Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Se alguém de fora do nosso fórum, me pergunta se tem estado tempo frio, eu responderia que os dias têm sido amenos e as noites frescas. Mas isto sou eu a falar da minha sensação térmica.. E como sabem a sensação térmica depende de outros fatores que não apenas a temperatura. Há emigrantes habituados a temperaturas negativas na Alemanha/Suécia , chegam cá no Natal e dizem que têm mais frio cá. Mas aí há que considerar ainda outros fatores, como por exemplo: isolamento térmico deficiente das casas em Portugal.

No final remato sempre com o conhecimento que tenho das normais climatológicas e respondo: mas olhe que, até nem tem estado o frio que é normal para a época! Às vezes apetecia-me mesmo dizer "estão para aí uns 5 graus acima do normal", mas depois penso "calma aí, meteolouco", pois já sei que não deve andar muito longe de 1 a 1,5 acima do normal da temperatura média.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Se alguém de fora do nosso fórum, me pergunta se tem estado tempo frio, eu responderia que os dias têm sido amenos e as noites frescas. Mas isto sou eu a falar da minha sensação térmica.. E como sabem a sensação térmica depende de outros fatores que não apenas a temperatura. Há emigrantes habituados a temperaturas negativas na Alemanha/Suécia , chegam cá no Natal e dizem que têm mais frio cá. Mas aí há que considerar ainda outros fatores, como por exemplo: isolamento térmico deficiente das casas em Portugal.

No final remato sempre com o conhecimento que tenho das normais climatológicas e respondo: mas olhe que, até nem tem estado o frio que é normal para a época! Às vezes apetecia-me mesmo dizer "estão para aí uns 5 graus acima do normal", mas depois penso "calma aí, meteolouco", pois já sei que não deve andar muito longe de 1 a 1,5 acima do normal da temperatura média.
Sim Concordo, as noites têm estado frescas e os dias bastaste amenos. Nada de frio.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
A mínima de ontem foi de apenas 3.7ºC em Faro (Aeroporto), ou seja, 3.6ºC abaixo da normal, é o chamado "calor azedo" novamente.

Cada um tem a sua sensação térmica, para uns 15ºC é frio como para outros 30ºC já é demasiado calor.

Para mim tem estado frio tenho sempre as mãos geladas, sou como os répteis friorentos mas depois no Verão virão os calorentos que está 27ºC e dizem que está muito calor. Se eu colocar-me ao sol tipo réptil fico quentinho e está bom, principalmente no lado sul da casa, agora no lado norte numa semana a temperatura passou de 20ºC para 16ºC.

Não esquecer o factor humidade que é muito importante, no que diz respeito ao frio e ao calor, tanto num como no outro, prefiro ter uma menor humidade no Inverno e no Verão porque a sensação térmica é mais suportável, agora ter 70/80% de humidade como acontece às vezes, no Inverno e no Verão não é uma sensação lá muito boa.

No fim e concluindo, cada um é que sabe qual a sensação térmica do seu corpo, para uns podem estar bem para outros podem estar com hipotermia, o resto mais parece que estão a discutir o sexo dos anjos. :D
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Entretanto saiu a previsão Mensal do ECM que apresenta mais uma dose de 6 semanas com precipitação abaixo da média.
Basicamente até final de Fevereiro.
Em termos de barragens veremos como estarão no final de Janeiro, sendo que as perdas até final de Fevereiro normalmente são mínimas ou quase nulas.
Podemos estar perante uma repetição do ano 2012.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A mínima de ontem foi de apenas 3.7ºC em Faro (Aeroporto), ou seja, 3.6ºC abaixo da normal, é o chamado "calor azedo" novamente.

Cada um tem a sua sensação térmica, para uns 15ºC é frio como para outros 30ºC já é demasiado calor.

Para mim tem estado frio tenho sempre as mãos geladas, sou como os répteis friorentos mas depois no Verão virão os calorentos que está 27ºC e dizem que está muito calor. Se eu colocar-me ao sol tipo réptil fico quentinho e está bom, principalmente no lado sul da casa, agora no lado norte numa semana a temperatura passou de 20ºC para 16ºC.

Não esquecer o factor humidade que é muito importante, no que diz respeito ao frio e ao calor, tanto num como no outro, prefiro ter uma menor humidade no Inverno e no Verão porque a sensação térmica é mais suportável, agora ter 70/80% de humidade como acontece às vezes, no Inverno e no Verão não é uma sensação lá muito boa.

No fim e concluindo, cada um é que sabe qual a sensação térmica do seu corpo, para uns podem estar bem para outros podem estar com hipotermia, o resto mais parece que estão a discutir o sexo dos anjos. :D
É verdade! Cada um está habituado ao clima da sua zona. Eu vivo numa zona de extremos, ou seja, mínimas negativas durante o inverno e máximas superiores a 40ºC no verão e mesmo por causa dessas variações bastante significativas ao longo do ano, noto sempre que, quando aparecem as primeiras temperaturas na ordem dos 30ºC (normalmente no final de maio/início de junho) são menos suportáveis e dá a sensação de que está mais calor do que quando temos essas temperaturas a meio do verão. O mesmo acontece com as mínimas no inverno.
 

Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
Vamos ter festa?
Screenshot_20220111_093124.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Entretanto saiu a previsão Mensal do ECM que apresenta mais uma dose de 6 semanas com precipitação abaixo da média.
Basicamente até final de Fevereiro.
Em termos de barragens veremos como estarão no final de Janeiro, sendo que as perdas até final de Fevereiro normalmente são mínimas ou quase nulas.
Podemos estar perante uma repetição do ano 2012.
As barragens podem perder bastante ou substancialmente... 3% ou mais já é qualquer coisa quando custam a encher isso. O Funcho por exemplo ganhou 1% no final de Dezembro e já o perdeu. Ou seja, Barlavento continua na mesma, ainda não "meteu água" nesta temporada. As barragens agrícolas são as piores porque continuando assim mais tarde ou mais cedo o pessoal vai ter que regar.
Quanto mais cedo chover melhor para aproveitar a humidade dos solos e gerar escorrências.
Eu acredito numa Primavera mais húmida mas lá está só lá para Março...
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
As barragens podem perder bastante ou substancialmente... 3% ou mais já é qualquer coisa quando custam a encher isso. O Funcho por exemplo ganhou 1% no final de Dezembro e já o perdeu. Ou seja, Barlavento continua na mesma, ainda não "meteu água" nesta temporada. As barragens agrícolas são as piores porque continuando assim mais tarde ou mais cedo o pessoal vai ter que regar.
Quanto mais cedo chover melhor para aproveitar a humidade dos solos e gerar escorrências.
Eu acredito numa Primavera mais húmida mas lá está só lá para Março...
A previsão sazonal do Ukmo está ao nível do CFS, simplesmente horrível, o ecm idêntica embora menos severa.
A humidade dos solos, ou melhor a % água nos solos na escala utilizada pelo IPMA tem uma média de cerca de 20% no Baixo Alentejo e Algarve.
As perdas até final de Fevereiro não devem ultrapassar os 2%.
Portanto a chave será Março.

NOTA para as previsões apontarem para temperaturas acima da média nos próximos meses.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Pois é...Lamúrias!
Não se antevê precipitação nos próximos 10 dias.
Se bem que o IPMA prevê para o litoral a possibilidade de chuva fraca, a cair, será sob a forma de chuviscada. A probabilidade é baixa!
Continuaremos sob fluxo de E a SE, ambiente seco, com a temperatura diurna a baixar um pouco, a noturna também, uma ou outra noite com geada em parte do território, nada de extremos...

Uma chatice.

E uma chatice chata para as empresas produtoras de electricidade que veêm chegar ao limite as grandes barragens estratégicas na produção nacional: Alto Rabagão, Lindoso e Paradela.
Só as safará a eólica, que terá um pequeno incremento com a lestada (pouca) que teremos.

Entretanto sigo com a Tmín diária: 2,6ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Pois é...Lamúrias!
Não se antevê precipitação nos próximos 10 dias.
Se bem que o IPMA prevê para o litoral a possibilidade de chuva fraca, a cair, será sob a forma de chuviscada. A probabilidade é baixa!
Continuaremos sob fluxo de E a SE, ambiente seco, com a temperatura diurna a baixar um pouco, a noturna também, uma ou outra noite com geada em parte do território, nada de extremos...

Uma chatice.

E uma chatice chata para as empresas produtoras de electricidade que veêm chegar ao limite as grandes barragens estratégicas na produção nacional: Alto Rabagão, Lindoso e Paradela.
Só as safará a eólica, que terá um pequeno incremento com a lestada (pouca) que teremos.

Entretanto sigo com a Tmín diária: 2,6ºC
Realmente, isto não se antevê nada de famoso. Só vejo nas previsões um poderoso anticiclone e umas bolsas de ar frio a "dançar" no meio dele, já que o geopotencial não é muito intenso. No entanto, nem assim isto lá vai.
As sazonais valem o que valem, mas têm sido mais ou menos certeiras até ao momento, e mostram um cenário desolador para os próximos tempos. Com a experiência dos últimos anos, resta a esperança de que a primavera possa vir a salvar alguma coisa (embora nunca tenha o mesmo resultado da chuva nos meses de inverno), mas também há o cenário de Abril de 2017 na memória. Enfim, vai-se vendo.
Nem geadas dignas desse nome tem havido. Pelo menos falo por mim, não me lembro de um ano com estabilidade atmosférica tão fraco neste sentido até ao momento. Normalmente a 1ª quinzena de janeiro, desde que o padrão não seja de chuva, costuma ter sempre muitas geadas. Aqui por Arronches desde que me lembro, em anos com um padrão assim por esta altura, raro era o dia em que não ia para a escola com tudo branco devido à geada. Este ano, é só vento de leste que nem permite inversões.
Não basta a falta de chuva, ainda temos de ter vento seco todos os dias para diminuir drasticamente a água dos solos e por este andar, chegamos ao final de janeiro com caudais do mês de maio nos principais cursos de água, porque de resto, não se vê água a correr em mais lado nenhum.
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.