Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,400
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Basta olhar aos modelos para se perceber que a partir do dia 20 Maio as temperaturas poderão subir e bem!

Sim, vão voltar a subir, mas o GFS na saída das 12z já não está tão entusiasmado como antes, os valores estarão à volta dos que estiveram nesta primeira "onda".
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Infelizmente parece que Maio cada vez mais será mais o "primeiro" mês de Verão. Longe vão os tempos em que este mês era de Trovoadas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,400
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas ainda à pouco estive a ver o seguimento de Junho de 2006 que alguém aqui no fórum avivou a memória e é simplesmente surreal!
Que clima é este que estamos a viver?...vamos pagar isto bem caro!

O sul da Península Ibérica parece ir a caminho de ser uma extensão, em termos climáticos, do Norte de África próximo. Para o nosso território tal situação poderá abranger os distritos a sul do Tejo. Há amplitudes térmicas aliadas a máximas extremas e humidade relativa baixíssima que são dignas do deserto. E essas condições começam a extravasar dos meses de Verão, sendo esta estação esticada de Maio a Setembro.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
O sul da Península Ibérica parece ir a caminho de ser uma extensão, em termos climáticos, do Norte de África próximo. Para o nosso território tal situação poderá abranger os distritos a sul do Tejo. Há amplitudes térmicas aliadas a máximas extremas e humidade relativa baixíssima que são dignas do deserto. E essas condições começam a extravasar dos meses de Verão, sendo esta estação esticada de Maio a Setembro.
A mim parece-me que o interior, na generalidade, está suscetível a isso. O cenário atual no distrito de Bragança e norte do distrito da Guarda demonstra também o quão seca é aquela zona. Aliás, penso até que a zona mais seca do continente fica algures no Vale do Douro junto à fronteira e não no Sul.
A seca no Sul persiste mais porque as cut-off's são cada vez menos comuns, mas quando aparece algo desse género, e se a mesma ficar numa posição favorável, acaba por ter boa chuva como aconteceu em Março deste ano. Os acumulados só foram mais significativos porque na 2ª quinzena do mês apareceu uma cut-off, se fossemos contar apenas com as superfícies frontais que passaram no início tinha sido mais um mês seco. A zona de Trás-Os-Montes não beneficiou desse padrão em março, nem beneficiou das poucas frentes que apareceram porque chegavam sempre cá todas desfeitas e após atravessarem as montanhas, ainda pior.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,827
Local
Lisboa e Alenquer
A mim parece-me que o interior, na generalidade, está suscetível a isso. O cenário atual no distrito de Bragança e norte do distrito da Guarda demonstra também o quão seca é aquela zona. Aliás, penso até que a zona mais seca do continente fica algures no Vale do Douro junto à fronteira e não no Sul.
A seca no Sul persiste mais porque as cut-off's são cada vez menos comuns, mas quando aparece algo desse género, e se a mesma ficar numa posição favorável, acaba por ter boa chuva como aconteceu em Março deste ano. Os acumulados só foram mais significativos porque na 2ª quinzena do mês apareceu uma cut-off, se fossemos contar apenas com as superfícies frontais que passaram no início tinha sido mais um mês seco. A zona de Trás-Os-Montes não beneficiou desse padrão em março, nem beneficiou das poucas frentes que apareceram porque chegavam sempre cá todas desfeitas e após atravessarem as montanhas, ainda pior.
mas quem atravessa Tras-os-Montes e a zona da guarda vê muito arvoredo e tipo de vegetação densa que nao lembra a desertificação em curso...enquanto no Alentejo é oura historia infelizmente, por vezes ja parece a savana em certas zonas...
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,686
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
mas quem atravessa Tras-os-Montes e a zona da guarda vê muito arvoredo e tipo de vegetação densa que nao lembra a desertificação em curso...enquanto no Alentejo é oura historia infelizmente, por vezes ja parece a savana em certas zonas...
São áreas vastas e diversas, a zona da Guarda não é a mais seca do distrito, quem vai de Viseu para Nordeste, sente uma grande diferença na paisagem a partir duma linha imaginária que ligue Trancoso/Mêda, a Este dessa linha e até ao Douro, há zonas bem secas.
Entre Mêda e Foz Côa, dia 8 deste mês
meda.jpg


Entre Foz Côa e Moncorvo
foz coa.jpg
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
mas quem atravessa Tras-os-Montes e a zona da guarda vê muito arvoredo e tipo de vegetação densa que nao lembra a desertificação em curso...enquanto no Alentejo é oura historia infelizmente, por vezes ja parece a savana em certas zonas...
Se falarmos apenas da zona envolvente da cidade da Guarda, a mesma ainda beneficia bastante com precipitação devido também à orografia da Serra da Estrela, mas no caso da zona norte do distrito, tal como referi, já não é bem assim.
Ainda nunca estive em Trás-Os-Montes, não conheço bem a zona. No entanto, pelas fotos que vejo algumas vezes da região e agora aquelas que o @Nickname publicou dá para perceber bem que a paisagem é seca. Aliás, as caraterísticas da vegetação até parecem ser muito idênticas à da zona de Mértola, que é das mais secas da região sul.
A única zona do Alentejo que conheço e onde me faz lembrar uma savana é a de Castro Verde. Certamente haverão outras idênticas, mas que ainda nunca visitei.
De resto, até acho que, pelo menos o Alentejo Central e o Alto Alentejo até são bastante ricos em vegetação. A minha zona é das mais quentes e secas da região e tem bastante vegetação. Acho bem pior o norte do distrito de Portalegre que se resume a eucaliptos e é onde chove mais.
A diferença do Alentejo para o Interior Norte é o relevo. Claro que o relevo do Alentejo faz lembrar mais o deserto. :D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
Não há aqui alarmismo nenhum. Eu sou o responsável por esse projeto e efetivamente vários modelos colocam ou colocavam uma massa de ar mais quente a partir das 192h (sobretudo o GFS). Não foi escrita mentira alguma, nem a intenção era causar alarme.

As previsões são assim mesmo, e neste projeto não me limito a escrever e analisar o tempo que vai fazer nas próximas horas. Nem toda a gente (ou praticamente ninguém) acompanha os modelos e gosto de mostrar aquilo que vai sendo modelado seja a curto ou longo prazo. Se as previsões não se concretizarem, faz parte! Foi escrito nessa publicação que este tipo de previsão (a longo prazo) não tem fiabilidade.

Há alarmismo sim em muita comunicação social, mas nesse projeto posso garantir que não existe.
Embora eu acredite que não quisesses causar qualquer alarmismo e até tenhas avisado que estas previsões nunca são certas, há que ter noção do impacto do que disseste que podia acontecer: literalmente nunca houve temperaturas acima dos 40 ºC em Portugal em maio (pelo menos na rede do IPMA), seria uma situação completamente histórica
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Embora eu acredite que não quisesses causar qualquer alarmismo e até tenhas avisado que estas previsões nunca são certas, há que ter noção do impacto do que disseste que podia acontecer: literalmente nunca houve temperaturas acima dos 40 ºC em Portugal em maio (pelo menos na rede do IPMA), seria uma situação completamente histórica
Houve sim! Em maio de 2015, na estação de Beja.

Aconteça ou não, o que é certo é que os modelos continuam a ameaçar temperaturas bastante altas depois de dia 20. Esperemos é que continuem a adiar.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.