Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
bf8145524f8060818a90359ae6f18cad.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Há a possibilidade de nevar a cotas pouco habituais na madrugada de domingo tudo vai depender do frio acumulado
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
o meteocovilha segue com 1584mm anuais, em ano de seca a estação com o que falta chover em dezembro, que não vai ser pouco, vai ficar bem acima da média anual

Tenho a ideia que está a acontecer o mesmo por todo o resto do país alguém tem acesso a estes dados?
Pelo menos por aqui está ainda longe disso. No final de novembro tinha pouco mais de metade a precipitação anual. Seria necessário um dezembro excecionalmente chuvoso, por estas bandas, para ficar próximo da média anual.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,668
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
o meteocovilha segue com 1584mm anuais, em ano de seca a estação com o que falta chover em dezembro, que não vai ser pouco, vai ficar bem acima da média anual

Tenho a ideia que está a acontecer o mesmo por todo o resto do país alguém tem acesso a estes dados?
Por aqui vai ficar abaixo da média, ronda os 900mm de momento.
As médias para Viseu rondam os 1200mm(cidade)/1300mm(aeródromo).

Tenho ideia que a zona da Guarda/Covilhã foi mais beneficiada este ano comparativamente com outras zonas vizinhas.
A Guarda talvez acabe acima da média também.
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
Prestes a fazer Évora - Porto, confesso que estou meio apreensivo com esta viagem atendendo aos relatos do pessoal de Lisboa ontem e a olhar para o radar ali na zona de Alcobaça/São Martinho.

Faço mesmo muitos kms por ano em auto-estrada, e de vez em quando, logicamente, em condições bem adversas, mas hoje não sei porquê estou um bocado apreensivo.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Por aqui vai ficar abaixo da média, ronda os 900mm de momento.
As médias para Viseu rondam os 1200mm(cidade)/1300mm(aeródromo).

Tenho ideia que a zona da Guarda/Covilhã foi mais beneficiada este ano comparativamente com outras zonas vizinhas.
A Guarda talvez acabe acima da média também.
Com os mapas que os modelos apresentam para as próximas semanas se Viseu não chegar aos valores médios muito perto estará de o conseguir
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
o meteocovilha segue com 1584mm anuais, em ano de seca a estação com o que falta chover em dezembro, que não vai ser pouco, vai ficar bem acima da média anual

Tenho a ideia que está a acontecer o mesmo por todo o resto do país alguém tem acesso a estes dados?

Aqui vai ficar abaixo da média a não ser que nos próximos dias caiam dilúvios, acumulados desde Janeiro 346mm
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
o meteocovilha segue com 1584mm anuais, em ano de seca a estação com o que falta chover em dezembro, que não vai ser pouco, vai ficar bem acima da média anual

Tenho a ideia que está a acontecer o mesmo por todo o resto do país alguém tem acesso a estes dados?
Por aqui dezembro deve salvar-nos de ficar com valores de precipitação anual de clima semi-árido é que a 31 de novembro apenas tínhamos uns 330mm, ora este dezembro já ultrapassou 120mm e parece que ainda vai chover muito até ao final do mês... :viva:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Por aqui dezembro deve salvar-nos de ficar com valores de precipitação anual de clima semi-árido é que a 31 de novembro apenas tínhamos uns 330mm, ora este dezembro já ultrapassou 120mm e parece que ainda vai chover muito até ao final do mês... :viva:
Os foristas do Algarve tanto se lamentaram que vão ficar acima da média
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
A única zona que está bem abaixo da média tem sido o Vale do Alto Sado. Não sei precisar bem, mas vamos com cerca de 150 mm desde Setembro até agora. E dada as secas dos anos anteriores, os solos estão ressequidos. Estamos ainda muito longe do ponto de saturação dos solos.
O Rio Sado está seco, o único rio que não tem água corrente em Portugal nesta altura.
A continuar assim a principal barragem da zona, Monte da Rocha (Ourique), não vai ter qualquer reposição de água. Está neste momento com 8%, sendo 5% volume morto. Necessitávamos de pelo menos 600 mm de chuvas nos próximos meses para a situação de seca melhorar.
Com a recorrência de secas que se têm verificado ao longo dos últimos anos, duvido que a situação melhore.
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
E agora para picar um bocadinho:

No Verão, quando temos "n" foristas a pedir sol e calor (ora porque vivem em zonas com pouco calor ou porque apenas gostam) é tudo a mandar vir por que os incêndios e a seca e que morrem pessoas, etc.
Agora, vemos "n" foristas a pedir tempo tempestuoso e, devido a esse tempo, vemos mortes, enormes estragos, pessoas com vidas destruídas mas ninguém reclama com esses.

Podemos finalmente concordar que preferências pessoais não devem ser insultadas? É que se dá para um lado, para o outro também devia ser igual...
 

Tmsf

Cirrus
Registo
4 Dez 2020
Mensagens
85
Local
Paços de Ferreira
E agora para picar um bocadinho:

No Verão, quando temos "n" foristas a pedir sol e calor (ora porque vivem em zonas com pouco calor ou porque apenas gostam) é tudo a mandar vir por que os incêndios e a seca e que morrem pessoas, etc.
Agora, vemos "n" foristas a pedir tempo tempestuoso e, devido a esse tempo, vemos mortes, enormes estragos, pessoas com vidas destruídas mas ninguém reclama com esses.

Podemos finalmente concordar que preferências pessoais não devem ser insultadas? É que se dá para um lado, para o outro também devia ser igual...
É exatamente isso que vejo por aqui .
Quem pede sol é criticado, seja por preferência pessoal ou muitas vezes até profissional. Pois não podemos esquecer que muitas vezes quem pede bom tempo pode ser devido ao seu ganha pão depender disso. Existem negócios que só facturam se existir bom tempo ou calor.
No entanto para tempestades, chuva etc fica tudo em pulgas e quando alguém diz que não gosta ou não quer é "posto de lado" , gozado e criticado.
Existem prós e contras em ambas as situações de tempo. E cada um tem as suas preferências.
O pessoal do litoral norte por vezes está semanas sem ver sol, é normal pedir tempo seco.
O pessoal do sul está meses sem ver chuva, é normal pedir chuva.
Só não tratem é as pessoas de maneira diferente.
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
A única zona que está bem abaixo da média tem sido o Vale do Alto Sado. Não sei precisar bem, mas vamos com cerca de 150 mm desde Setembro até agora. E dada as secas dos anos anteriores, os solos estão ressequidos. Estamos ainda muito longe do ponto de saturação dos solos.
O Rio Sado está seco, o único rio que não tem água corrente em Portugal nesta altura.
A continuar assim a principal barragem da zona, Monte da Rocha (Ourique), não vai ter qualquer reposição de água. Está neste momento com 8%, sendo 5% volume morto. Necessitávamos de pelo menos 600 mm de chuvas nos próximos meses para a situação de seca melhorar.
Com a recorrência de secas que se têm verificado ao longo dos últimos anos, duvido que a situação melhore.
Concordo a 100% contigo. Basta ver o relato dos últimos dias. Vejo pessoal deste fórum a falar de episódios de chuva forte, trovoada, cheias, etc e no Montijo a única chuva que caiu foi s frente de ontem que durou uns 10 minutos com chuva forte e uns aguaceiros fracos/moderados uns 20mins antes e depois, nada mais. Hoje, nem pingo ainda caiu, a estrada estava completamente seca. Digam o que disserem, é a realidade.

Mais, o cúmulo é eu sair de casa (Montijo) para vir para casa dos meus pais (Carnide) hoje pelas 12.30h e pelo caminho, na VDG e antes de chegar a Lisboa apanhar n trovoadas. Não sei o que aquela zona tem de tão atípico mas parece que as células fortes fogem todas daquela zona...
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
884
Local
Albufeira, Algarve
É exatamente isso que vejo por aqui .
Quem pede sol é criticado, seja por preferência pessoal ou muitas vezes até profissional. Pois não podemos esquecer que muitas vezes quem pede bom tempo pode ser devido ao seu ganha pão depender disso. Existem negócios que só facturam se existir bom tempo ou calor.
No entanto para tempestades, chuva etc fica tudo em pulgas e quando alguém diz que não gosta ou não quer é "posto de lado" , gozado e criticado.
Existem prós e contras em ambas as situações de tempo. E cada um tem as suas preferências.
O pessoal do litoral norte por vezes está semanas sem ver sol, é normal pedir tempo seco.
O pessoal do sul está meses sem ver chuva, é normal pedir chuva.
Só não tratem é as pessoas de maneira diferente.
Compreendo a observação mas em alguns casos falta bom senso. Se o país está em seca extrema não peçam sol e calor para piorar, se o país está com os terrenos saturados e inundados não peçam chuva torrencial para piorar. Daí algumas das críticas...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.