Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
881
Local
Albufeira, Algarve
Atenção que a diferença entre a máxima e a mínima denomina-se por amplitude térmica e não por inversão.
Por norma, é nos meses de transição que se registam as maiores amplitudes térmicas, mas onde são ainda mais significativas é nos meses da primavera.
Sim, eu sei, só que eu estava interessado no sentido máxima → mínima (que é onde a inversão térmica tem impacto) o sentido mínima → máxima já tem mais haver com o aquecimento do Sol...

Já no que diz respeito a inversões, as maiores são registadas em janeiro.
Imagino que seja por ser um mês mais seco que dezembro e consequentemente ter, em média, mais noites de céu limpo, porque em teoria devia ser dezembro, acho eu.
Já agora, sabes qual o recorde de maior queda de temperatura em Arronches?
 
Última edição:


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Sim, eu sei, só que eu estava interessado no sentido máxima → mínima (que é onde a inversão térmica tem impacto) o sentido mínima → máxima já tem mais haver com o aquecimento do Sol...
Ah certo, então assim sendo, o período entre novembro e fevereiro é onde se regista mais a intensa inversão. 1

Imagino que seja por ser um mês mais seco que dezembro e consequentemente ter, em média, mais noites de céu limpo, porque em teoria devia ser dezembro, acho eu.
Já agora, sabes qual o recorde de maior queda de temperatura em Arronches?
Sim, por norma janeiro tem menos precipitação que dezembro. Ao longo do tempo, sempre ouvi dizer que a 1ª quinzena é marcada pelo tempo mais estável e como consequência, por geadas.
Infelizmente não tenho conhecimento de registos históricos em Arronches. Apenas existiu uma estação da rede SNIRH, mas nem sei se há registos da mesma em algum lado.
Desde 2015, que foi quando comecei a registar as temperaturas, a temperatura mais baixa que registei foi de -7,1ºC em 24 de janeiro de 2017. Não é propriamente o registo mais fidedigno, mas sempre dá para ter uma ideia.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Ah certo, então assim sendo, o período entre novembro e fevereiro é onde se regista mais a intensa inversão. 1


Sim, por norma janeiro tem menos precipitação que dezembro. Ao longo do tempo, sempre ouvi dizer que a 1ª quinzena é marcada pelo tempo mais estável e como consequência, por geadas.
Infelizmente não tenho conhecimento de registos históricos em Arronches. Apenas existiu uma estação da rede SNIRH, mas nem sei se há registos da mesma em algum lado.
Desde 2015, que foi quando comecei a registar as temperaturas, a temperatura mais baixa que registei foi de -7,1ºC em 24 de janeiro de 2017. Não é propriamente o registo mais fidedigno, mas sempre dá para ter uma ideia.
A estação de Arronches da SNIRH mede precipitação desde Setembro de 1931, https://snirh.apambiente.pt/snirh/_...&FILTRA_COVER=920123704&FILTRA_SITE=920685072

Tens dados de precipitação anual, mensal e diária, de Setembro de 1931 até ao ano de 1999 sem falhas a partir daí, os dados começaram a falhar.

Ela existe ainda, tanto que apresenta dados até Dezembro de 2021, por isso, ainda deve existir tem falta é de manutenção.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
A estação de Arronches da SNIRH mede precipitação desde Setembro de 1931, https://snirh.apambiente.pt/snirh/_...&FILTRA_COVER=920123704&FILTRA_SITE=920685072

Tens dados de precipitação anual, mensal e diária, de Setembro de 1931 até ao ano de 1999 sem falhas a partir daí, os dados começaram a falhar.

Ela existe ainda, tanto que apresenta dados até Dezembro de 2021, por isso, ainda deve existir tem falta é de manutenção.
Pois, o SNIRH tinha várias estações na região, incluindo no meio da serra de S. Mamede, o que seria interessante de acompanhar no que diz respeito à precipitação. É uma pena, o IPMA até podia ter aproveitado algumas. Observei a de Alegrete em 2019 e estava em total estado de abandono.
Estas estações pelos vistos não têm dados de temperatura, mas a de Arronches, no local onde estava instalada seria bem interessante neste aspeto, mesmo junto ao Rio Caia. Um dia tenho de passar no local para ver se ainda lá está.
Entretanto, estive a ver os dados de alguns anos e se tivéssemos um outubro como o de 1999 é que era de valor. :D
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
881
Local
Albufeira, Algarve
Impressionante, não se vê absolutamente nada nos modelos...penso que as próximas duas semanas estão feitas quanto a chuva...
Muito frustrante.
Realmente, é mesmo impressionante é só anticiclone atrás de anticiclone...
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
881
Local
Albufeira, Algarve
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
436
Local
Lisboa (Ocidental)
Perece que aquelas chuvitas de setembro foram só mesmo para enganar.
No horizonte de previsões não se vê rigorosamente nada.
Nem quero pensar se não chove até ao final do mês.

Um facto. Na terra dos meus pais há uma fonte que nunca secou, e que passou por diversas secas.
Este ano foi a primeira vez... Secou ontem :sad:

Estamos a falar do Minho...
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Perece que aquelas chuvitas de setembro foram só mesmo para enganar.
No horizonte de previsões não se vê rigorosamente nada.
Nem quero pensar se não chove até ao final do mês.

Um facto. Na terra dos meus pais há uma fonte que nunca secou, e que passou por diversas secas.
Este ano foi a primeira vez... Secou ontem :sad:

Estamos a falar do Minho...
Aqui em São Martinho tb existe uma fonte que é conhecida por nunca secar, mas em 2017 chegou a secar durante algum tempo - este ano está a correr bem ainda, achei que não se ia aguentar, mas lá vai correndo...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu diria que a chuva deverá chegar, mas só lá para o mês de dezembro. Até lá teremos um tempo bem seco e quente para a época do ano... :dry:

Pelo menos estas são as minhas "previsões", baseadas nos modelos a longo prazo e naquilo que aconteceu com a África do Sul em 2017 ou com a Argentina/Paraguai em 2021. Veremos se estarei certo! :pray:
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
881
Local
Albufeira, Algarve
começo já a ficar sem paciência para este tempo, já não combina este tempo assim... por exemplo, uma pessoa quer ir fazer uma caminhada final da tarde, "não dá", tá calor até ficar de noite...
Pior que o calor são as poeiras que são nocivas para a saúde, isso é que dispensava mesmo...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.