Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Secura até onde a vista alcança. Quem aguenta isto mais um Outono? :angry::angry:
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,635
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Em Setembro aí pelo Alentejo choveu o triplo, o mesmo nao posso dizer pelo Algarve na maioria.
As chuvas no sul chegam na 2a quinzena do mês.
Qual o stress?
Claro, temos calor e sol em Outubro não há stress, depois chega Novembro com o verão de S.Martinho não há stress, passa-se o inverno com sol não há stress, e quando damos por nós já estamos na primavera e só aí é que chove alguma coisa.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Claro, temos calor e sol em Outubro não há stress, depois chega Novembro com o verão de S.Martinho não há stress, passa-se o inverno com sol não há stress, e quando damos por nós já estamos na primavera e só aí é que chove alguma coisa.
Eu tb gostava de adivinhar os números do euro milhões, mas já tu consegues adivinhar que nenhum mês será muito chuvoso.
 
  • Gosto
Reactions: RP20

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Este trimestre é crucial para o nosso futuro imediato em relação à seca, caso seja seco bem podem começar as restrições de água que muitos nunca passaram durante a sua vida. Se falha este trimestre, será mais um ano hidrológico abaixo da média, a história sempre mostrou isso.

No Algarve tem que chover cerca de 300 mm até ao final do ano no litoral e cerca de 600 mm nas serras sem estes acumulados não haverá qualquer armazenamento das barragens, não é 20 ou 30% que resolve o problema.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,221
Local
loule-caldeirao
Não previ nada... Disse que a 1a quinzena ainda costuma ser quente e que as chuvas normalmente chegam na 2a quinzena!
Esqueceste-te de dizer que estes últimos 3anos têm sido uma deterioração desse padrão que referes já de si anómalo.
Normalmente havia algo ainda na 1ª quinzena de Outubro e após a 2ª de forma mais consistente . Obviamente sempre houveram vários desvios nestes meses mas não um padrão anti-ciclónico claro como tem sido hábito.
Este arranque de Outubro mais uma vez é de loucos!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Não previ nada... Disse que a 1a quinzena ainda costuma ser quente e que as chuvas normalmente chegam na 2a quinzena!
Ter mais de 30ºC durante 1 semana em outubro não é normal. Tem sido uma tendência nos últimos anos, mas não é caraterístico de outubro e era aquilo que menos precisávamos neste momento.
O David também não previu nada, apenas constatou factos tendo em conta os últimos anos e além disso, também andas há meses a questionar qual é o stress de não chover. Acho que isso é bem evidente, mas para ti nunca é problema nenhum e quem vem para aqui evidenciar a situação complicada que se atravessa é que está errado.
Tal como não é garantido que o mês seja seco, também não é garantido que as chuvas apareçam na 2ª quinzena, de forma significativa, como é necessário.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Estamos a entrar num periodo do ano em que as pessoas querem ter mais aconchego, sejam em roupas mais quentes e mesmo com mais tempo em casa em virtude das noites começarem a ser maiores.
É toda uma mudança de padrão comportamental que faz parte das mudanças de estação do verão para o outono.
Contudo o tempo não segue esse conceito e infelizmente insiste em ter um padrão de verão, e isto é frustrante, apenas satisfaz aqueles que gostariam de ter praia o ano todo.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Andam relatos nas redes sociais de um possível tornado na passada quinta-feira zona de Vila Real de Santo António, alguém sabe de alguma coisa? :confused:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
Estamos a entrar num periodo do ano em que as pessoas querem ter mais aconchego, sejam em roupas mais quentes e mesmo com mais tempo em casa em virtude das noites começarem a ser maiores.
É toda uma mudança de padrão comportamental que faz parte das mudanças de estação do verão para o outono.
Contudo o tempo não segue esse conceito e infelizmente insiste em ter um padrão de verão, e isto é frustrante, apenas satisfaz aqueles que gostariam de ter praia o ano todo.
No outono sempre foi normal haver variações bruscas de temperatura que não se coadunam com essa lógica de "Se esta semana esteve mais frio, vou passar a só usar roupa de outono/inverno daqui em diante" (e o contrário para a primavera, claro). Eu sei que há montes de pessoas a pensar assim, mas nunca fez sentido com o nosso clima, especialmente no litoral onde os dias mais frios de agosto se aproximam dos dias mais quentes de janeiro
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Esqueceste-te de dizer que estes últimos 3anos têm sido uma deterioração desse padrão que referes já de si anómalo.
Normalmente havia algo ainda na 1ª quinzena de Outubro e após a 2ª de forma mais consistente . Obviamente sempre houveram vários desvios nestes meses mas não um padrão anti-ciclónico claro como tem sido hábito.
Este arranque de Outubro mais uma vez é de loucos!
Até mesmo em Setembro havia sempre as primeiras chuvas pela Feira de Olhão, lembro-me de ir à feira por detrás da BelaOlhao e estar cheia de lama e faziam a feira há uns 25/35 anos nessa zona. Pela altura da feira de Tavira lembro-me de estar sol e algum calor até ia ver as corridas de ciclismo e estava calor no dia feriado, a de VRSA não tenho grande memória, a de Faro tanto lembro-me de chover por essa altura, como o contrário estar sol e calor. Mas, nos últimos anos, o que ocorre é chover 3/4 dias num mês e a média fica feita.

No ano passado, o Outono foi seco tirando um evento em Setembro no Sotavento e outro em Novembro na zona de São Brás, de resto, só Março é que acumulou algo mas foi muito pouco, senão teríamos tido o ano hidrológico mais seco de sempre.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Até mesmo em Setembro havia sempre as primeiras chuvas pela Feira de Olhão, lembro-me de ir à feira por detrás da BelaOlhao e estar cheia de lama e faziam a feira há uns 25/35 anos nessa zona. Pela altura da feira de Tavira lembro-me de estar sol e algum calor até ia ver as corridas de ciclismo e estava calor no dia feriado, a de VRSA não tenho grande memória, a de Faro tanto lembro-me de chover por essa altura, como o contrário estar sol e calor. Mas, nos últimos anos, o que ocorre é chover 3/4 dias num mês e a média fica feita.

No ano passado, o Outono foi seco tirando um evento em Setembro no Sotavento e outro em Novembro na zona de São Brás, de resto, só Março é que acumulou algo mas foi muito pouco, senão teríamos tido o ano hidrológico mais seco de sempre.
Faltam as cut offs outonais aqui no Algarve como acontecia muito sobretudo em Outubro e Novembro, e falta a zonalidade do Inverno.
A verdade é que este Outono Inverno está com caraterísticas identicas ao ano passado.
Mas tal não invalida que ocorra uma cutoff bem definida e large uns 300 mm em 5 dias..
 
Estado
Fechado para novas mensagens.