Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Sim David acredito.
Aqui pelo litoral tem estado bem ameno...
Isto repartido era melhor.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Pois era, mas não é possível porque é assim mesmo o nosso clima. O Litoral tem clima Atlântico, sempre teve e sempre terá, logo, é normal o facto de estar fresco, vento e nublado.
O mapa das estações do IPMA evidencia bem onde o calor anda, com Pinhão a ter o 11º consecutivo acima dos 40ºC e grande parte do interior acima dos 35ºC. A meu ver, as temperaturas do Litoral certamente são bem melhores que este martírio.
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
O Litoral tem clima Atlântico, sempre teve e sempre terá, logo, é normal o facto de estar fresco, vento e nublado.
Não é normal:
PRF6Hp2.png
xHOB8AI.png

57AKQRy.png

Qbt8nDn.png
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não é normal:
PRF6Hp2.png
xHOB8AI.png

57AKQRy.png

Qbt8nDn.png
É totalmente normal haver uma semana ou outra com esses valores de temperatura. Qualquer pessoa que viva no litoral e que seja honesta sabe disso... :)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ao 9º dia do mês de agosto temos:

- Bragança com uma média das máximas em mais de 2ºC superiores à de Beja (36,8 vs 34,3ºC);
- Anomalia positiva das máximas escandalosa em Bragança (+7,7ºC);
- fortemente positiva em Castelo Branco (+4,5ºC);
- ligeiramente positiva em Beja e Coimbra (~+1ºC) e que nos próximos dias tenderá a baixar;
- ligeiramente negativa em Lisboa e Faro (~-1ºC);
- bastante negativa no Porto (-2,2ºC).

Tendo em vista a previsão para os próximos 10 dias, bastante concordante entre modelos e respectivos quadro de perturbações, já muito dificilmente deixaremos de ter um dos agostos mais frescos das últimas décadas no litoral - provavelmente chegaremos a meados de dia 20 com anomalias abaixo de -2ºC em Lisboa e Porto - e até mesmo no Alentejo - não me lembro recentemente de um agosto com temperaturas na Normal.
Por outro lado, mesmo com a previsível normalização das temperaturas a partir de amanhã, teremos um dos agostos mais quente no Interior Norte e Centro desde que há registos.
O padrão extremamente anormal no pico do verão de predominância de fluxo de sudoeste é o causador destes valores inéditos. A partir do próximo fim-de-semana volta o fluxo de Norte, mas também num padrão pouco normal para a época: não será causado pela depressão térmica no interior da Península, mas sim por uma grande área depressionária próxima das ilhas Britânicas, que impulsionará uma advecção de Norte com descida forte das temperaturas em todo o país, excepto Algarve.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Talvez a "novidade" deste ano seja a extensão deste efeito mais para o interior do que é normal.

Dias consecutivos de neblina (e digo mesmo dia completo) na zona da praia de Matosinhos são perfeitamente normais em Agosto, mesmo que o padrão habitual seja esta neblina levantar antes da hora de almoço. E diferenças de temperatura na ordem dos 7/8°C entre Matosinhos e o Porto/Maia também o são.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Não deixa de ser normal aparecerem episódios assim. Acho que quem vive no Litoral, como é o teu caso, certamente já presenciou semanas mais frescas e com nevoeiros durante o verão.
Em junho e julho, sim, é normal com a nortada. Em agosto tende a melhorar em todo o litoral. Portanto, sim, agosto está a ser fora do normal, principalmente no litoral norte. Com as previsões dos próximos dias, a anomalia negativa vai manter-se.
 
  • Gosto
Reactions: RP20

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Ao 9º dia do mês de agosto temos:

- Bragança com uma média das máximas em mais de 2ºC superiores à de Beja (36,8 vs 34,3ºC);
- Anomalia positiva das máximas escandalosa em Bragança (+7,7ºC);
- fortemente positiva em Castelo Branco (+4,5ºC);
- ligeiramente positiva em Beja e Coimbra (~+1ºC) e que nos próximos dias tenderá a baixar;
- ligeiramente negativa em Lisboa e Faro (~-1ºC);
- bastante negativa no Porto (-2,2ºC).

Tendo em vista a previsão para os próximos 10 dias, bastante concordante entre modelos e respectivos quadro de perturbações, já muito dificilmente deixaremos de ter um dos agostos mais frescos das últimas décadas no litoral - provavelmente chegaremos a meados de dia 20 com anomalias abaixo de -2ºC em Lisboa e Porto - e até mesmo no Alentejo - não me lembro recentemente de um agosto com temperaturas na Normal.
Por outro lado, mesmo com a previsível normalização das temperaturas a partir de amanhã, teremos um dos agostos mais quente no Interior Norte e Centro desde que há registos.
O padrão extremamente anormal no pico do verão de predominância de fluxo de sudoeste é o causador destes valores inéditos. A partir do próximo fim-de-semana volta o fluxo de Norte, mas também num padrão pouco normal para a época: não será causado pela depressão térmica no interior da Península, mas sim por uma grande área depressionária próxima das ilhas Britânicas, que impulsionará uma advecção de Norte com descida forte das temperaturas em todo o país, excepto Algarve.
Faz lembrar Julho de 2019. Interior norte a ferver e baixo alentejo e algarve com anomalia negativa:
dC62li4.gif
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Vou buscar as mantas com o frio que está em Agosto. :lmao:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não é normal:
É mais correcto dizer que está abaixo da média, porque talvez ainda se enquadre dentro do 4º e 5º decis (Normal inclui do 4º ao 7º decis, sendo que a mediana pode ser bastante inferior à média). Para se dizer que não é normal, será preciso que esteja incluído nos 30% de anos da série que tiveram os valores mais baixos no período em estudo (neste caso o mês de Agosto).
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
A ladaínha que mais se repetia todos os verões da minha infância, passada essencialmente na FF era: 'isto lá para o meio-dia abre e chega o sol.' Perdi a conta às vezes em que ia à praia (bastante contra a vontade, diga-se) enquanto molinhava. A mais memorável foi aquela em que o meu pai estava debaixo do chapéu a proteger-se do chuvisco enquanto me vigiava na água, em Buarcos, e me manda sair do mar porque estava a chover. Respondi: 'mas eu já estou molhada!'. Rimos bastante e lá continuei no mar toda contente.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Será!? :trovao: :shocking: :w00t: :pray:

20220810000848-234d5cac22004f8d9490b66812cd82bab5c28f97.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.