Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Isso não é uma profecia, é uma crendice, crendices que não tem lugar num fórum de ciência como o MeteoPT. ;)
Agora nem tanto, pois o tempo está muito mais imprevisível, o que provavelmente também demonstra que o clima está a mudar, mas ainda me lembro de situações em que estas profecias/crendices ou variados provérbios que tenho ouvido ao longo da minha vida, se concretizaram mesmo. O da Senhora das Candeias tem sido sempre muito certeiro, por acaso. Antigamente não havia previsões meteorológicas e as pessoas baseavam-se nas luas e nestas coisas e certamente que batia certo maior parte das vezes porque o tempo também era mais estável.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Maravilha -> https://www.meteociel.fr/modeles/ecmwf_hres.php

animavq0.gif
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Mas lamentações infundadas cientificamente já têm lugar?
Não vejo mal nenhum em debatermos crendices. Até é interessante compararmos com dados realmente científicos.

Desde que as crendices não se propaguem pelo fórum e se mantenham no Seguimento Livre... :rolleyes:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
já estou com aquela sensação de verão, vem um dia com mais nuvens e acho estranho... quando cair uns pingos vou dançar para o meio deles como acontece no verão que é uma emoção rara, a diferença é que no verão isto tudo é normal, mas neste momento estamos em pleno Inverno e em Janeiro...
Em Junho não houve tantos dias de sol como agora em Janeiro, impressionante como nem dias nublados tem havido...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Nao é só ai em Portugal que está aborrecido, aqui na Bélgica também. Mas pelo que vi, em 2004/2005, o Fevereiro foi muito frio e algo nevado aqui na Bélgica. Este ano, nao me parece que siga a mesma trajetoria. Nao se perspectiva nada de jeito com o anticiclone ali estacionado na Biscaia.
Fevereiro de 2005 foi o 4º fevereiro mais frio de sempre em Portugal continental, para além de ter sido o mês mais frio (contando também outros meses do ano) dos últimos 30 anos
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
2004/2005 foi também assim.
Sim, e não. Estão ambos a ser períodos muito secos, mas dezembro de 2021 até nem foi assim tão seco (choveu tanto nesse mês como entre novembro de 2004 e fevereiro de 2005). E a outra diferença, claro, é que se em 2004/05 ao menos tínhamos muito frio, agora tivemos temperaturas de 25 ºC na passagem de ano...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.