Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Soa melhor realmente, obrigado!
Tecnicamente a expressão existe, por exemplo, o mar tem uma inércia térmica significativa. Isto porque a água tem um calor específico elevado (química /termodinâmica) e por conseguinte o mar/oceanos têm uma enorme capacidade calorífica, que se traduz num atraso da variação da temperatura da água relativamente à do ar em contacto com a água. Daí o desfasamento, a tal inércia, em relação aos meses do ano com maior ou menor temperatura média do ar. É muito mais rápido arrefecer ou aquecer outra substância qualquer (ar, óleo, metais, areia, tudo).
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Que raio de comparação é essa do fumar com o anticiclone ?? O fumar é opcao , o anticiclone é algo que faz parte do clima e este tambem é variavel e aleatorio e nao uma coisa certa !

O clima está sempre a mudar como sempre o fez ao longo de milhões de anos

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Muito bem. Ora vamos lá ver.
Quanto ao fumar, todos sabemos que faz mal. E quem fuma, é livre de o fazer, mesmo sabendo dos riscos que isso acarreta. O que eu quis dizer foi que nós adutos, sabendo que faz mal, deveríamos tentar fazer ver aos mais pequenos que esse hábito não é dos mais saudáveis, porque nos preocupamos com a saúde deles, ainda mais quando são familiares. Eu quando era pequeno lembro-me de ouvir pessoas a dizer para não fumar, e sempre respeitei para meu próprio bem. Infelizmente as circunstâncias não me impedem de ser fumador passivo (levo com o fumo dos outros) mas posso-vos assegurar que com quase 22 anos nunca coloquei um cigarro na boca. Ou seja, com tudo isto, podemos ver que o tabaco é um vilão.
Já o anticiclone, acho que me faço entender, também faz mal: seca extrema, temperaturas muito altas, diminuição da produção/perda de qualidade, etc..., e isto também leva ao desespero de quem vive do campo e precisa de água para regar, ou seja, mas uma preocupação para ajudar á depressão. Então no inverno, aqueles anticiclones de bloqueio que são a nossa desgraça... Bem, anticiclones em certos casos também são vilões, daí a comparação.
E os ciclones/furacões/tempestades? Também! Causam muitos danos por vezes, mas não persistem durante semanas e meses, penso eu!

É só a minha opinião, que vale o que vale
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Eu até perdoaria a ignorância daquele ministro, porque além de não perceber nada do que diz, parece que agora só querem criar pânico e medo ás pessoas.
O que não se compreende é como é que a nossa maior instituição de meteorologia pode afirmar barbaridades destas???
É que aquilo que o ministro disse, foi o que os meteorologistas lhe disseram, inclusive o presidente do IPMA com afirmações idênticas para a TV.
É evidente que o IPMA transmitiu a informação correta, com probabilidades. Infelizmente, foi mal comunicada e interpretada, e ampliada pela comunicação social... O mal está feito, mesmo que se tente minimizar. É claro que no IPMA ninguém acha que esta possível onda de calor em alguns locais do interior tem qualquer paralelo com o que se observou em ondas de calor recentes deste Verão.
 

RP20

Cirrus
Registo
26 Ago 2021
Mensagens
96
Local
Alto Minho
É evidente que o IPMA transmitiu a informação correta, com probabilidades. Infelizmente, foi mal comunicada e interpretada, e ampliada pela comunicação social... O mal está feito, mesmo que se tente minimizar. É claro que no IPMA ninguém acha que esta possível onda de calor em alguns locais do interior tem qualquer paralelo com o que se observou em ondas de calor recentes deste Verão.
A questão é que o próprio presidente do IPMA disse o mesmo que o ministro :lmao:
Quanto ao seasonal lag, lag=atraso, portanto julgo que se chamará Atraso Sazonal. Porque inércia não é bem isso que significa.
 
  • Revirar os Olhos
Reactions: StormRic

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,245
Local
Oeiras / VN Poiares
Estas são as máximas do próximo domingo, segundo a mais recente saída do ECMWF:

1660849798900.png


Parece-me que são raros os lugares de Portugal continental com máxima superior à Normal de agosto por mais de 5ºC (talvez Castelo Branco, à rasca, e o sotavento algarvio, onde por sua vez o sábado não deverá ser muito quente). Com esta previsão, e o refrescar generalizado previsto por todos os modelos na 4ª feira dia 24, parece-me evidente que é extremamente improvável que amanhã se inicie uma onda de calor.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,477
Local
Olhão (24 m)
É evidente que o IPMA transmitiu a informação correta, com probabilidades. Infelizmente, foi mal comunicada e interpretada, e ampliada pela comunicação social... O mal está feito, mesmo que se tente minimizar. É claro que no IPMA ninguém acha que esta possível onda de calor em alguns locais do interior tem qualquer paralelo com o que se observou em ondas de calor recentes deste Verão.
Imagina, as críticas que o IPMA vai ouvir caso chova em Setembro, é que a mensagem que passaram foi essa mesmo, mais seco e mais quente e se chover nalguns locais e acima da média, ninguém aqui pode dizer isso, porque é uma estação de transição e os modelos cometem erros enormes, não vi nenhum modelo com a previsão de Março chuvoso e afinal foi, portanto dizer probabilidades ou seja o que for num mês de transição.

Quanto à vaga de calor, não consigo vislumbrar nenhuma, existe sempre uma quebra, poderá existir num ou outro local não descarto mas generalizada, Faro ainda não registou nenhuma onda de calor este ano. Será agora, duvido, a temperatura mais alta será no Domingo com 35ºC/36ºC e depois desce.

No Algarve, Setembro deverá ser seco, Outubro normal e Novembro normal a chuvoso, esta é a base do histórico de vários anos e duvido que o Outono seja tão seco como foi no ano passado.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Imagina, as críticas que o IPMA vai ouvir caso chova em Setembro, é que a mensagem que passaram foi essa mesmo, mais seco e mais quente e se chover nalguns locais e acima da média, ninguém aqui pode dizer isso, porque é uma estação de transição e os modelos cometem erros enormes, não vi nenhum modelo com a previsão de Março chuvoso e afinal foi, portanto dizer probabilidades ou seja o que for num mês de transição.

Quanto à vaga de calor, não consigo vislumbrar nenhuma, existe sempre uma quebra, poderá existir num ou outro local não descarto mas generalizada, Faro ainda não registou nenhuma onda de calor este ano. Será agora, duvido, a temperatura mais alta será no Domingo com 35ºC/36ºC e depois desce.

No Algarve, Setembro deverá ser seco, Outubro normal e Novembro normal a chuvoso, esta é a base do histórico de vários anos e duvido que o Outono seja tão seco como foi no ano passado.
É verdade, tecnicamente a maior parte do país nem deverá entrar em onda de calor devido a essa interrupção no Domingo. Se bem que ainda é possível em alguns locais.

Independentemente disso, que é apenas um "pormenor estatístico", a situação foi evidentemente demasiadamente empolgada. Basta dizer que não está prevista emissão de nenhum aviso além do nível amarelo, ao contrário de outras ocasiões este verão. Por aqui me fico...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,477
Local
Olhão (24 m)
É verdade, tecnicamente a maior parte do país nem deverá entrar em onda de calor devido a essa interrupção no Domingo. Se bem que ainda é possível em alguns locais.

Independentemente disso, que é apenas um "pormenor estatístico", a situação foi evidentemente demasiadamente empolgada. Basta dizer que não está prevista emissão de nenhum aviso além do nível amarelo, ao contrário de outras ocasiões este verão. Por aqui me fico...
O governo está a usar o IPMA como marioneta e com as informações que teve criou um alarme, um sensacionalismo pior do que a CMTV. O nível de risco de incêndio não será mais grave do que agora, a Serra da Estrela arde desde do dia 6 de Agosto, Julho foi o mais quente e aí o governo teve a lixar-se para as condições atmosféricas adversas e muito piores do que aquelas que estão previstas e agora perante as previsões para os próximos dias é que o governo vai colocar medidas de forma a limpar a sua imagem.

Até o selfies vem criar alarme mas a Serra da Estrela ardeu toda e ninguém abriu a boca, temos uma classe política miserável.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.