Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
O núcleo frio a chegar
Screenshot_20220422_092801.jpg
 


LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
795
Local
Madorna - São Domingos de Rana
O IPMA já divulgou os dados de Março e confesso que esperava mais na média continental da precipitação. O valor se ficou pelos 102.5 mm.
Estava à espera de ser acima dos 150 mm, mas mesmo assim foi 168% acima da média 1971-2000.
Alguém sabe como o IPMA faz a média continental?
É que somando os dados das 18 estações indicadas a média é de 111.36 mm!! :unsure:

f9890f081e2f4630926bfbae746677f9.png
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O IPMA já divulgou os dados de Março e confesso que esperava mais na média continental da precipitação. O valor se ficou pelos 102.5 mm.
Estava à espera de ser acima dos 150 mm, mas mesmo assim foi 168% acima da média 1971-2000.
Alguém sabe como o IPMA faz a média continental?
É que somando os dados das 18 estações indicadas a média é de 111.36 mm!! :unsure:

f9890f081e2f4630926bfbae746677f9.png
Eles têm bem mais do que 18 estações! Essas são apenas as estações das capitais de distrito e das ilhas, porque eles têm acesso aos dados de todas as estações do país (que devem ser certamente mais de 50)!!! :D
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
795
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Eles têm bem mais do que 18 estações! Essas são apenas as estações das capitais de distrito e das ilhas, porque eles têm acesso aos dados de todas as estações do país (que devem ser certamente mais de 50)!!! :D
Pois, eu sei, mas estava convencido de que a média era com base só nessas 18 estações, pois olhando para o mapa das estações, podemos ver que não está numa relação quantidade/região correta, existem muito mais do tejo para cima!!
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Ora tentem lá me explicar isto, estava a ver as previsões automáticas para o dia de amanhã aqui para a minha zona, quando vi algo que eu nunca tinha visto, vou-me explicar:

- Como podem ver na imagem (abaixo) na previsão para amanhã para Palmela às 6h da manhã estão previstos +6ºC até aqui tudo bem,
mas a temperatura sentida é de +7ºC com vento fraco de oeste :huh:, não encontrei isto em mais nenhuma previsão. :hmm:

WJFXiWK.png
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
720
Local
Montijo
Ora tentem lá me explicar isto, estava a ver as previsões automáticas para o dia de amanhã aqui para a minha zona, quando vi algo que eu nunca tinha visto, vou-me explicar:

- Como podem ver na imagem (abaixo) na previsão para amanhã para Palmela às 6h da manhã estão previstos +6ºC até aqui tudo bem,
mas a temperatura sentida é de +7ºC com vento fraco de oeste :huh:, não encontrei isto em mais nenhuma previsão. :hmm:

WJFXiWK.png
É obviamente um erro e fácil de perceber.. Porque é que a temperatura haveria de ir de 8 para 6 e depois para 9 graus? Eles deveriam querer colocar 8 graus com temperatura sentida de 7..
 

Luis Martins

Cumulus
Registo
25 Mai 2019
Mensagens
137
Local
Quinta da Marialva - Corroios
Eles têm bem mais do que 18 estações! Essas são apenas as estações das capitais de distrito e das ilhas, porque eles têm acesso aos dados de todas as estações do país (que devem ser certamente mais de 50)!!! :D
Têm muitas estações o problema é que muitas delas têm um funcionamento deficiente e fazem estatística baseada em dados que não são fiáveis. Alias a título de exemplo a cobertura do Alentejo é ridícula . A cobertura do Meteoalentejo é muito mais abrangente que a do IPMA . Mais valia a pena fazerem uma parceria e utilizarem a rede do Meteoalentejo . Outra curiosidade pode-se reparar no mapa de percentagem de água no solo que está no site do IPMA . Em certas zonas e certos dias e com precipitação na ordem dos 20 mm/dia os valores mantem-se e chegam mesmo a diminuir . De 21 para 22 não deve ter chovido nada no concelho de Vimioso , em certas quadriculas a percentagem de água no solo diminuiu . O mesmo se passa no concelho de Alcoutim , na area a precipitação é na ordem dos 10 a 15mm e tem quadriculas onde a perc. de agua no solo diminui. Bragança , Mogadouro, Idanha a Nova ...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Têm muitas estações o problema é que muitas delas têm um funcionamento deficiente e fazem estatística baseada em dados que não são fiáveis. Alias a título de exemplo a cobertura do Alentejo é ridícula . A cobertura do Meteoalentejo é muito mais abrangente que a do IPMA . Mais valia a pena fazerem uma parceria e utilizarem a rede do Meteoalentejo . Outra curiosidade pode-se reparar no mapa de percentagem de água no solo que está no site do IPMA . Em certas zonas e certos dias e com precipitação na ordem dos 20 mm/dia os valores mantem-se e chegam mesmo a diminuir . De 21 para 22 não deve ter chovido nada no concelho de Vimioso , em certas quadriculas a percentagem de água no solo diminuiu . O mesmo se passa no concelho de Alcoutim , na area a precipitação é na ordem dos 10 a 15mm e tem quadriculas onde a perc. de agua no solo diminui. Bragança , Mogadouro, Idanha a Nova ...
Tudo certo e concordo, mas não diminui aquilo que disse. :)
 
  • Gosto
Reactions: Aine e joselamego

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
É obviamente um erro e fácil de perceber.. Porque é que a temperatura haveria de ir de 8 para 6 e depois para 9 graus? Eles deveriam querer colocar 8 graus com temperatura sentida de 7..
mas esses valores não são gerados automaticamente por um programa informático?
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,039
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em certas zonas e certos dias e com precipitação na ordem dos 20 mm/dia os valores mantem-se e chegam mesmo a diminuir . De 21 para 22 não deve ter chovido nada no concelho de Vimioso , em certas quadriculas a percentagem de água no solo diminuiu . O mesmo se passa no concelho de Alcoutim , na area a precipitação é na ordem dos 10 a 15mm e tem quadriculas onde a perc. de agua no solo diminui. Bragança , Mogadouro, Idanha a Nova

A percentagem de água no solo para um determinado dia refere-se às 00:00utc desse dia, ou seja, o efeito do que chover a 22 só poderá aparecer no mapa de 23.
O mapa mais recente a esta hora, refere-se às 00h de dia 22, logo a precipitação de dia 22 em Alcoutim ainda não se reflete nesse mapa.

Na legenda da imagem em que figura o mapa, pode ler-se: "O índice de água no solo (AS), produto soil moisture index (SMI) do Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF), é disponibilizado para o RUN 00 UTC t+0, ECMWF-HRES, e tem 16 km de resolução."
 
Última edição:

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Sabem onde posso consultar os registos de descargas elétricas antigas? (o IPMA só parece disponibilizar as que ocorreram nas últimas 24 horas no seu site)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.