemplo claro disso é que, na última saída, o modelo operacional do ECMWF cortou imenso na precipitação, mas o ensemble continua a prever bastante precipitação! :D
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O frio tb ja foi retirado quase todo - as mínimas vao ser acima do inicialmente previsto pra esta semana. Pouco ou nenhuma geada nos locais habituais.
Mais do que o frio, que não é assim tão importante neste momento, foi a precipitação que vai desaparecendo nos modelos, os mesmos chegaram a prever chuva significativa no final da semana, mas provavelmente quem vai ganhar é o AA, ainda que possa chover algo no entanto.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,812
Local
Lisboa e Alenquer
Mais do que o frio, que não é assim tão importante neste momento, foi a precipitação que vai desaparecendo nos modelos, os mesmos chegaram a prever chuva significativa no final da semana, mas provavelmente quem vai ganhar é o AA, ainda que possa chover algo no entanto.
Entendo, a chuva faz MUITO mais falta. Mas sou aficionado do fio eheh.

Aqui na zona Oeste o frio é interessante pra aumentar a frutificação das pereiras e maceiras...o numero correcto de horas de frio dá uniformidade de calibre e boa produção. Nos anos quase sem geadas ha mais pragas e a fruta começa a ter frutificações disruptivas: pouca frutificação ou muita fruta, mas de má qualidade e mau calibre...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)
Terça ou Quarta logo teremos mais certezas! A ver o que se sai da interação das massas fria e quente. Confesso que já estive mais optimista num cenário chuvoso para o sul...

Está a ser um ano muito estranho! Não vejo paralelo com nenhum que me lembre...
Este ano, a fiabilidade dos modelos não anda lá muito bem, as previsões de uma semana, se formos a ver a previsão no dia 13/11 para o dia 20/11 pouca precipitação previam e mesmo em cima do acontecimento nunca modelaram grandes acumulados, só o WRF e o Harmonie-AROME da AEMET, AROME do IPMA tiveram mais perto da realidade e das quantidades que caíram, principalmente em São Brás de Alportel.

Até, o IPMA não acreditava bem no AROME, já que o ECM não mostrava nada de especial, tanto que só lançou o aviso amarelo perto das 23h na 6ª feira.

Eu cá não lembro-me de errar tanto em previsões semanais, tenho metido água em praticamente todas as situações de instabilidade que tem acontecido neste Outono e peca sempre por defeito e não por excesso. :D
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,824
Local
Faro
O que vejo e que agora teremos uns dias bem frescos e posteriormente com um bloqueio mais efectivo, teremos um poderoso bloqueio, e uma subida das temperaturas...
Olhando ao mapa da água no solo, temos grande parte do Sul perto do ponto de emurchimento.
O mês de Novembro a ser extremamente seco em quase todo o país e o nível das barragens a aumentar o stress hídrico.
Agora entramos no período mais frio e com mais Geadas, orvalho e afins que deverá ajudar a que diminua necessidade de rega, e por conseguinte o nível das barragens não desça tanto.
Seja como for relativamente a estas digamos que nesta altura a situação e normal, e sem motivo de preocupação!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
O que vejo e que agora teremos uns dias bem frescos e posteriormente com um bloqueio mais efectivo, teremos um poderoso bloqueio, e uma subida das temperaturas...
Olhando ao mapa da água no solo, temos grande parte do Sul perto do ponto de emurchimento.
O mês de Novembro a ser extremamente seco em quase todo o país e o nível das barragens a aumentar o stress hídrico.
Agora entramos no período mais frio e com mais Geadas, orvalho e afins que deverá ajudar a que diminua necessidade de rega, e por conseguinte o nível das barragens não desça tanto.
Seja como for relativamente a estas digamos que nesta altura a situação e normal, e sem motivo de preocupação!
Temos um problema!...Nos últimos anos ou recupera-se algo no Outono, ou seja até meados de Dezembro ou senão já só na Primavera a partir do fim de Fevereiro. Com o estado dos solos agora e admitindo um Inverno seco, dificilmente recuperaríamos 15/20% em muitas bacias durante a Primavera. Nada disto é uma ciência exacta ainda mais agora com tanto devaneio, estou apenas a fazer um exercício...
Em relação aos próximos tempos eu quero acreditar que Dezembro será mais chuvoso e que o bloqueio do início do mês não durará muito tempo mas lá está isto é para ser visto com calma um dia de cada vez...
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,824
Local
Faro
Temos um problema!...Nos últimos anos ou recupera-se algo no Outono, ou seja até meados de Dezembro ou senão já só na Primavera a partir do fim de Fevereiro. Com o estado dos solos agora e admitindo um Inverno seco, dificilmente recuperaríamos 15/20% em muitas bacias durante a Primavera. Nada disto é uma ciência exacta ainda mais agora com tanto devaneio, estou apenas a fazer um exercício...
Em relação aos próximos tempos eu quero acreditar que Dezembro será mais chuvoso e que o bloqueio do início do mês não durará muito tempo mas lá está isto é para ser visto com calma um dia de cada vez...
Parece incrível que a um mês de acabar o ano aqui em Faro seguimos com pouco mais de 180 mm.
Se Dezembro se mantiver segundo as perspectivas então estaremos perante um dos anos mais secos de sempre aqui em Faro....
Já agora será provável que cheguemos a final de Novembro em seca extrema no Barlavento algarvio..
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
em Faro seguimos com pouco mais de 180 mm.
E o mais impressionante é que a maioria da precipitação anual caiu entre 20 de janeiro e 5 de março. :shocking:

Em 2019, o ano só não acabou sendo o mais seco de sempre por causa das tempestades David e Elsa em meados de dezembro. Este ano veremos o que acontece, mas as perspetivas de precipitação ainda são piores que na altura (as depressões atlânticas estão mais afastadas de Portugal Continental este ano que em 2019)! :sad:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
E o mais impressionante é que a maioria da precipitação anual caiu entre 20 de janeiro e 5 de março. :shocking:

Em 2019, o ano só não acabou sendo o mais seco de sempre por causa das tempestades David e Elsa em meados de dezembro. Este ano veremos o que acontece, mas as perspetivas de precipitação ainda são piores que na altura (as depressões atlânticas estão mais afastadas de Portugal Continental este ano que em 2019)! :sad:
Sim, 2019 só não foi um ano extremamente seco porque choveu bem no final de novembro e em dezembro, durante 1 semana com grandes acumulados. De resto, foi terrível. Nesse ano, seguia a estação netatmo instalada entre Arronches e Elvas e tinha um acumulado anual inferior a 300mm até essa altura.
2017 foi péssimo em Abril, raro é o ano em que não chove nada neste mês como aconteceu nesse ano, e no outono porque em janeiro e fevereiro ainda apareceram uns dias com boa chuva devido a umas cut-off's.
Atualmente, com o anticiclone a bloquear todo o Atlântico à nossa latitude, se tivermos umas entradas frias de raspão, umas frentes fracas e aguaceiros junto ao litoral como o previsto para esta semana, já temos sorte. As previsões sazonais valem o que valem, mas continuam a mostrar um cenário idêntico para os meses seguintes.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,824
Local
Faro
Screenshot_20211122_200846.jpg