Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sabem onde posso consultar os registos de descargas elétricas antigas? (o IPMA só parece disponibilizar as que ocorreram nas últimas 24 horas no seu site)

Só prucurando aqui no fórum, nos tópicos de seguimento da região a pesquisar. Por vezes, para aquelas descargas mais notáveis são publicadas cópias das imagens dos registos de DEA's do IPMA. Não conheço outra forma, a não ser contactar o próprio IPMA indagando dessa possibilidade de consulta. :unsure:
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Sabem onde posso consultar os registos de descargas elétricas antigas? (o IPMA só parece disponibilizar as que ocorreram nas últimas 24 horas no seu site)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Resumindo : a zona do país em pior situação é trás os montes !

Isso mesmo. Ainda se esperam mais algumas precipitações até ao fim do mês, mas parece que os acumulados vão ser pouco significativos. Depois, Maio e Junho só conseguirão alterar um pouco a situação em regime normal, mas teriam de ser meses excepcionais, "extremamente chuvosos" para equilibrarem o défice de precipitação herdado dos meses de Outono/Inverno que falharam completamente.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

Estive a procurar detalhar mais os mapas variando a escala mas não sei se existe essa possibilidade. Para localização no tempo só restringindo o intervalo de pesquisa histórica. Intensidade e localização precisa das DEA é possível?
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Estive a procurar detalhar mais os mapas variando a escala mas não sei se existe essa possibilidade. Para localização no tempo só restringindo o intervalo de pesquisa histórica. Intensidade e localização precisa das DEA é possível?
Parece que sim e não, no fórum do site encontrei isto:
41182b829c61e582.jpg

Segundo essa publicação, eles dão acesso à informação detalhada sobre cada DEA apenas se participarmos no projeto comprando e montando um detetor deles.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boas tardes,

O mês de Abril ao contrário do que eu pensava parece que está a ser mais quente que o normal na maior parte das estações, com excepção das regiões do litoral junto ao mar.
Aliado a isso a precipitação na maior parte das zonas foi inferior ao normal com excepção de alguns locais.
Em consequência de ambos os factores no final do mês deveremos ter um aumento da seca em alguns locais do centro e sul sobretudo.
Em relação às barragens as melhorias são significativas neste mês face ao mês anterior.
Agora devemos brevemente entrar no período mais quente e os níveis das barragens devem começar a baixar mas não vejo para já qualquer motivo para preocupações!

Já agora alguém sabe como está a situação em Espanha neste momento a nível hídrico?
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Têm muitas estações o problema é que muitas delas têm um funcionamento deficiente e fazem estatística baseada em dados que não são fiáveis. Alias a título de exemplo a cobertura do Alentejo é ridícula . A cobertura do Meteoalentejo é muito mais abrangente que a do IPMA . Mais valia a pena fazerem uma parceria e utilizarem a rede do Meteoalentejo . Outra curiosidade pode-se reparar no mapa de percentagem de água no solo que está no site do IPMA . Em certas zonas e certos dias e com precipitação na ordem dos 20 mm/dia os valores mantem-se e chegam mesmo a diminuir . De 21 para 22 não deve ter chovido nada no concelho de Vimioso , em certas quadriculas a percentagem de água no solo diminuiu . O mesmo se passa no concelho de Alcoutim , na area a precipitação é na ordem dos 10 a 15mm e tem quadriculas onde a perc. de agua no solo diminui. Bragança , Mogadouro, Idanha a Nova ...
A rede do MeteoAlentejo teve no passado imensas queixas sobre as condições de imensas das suas estações (não faço a mínima se se mantêm), e essa é uma das razões para o IPMA não ter mais estações: não vale a pena ter mais 100 estações se nem as que têm agora muitas vezes conseguem manter e/ou arranjar a tempo e horas... Dito isto, é verdade que há pontos do país onde a cobertura do IPMA é muito deficiente
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Nesse tempo a rede do MeteoAlentejo era de 2 a 3 estações e apesar das críticas às suas instalações conseguia ter dados mais fidignos que a de muitos nas estações presentes na rede Wunderground.
Com o tempo a rede expandiu se e agora cobre todo o Alentejo, com a qualidade das suas instalações a melhorar graças tb as parcerias, conhecimentos e apoios obtidos.
Posto so me resta lhe dar os parabéns.
Quanto ao IPMA é pena que a rede no sul do país ainda seja tão limitada e a manutenção deixe tanto a desejar nesta zona, mas acredito que com o tempo esses problemas sejam resolvidos.
O Algarve então com as estações coladas ao mar induz sempre em erro sobre o clima e faz esquecer que temos Monchique ou melhor Foia com média anual creio de 1300 mm ou 1600 mm anuais, desculpem não me recordo agora, e que a serra do caldeirão tem cerca de 1100 mm anuais.
Com isto acho que pelo menos Loulé e São Brás Alportel mereciam estações a funcionar..
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Nesse tempo a rede do MeteoAlentejo era de 2 a 3 estações e apesar das críticas às suas instalações conseguia ter dados mais fidignos que a de muitos nas estações presentes na rede Wunderground.
Com o tempo a rede expandiu se e agora cobre todo o Alentejo, com a qualidade das suas instalações a melhorar graças tb as parcerias, conhecimentos e apoios obtidos.
Posto so me resta lhe dar os parabéns.
Quanto ao IPMA é pena que a rede no sul do país ainda seja tão limitada e a manutenção deixe tanto a desejar nesta zona, mas acredito que com o tempo esses problemas sejam resolvidos.
O Algarve então com as estações coladas ao mar induz sempre em erro sobre o clima e faz esquecer que temos Monchique ou melhor Foia com média anual creio de 1300 mm ou 1600 mm anuais, desculpem não me recordo agora, e que a serra do caldeirão tem cerca de 1100 mm anuais.
Com isto acho que pelo menos Loulé e São Brás Alportel mereciam estações a funcionar..
São Brás tinha uma estação do SNIRH e outra na albufeira da Bravura, não sei se ainda funcionam
 

Luis Martins

Cumulus
Registo
25 Mai 2019
Mensagens
137
Local
Quinta da Marialva - Corroios
Além de em certos locais não haver cobertura , noutros as estações poderiam estar melhor colocadas . Em muitos casos as estações do SHIRH estão melhor colocadas que as do IPMA , mas as do SNIRH quase não funcionam . Por exemplo a estação de Lamas de Mouro fica á entrada da povoação de quem vem do Cubalhão ou da Peneda . Fazia muito mais sentido a do SNIRH na Portelinha , que fica muito mais centrada no planalto . A de Pitoes deveria ser reactivada , nao temos uma estação no planalto da Mourela e mesmo o Barroso só com a de Montalegre é muito mal coberto . Em Vimioso não temos estação , o concelho tem 500k2. Na concelho de Nisa também não há nada. A serra algarvia não tem nada também . Se não há verba , bastaria fazer algum protocolo com certos munícipios. Para o municipio que está no terreno a manutenção certamente seria algo fácil de suportar.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Em relação às barragens as melhorias são significativas neste mês face ao mês anterior.
Não sei a que barragens te referes...no sul não vejo melhorias significativas. Só se for o Roxo que tem estado a encaixar água de Alqueva. No sul e em particular Baixo Alentejo e Algarve não houve melhoria nenhuma. Odelouca perdeu mesmo 1% na semana passada. O grande destaque desta Primavera vai apenas para Odeleite que encaixou 9% resultado principalmente do evento de 23 de Março. Esses 9% e mais um tanto em Beliche podem ter salvo a campanha no sotavento.
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Não sei a que barragens te referes...no sul não vejo melhorias significativas. Só se for o Roxo que tem estado a encaixar água de Alqueva. No sul e em particular Baixo Alentejo e Algarve não houve melhoria nenhuma. Odelouca perdeu mesmo 1% na semana passada. O grande destaque desta Primavera vai apenas para Odeleite que encaixou 9% resultado principalmente do evento de 23 de Março. Esses 9% e mais um tanto em Beliche podem ter salvo a campanha no sotavento.
Tens no Alentejo o Alvito com um encaixe notável neste mês. Roxo também melhorou entre outras barragens da Bacia do Sado.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Tens no Alentejo o Alvito com um encaixe notável neste mês. Roxo também melhorou entre outras barragens da Bacia do Sado.
Tanto o Roxo como Alvito têm ligação a Alqueva. O Roxo tem recebido água de Alqueva e presumo que Alvito também. Eventualmente uma ou outra barragem no vale do Sado tenha subido por mérito próprio;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.