Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Já agora e não foi assim à muito tempo...há 2 anos no início de Março nos primórdios da pandemia tive de regar e regar abundantemente para quebrar a dormência invernal das plantas. Estava tudo atrasado nesse ano devido à seca e muitas estavam mesmo a morrer. Entretanto entrou o confinamento e começou a chover...
A minha memória é curta como a do comum dos mortais mas não assim tanto...
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Em teoria o ano chuvoso foi o ano passado...e digo em teoria porque ainda precisa ser confirmado! A este ritmo vamos colapsar mas ninguém quer acreditar nisso. Até agora tem havido sempre "milagre" para termos água no Verão mas não para o ano deixar de ser seco...

Não percebi o que quiseste dizer...
Em teoria o ano passado foi chuvoso, ou era para ser o ano chuvoso do ciclo a cada 10 anos, mais ano menos ano.
O milagre até agora tem sido algumas Primaveras anormalmente chuvosa.
Quanto ao Inverno há mais de 10 anos que é anormalmente seco!
 
  • Gosto
Reactions: RP20 e joselamego

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não percebi o que quiseste dizer...
Em teoria o ano passado foi chuvoso, ou era para ser o ano chuvoso do ciclo a cada 10 anos, mais ano menos ano.
O milagre até agora tem sido algumas Primaveras anormalmente chuvosa.
Quanto ao Inverno há mais de 10 anos que é anormalmente seco!
Ano chuvoso a sério mete 800 a 1000 mm em Faro. Ocorreu em 2010, 1995 ou 1989. A miséria começa em 2012. Estamos no momento do retorno...
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
A não ser que venha algo muito interessante para fevereiro ou março, arrisco-me a dizer que esta deve ser a pior série de invernos em muitos anos, talvez uns cem. Basta consultar as cartas mais antigas.

Invernos ao estilo de 2010 ou 2014 não ficavam sem aparecer durante dez anos como está a acontecer agora. Eram frequentes nas décadas 70/80/90. A última vez que houve algo diferente foi em março de 2018 mas foi depois de uma longa seca no sul.

Agora é aceitar e esperar por tempos melhores.
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Estamos a ter um Janeiro semelhante ao de 2005. Arrisco que se houver alteração do padrão será lá para final de Fevereiro ou Março. O ano hidrológico será provavelmente seco, a não ser que haja um "milagre" como ocorreu em Fevereiro de 2018.

A sucessão de anos secos em parte do Sul já vai demasiado longa.
Nada disso, o mês de janeiro de 2005 pode ter sido muito seco mas foi o 13º mais frio desde 1931, este janeiro começou com temperaturas de quase 25 ºC (o que só piora a situação de seca)
A não ser que venha algo muito interessante para fevereiro ou março, arrisco-me a dizer que esta deve ser a pior série de invernos em muitos anos, talvez uns cem. Basta consultar as cartas mais antigas.

Invernos ao estilo de 2010 ou 2014 não ficavam sem aparecer durante dez anos como está a acontecer agora. Eram frequentes nas décadas 70/80/90. A última vez que houve algo diferente foi em março de 2018 mas foi depois de uma longa seca no sul.

Agora é aceitar e esperar por tempos melhores.
Antes de março de 2018 não era exatamente só o Sul que estava a sofrer uma seca, mas sim todo o país, foi uma seca gravíssima
 

Albifriorento

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
1,531
Local
Castelo Branco
A não ser que venha algo muito interessante para fevereiro ou março, arrisco-me a dizer que esta deve ser a pior série de invernos em muitos anos, talvez uns cem. Basta consultar as cartas mais antigas.

Invernos ao estilo de 2010 ou 2014 não ficavam sem aparecer durante dez anos como está a acontecer agora. Eram frequentes nas décadas 70/80/90. A última vez que houve algo diferente foi em março de 2018 mas foi depois de uma longa seca no sul.

Agora é aceitar e esperar por tempos melhores.
A prossição ainda agora vai no adro. O ano passado também quase que não houve chuva em Janeiro, primeiro a entrada fria e depois as inverções térmicas. A diferença é que este ano está mais quente, não tem havido tantas inverções térmicas, e até agora também, ainda, não houve uma entrada fria. Mas até Março, é Inverno.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
A prossição ainda agora vai no adro. O ano passado também quase que não houve chuva em Janeiro, primeiro a entrada fria e depois as inverções térmicas. A diferença é que este ano está mais quente, não tem havido tantas inverções térmicas, e até agora também, ainda, não houve uma entrada fria. Mas até Março, é Inverno.
Mas pelo menos já tinha havido bastante chuva nos meses anteriores a janeiro, este ano nem isso. 3 dias de chuva em outubro e 1 semana de chuva em dezembro foi o que houve até ao momento de mais significativo. Os dilúvios de 2 dias em setembro não contam porque são chuvas pós verão e com um outubro quente e seco em grande parte, de nada valeram.
Resta esperar por um milagre como aconteceu em 2018, por exemplo, ou então não sei. Ainda hoje fui a Leiria e durante a viagem, ao passar pelo Tejo até dá tristeza. Parece uma ribeira e o Zêzere, na zona de Constância, também não está melhor. As eólicas nem trabalham porque nem há quase vento. Depois na fatura é que se vê o resultado do bom tempo, visto que tiveram a pressa de encerrar as centrais a carvão.
As consequências deste padrão não se refletem só na agricultura como muita gente pensa.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Por momentos pensei que estavas a dizer que o Tejo era em Leiria e fiquei muito confuso, depois é que percebi que os viste pelo caminho :p
Sim, realmente estava confuso! Corrigido :p
 

RP20

Cirrus
Registo
26 Ago 2021
Mensagens
96
Local
Alto Minho
Eu por aqui não me posso queixar e não sei porque pessoal de Braga por exemplo se está a queixar tanto. 2021 no Alto Minho teve apenas 4 meses secos e o resto chuvosos ou dentro da média. O pessoal do centro e sul e interior norte tem todas as razões de queixa, aqui pelo litoral norte acho que não estamos na mesma situação.

Posto isto, a chover que seja no Sul. Porque apesar de no mapa do IPMA estar o litoral norte em seca, eu no campo não visualizo isso, além de estar tudo verde, tem bastante água infiltrada no solo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.