Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Nós nos jardins deveríamos apostar em vegetação nativa adaptada ao nosso clima e espécies europeias da nossa latitude, os relvados desperdiçam imensa água e os grandes espaços calcetados e asfaltados também são um problema.

É verdade. Aliás tenho visto vários videos sobre praticas que se comecam a fazer em Estados como o Arizona e California. Acabar com os relvados que para além de consumir muita água, sao um desastre para a biodiversidade, apostar em vegetacao nativa e resistente ao sol e criar areas de armazenamento de agua no solo quando chove.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Tem piada que eu passei há uns 3 anos, por Troia e encontrei jardins com Estevas e estavam bem tratados. Pensei para mim.. aqui acham engraçado ter estevas nos jardins, que até são giras quando florescem, mas de resto são plantas nativas resinosas muito resistentes à seca e que gostam de sol direto.

Link: Estevas
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Em Inglaterra usam hibridos de Cistus nos jardins e também alecrim ou loureiro. Temos em Portugal um bom jardim de nativas na Gulbenkian. Idealmente os jardins deveriam ficar nos vales e junto às linhas de água como já era defendido nos anos 60 pelo Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles mas não temos gente capaz nas autarquias e no Estado para isto.

No Algarve tenho um jardim de nativas e exóticas adaptadas ao nosso clima e ao fim de uns anos a erva quass desapareceu. No Verão aguenta bem a nortadada quente. Na escolha das árvores é preciso ter em conta o tipo de solo. Uma alfarrobeira, por exemplo, pode ser a árvore central de um jardim, e bem cuidada pode atingir grandes dimensões.

No Algarve recomendo...

- em solos de campinas perto de poços e noras ou de linhas de água freixo, choupo, alamo, lodao, e em alguns casos pontuais nogueiras algarvias, ulmeiro, amieiro e carvalhos, Quercus extremadurensis, Quercus marianica e Quercus canariensis. Estas árvores precisam de rega semanal nos primeiros anos de Maio a Outubro.

- em solos mais secos do litoral e barrocal, azinheira, sobreiro, pinheiro-manso, pinheiro-bravo, pinheiro-de-Alepo, cedro-do-Atlas, cipreste, alfarrobeira, amendoeira, figueira, oliveira, zambujeiro, medronheiro, piorno, Quercus faginea algarvio, palmeira algarvia e palmeira das Canárias, loendreiros. É altamente recomendável rega nos primeiros anos em especial em episódios de calor fora do normal.

Em Portugal ainda faz muita confusão a utilização de árvores de fruto e de nativas em jardinagem. É preciso quebrar o preconceito.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Estive uns dias no Algarve. Há uma semana cortaram a água agrícola devido a uma fuga, e coincidiu com as máximas de 40 graus no extremo sotavento e a nortada quente. As tomateiras, pés de milho, as abóboras e as melancias da horta, tudo ficou queimado. Uma macieira jovem ficou toda queimada, não sei se irá sobreviver. Várias árvores murcharam mas já recuperaram com a rega na terça-feira.

A Oeste de Tavira as amendoeiras já estão amarelas, recordo que a Oeste de Tavira choveu muito menos que a Leste. Em Cacela as amendoeiras ainda estão verdes, choveu quase dentro da média.
Vai ao Inter na Altura, que tens lá melancias, melões, tomates e não tens trabalho pá. :DCultiva é alfarrobeiras que a alfarroba ainda chega aos 100 €, isso sim, dá pouco trabalho para manter elas e depois é só colher, há uns anos experimentei semear melancia e melão, uma coisa pequena como teste a melancia ficou toda queimada, o melão ficou do tamanho duma ameixa, desisti logo, agora compro isso no Auchan. :huhlmao:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em Inglaterra usam hibridos de Cistus nos jardins e também alecrim ou loureiro. Temos em Portugal um bom jardim de nativas na Gulbenkian. Idealmente os jardins deveriam ficar nos vales e junto às linhas de água como já era defendido nos anos 60 pelo Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles mas não temos gente capaz nas autarquias e no Estado para isto.

No Algarve tenho um jardim de nativas e exóticas adaptadas ao nosso clima e ao fim de uns anos a erva quass desapareceu. No Verão aguenta bem a nortadada quente. Na escolha das árvores é preciso ter em conta o tipo de solo. Uma alfarrobeira, por exemplo, pode ser a árvore central de um jardim, e bem cuidada pode atingir grandes dimensões.

No Algarve recomendo...

- em solos de campinas perto de poços e noras ou de linhas de água freixo, choupo, alamo, lodao, e em alguns casos pontuais nogueiras algarvias, ulmeiro, amieiro e carvalhos, Quercus extremadurensis, Quercus marianica e Quercus canariensis. Estas árvores precisam de rega semanal nos primeiros anos de Maio a Outubro.

- em solos mais secos do litoral e barrocal, azinheira, sobreiro, pinheiro-manso, pinheiro-bravo, pinheiro-de-Alepo, cedro-do-Atlas, cipreste, alfarrobeira, amendoeira, figueira, oliveira, zambujeiro, medronheiro, piorno, Quercus faginea algarvio, palmeira algarvia e palmeira das Canárias, loendreiros. É altamente recomendável rega nos primeiros anos em especial em episódios de calor fora do normal.

Em Portugal ainda faz muita confusão a utilização de árvores de fruto e de nativas em jardinagem. É preciso quebrar o preconceito.

:thumbsup: Excelentes informações e sugestões, deviam estar também no tópico da Biodiversidade e talvez da Seca.

Há algumas alfarrobeiras aqui pelos "jardins" ressequidos da zona alta da Póvoa de Santa Iria, e tudo o que alcanço ou apanho até do chão, acabado de caír, é sempre bem aproveitado todos os anos. Não vejo quase ninguém a fazer o mesmo, não se dá o devido valor a estas e outras árvores em ambiente urbano. Também apanho por aqui limões, figos, laranjas, alperces, nêsperas ( e bem boas), azeitonas pretas, romãs, pinhões. :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
:thumbsup: Excelentes informações e sugestões, deviam estar também no tópico da Biodiversidade e talvez da Seca.

Há algumas alfarrobeiras aqui pelos "jardins" ressequidos da zona alta da Póvoa de Santa Iria, e tudo o que alcanço ou apanho até do chão, acabado de caír, é sempre bem aproveitado todos os anos. Não vejo quase ninguém a fazer o mesmo, não se dá o devido valor a estas e outras árvores em ambiente urbano. Também apanho por aqui limões, figos, laranjas, alperces, nêsperas ( e bem boas), azeitonas pretas, romãs, pinhões. :D
A ignorância poderá ser uma grande razão para as pessoas não apanharem. Há um desconhecimento gritante sobre árvores, em geral, em Portugal. Devem contar-se pelos dedos de uma mão o número de pessoas fora do Algarve que sabem reconhecer uma alfarrobeira :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A diferença entre o litoral e o interior hoje :huhlmao:
O verão é isto de forma constante, nevoeiro e casacos no litoral e cubos de gelo no colchão pra dormir no interior do país.

296005118_5149779298477554_8376960276525477032_n.jpg
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Como ainda sou novo no fórum, estou com uma dúvida em relação aos seguimentos meteorológicos mais concretamente à parte de resumir um dia, a maioria apenas diz qual foi a temperatura máxima e mínima do dia.
A minha questão é: o que é a "publicação ideal" para resumir o dia num determinado local, apenas dizer a máxima/mínima e a precipitação, caso chova, ou quanto mais informação melhor?
Eu, por exemplo, digo o valor médio e máximo do ponto de orvalho porque acho relevante aqui na costa sul que costuma ter dias húmidos no verão, mas como sou o único que o faz, fico com a sensação que estou a "poluir" o fórum com informação desnecessária...
 
  • Gosto
Reactions: JCARL e StormRic

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Como ainda sou novo no fórum, estou com uma dúvida em relação aos seguimentos meteorológicos mais concretamente à parte de resumir um dia, a maioria apenas diz qual foi a temperatura máxima e mínima do dia.
A minha questão é: o que é a "publicação ideal" para resumir o dia num determinado local, apenas dizer a máxima/mínima e a precipitação, caso chova, ou quanto mais informação melhor?
Eu, por exemplo, digo o valor médio e máximo do ponto de orvalho porque acho relevante aqui na costa sul que costuma ter dias húmidos no verão, mas como sou o único que o faz, fico com a sensação que estou a "poluir" o fórum com informação desnecessária...
A meu ver, qualquer informação é necessária e bem-vinda.
Eu normalmente faço referência às máximas e mínimas, pois considero esses os principais parâmetros para resumir o dia e acabou por se tornar um hábito realizar as publicações dessa forma. No entanto, se houver outros valores para destacar, faço-lhes referência também. Em casos de dia com precipitação, com mais vento ou mais humidade coloco também esses valores nas minhas publicações.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Isto é pouco menos do que uma calamidade para a região de Mirandela ( e não só): próximos 10 dias com média de 40ºC nas máximas??

z0qPUE9.jpg


Como é possível uma tal estabilidade desta situação tão anómala? Não há erro dos modelos nos quais se baseia esta previsão automática?

Esta anomalia incrivelmente estável estende-se a zonas dos quatro distritos. As localidades com médias mais altas das máximas diárias são as estações seguintes, uma em cada distrito, e onde na previsão 10 dias automática as máximas não baixam dos 38ºC em todo o período:

7hvFbrH.jpg


O3J0sXb.jpg


IXSyWfX.jpg
 
Última edição:

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Isto é pouco menos do que uma calamidade para a região de Mirandela ( e não só): próximos 10 dias com média de 40ºC nas máximas??

z0qPUE9.jpg


Como é possível uma tal estabilidade desta situação tão anómala? Não há erro dos modelos nos quais se baseia esta previsão automática?

Esta anomalia incrivelmente estável estende-se a zonas dos quatro distritos. As localidades com médias mais altas das máximas diárias são as estações seguintes, uma em cada distrito, e onde na previsão 10 dias automática as máximas não baixam dos 38ºC em todo o período:

7hvFbrH.jpg


O3J0sXb.jpg


IXSyWfX.jpg

A única coisa que pode safar é que as noites são cada vez maiores, o numero de horas de sol vai diminuindo a bom ritmo.
Começamos a entrar naquela fase no interior em que há amplitudes térmicas de 20ºC e mais.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,192
Local
loule-caldeirao
Em Inglaterra usam hibridos de Cistus nos jardins e também alecrim ou loureiro. Temos em Portugal um bom jardim de nativas na Gulbenkian. Idealmente os jardins deveriam ficar nos vales e junto às linhas de água como já era defendido nos anos 60 pelo Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles mas não temos gente capaz nas autarquias e no Estado para isto.

No Algarve tenho um jardim de nativas e exóticas adaptadas ao nosso clima e ao fim de uns anos a erva quass desapareceu. No Verão aguenta bem a nortadada quente. Na escolha das árvores é preciso ter em conta o tipo de solo. Uma alfarrobeira, por exemplo, pode ser a árvore central de um jardim, e bem cuidada pode atingir grandes dimensões.

No Algarve recomendo...

- em solos de campinas perto de poços e noras ou de linhas de água freixo, choupo, alamo, lodao, e em alguns casos pontuais nogueiras algarvias, ulmeiro, amieiro e carvalhos, Quercus extremadurensis, Quercus marianica e Quercus canariensis. Estas árvores precisam de rega semanal nos primeiros anos de Maio a Outubro.

- em solos mais secos do litoral e barrocal, azinheira, sobreiro, pinheiro-manso, pinheiro-bravo, pinheiro-de-Alepo, cedro-do-Atlas, cipreste, alfarrobeira, amendoeira, figueira, oliveira, zambujeiro, medronheiro, piorno, Quercus faginea algarvio, palmeira algarvia e palmeira das Canárias, loendreiros. É altamente recomendável rega nos primeiros anos em especial em episódios de calor fora do normal.

Em Portugal ainda faz muita confusão a utilização de árvores de fruto e de nativas em jardinagem. É preciso quebrar o preconceito.
Volto a frizar o grande potencial das "nossas espécies "...Recentemente plantei umas oliveiras já mansas (enxertadas), acho que em Novembro/Dezembro e entretanto tenho regado de 3 em 3 semanas um balde de água e estão verdes e com azeitonas;)
O mesmo para algumas alfarrobeiras que até me esqueci de regar durante Julho. Foram regadas a última vez em Junho (1 balde de água) e passaram por um mês tórrido e deixem-me adivinhar...estão vivas da silva!
Não é o "verde" que todos esperam mas como nasci num berço de ferro ferrugento é o melhor que se arranja :D

Já agora sou adepto de romanzeiras e marmeleiros em jardins. Que espécies espetaculares e resistentes!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.