Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
É bom que o Verão seja fresco e algo húmido (HR elevada)!
Já vi sobreiros aqui no concelho de Loulé com folhas amareladas e a cair!
Ainda temos 3 meses de Verão pela frente! Na melhor das hipóteses...
Hum.. Não deve ser por essa razão.. Há sobreiros por todas as regiões de Portugal continental. E sim, inclusive no Minho. Existe o cancro do castanheiro que também ocorre no género Quercus, em especial nos sobreiros e azinheiras. Já agora.. As azinheiras gostam mais de clima seco do interior, ao contrário dos sobreiros que suportam climas mais humidos.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)



---




Para vídeos e registos assombrosos é acompanhá-lo. O porquê de tanta chuva não é surpreendente:



Simplesmente absurdamente incrível!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Simplesmente absurdamente incrível!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

É inimaginável para nós a média de 40 mm por hora em todas as 24 horas de um dia. E claro, haverá horas que terão muito mais do que 40 mm, para equilibrar as que certamente terão menos. Toda a paisagem já está modelada por esta escorrência de cataratas em todo o lado, desde há milhares de anos (veja-se o exemplo da paisagem da Madeira, com acumulados nas montanhas 4 a 10 vezes menores). Com os humanos a porem obstáculos em qualquer sítio, há sempre tragédias anunciadas.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Aí está a prova que a vegetação segura o terreno! Mesmo com tanta água praticamente saí branquinha nas quedas de água.
Bem observado! E certamente mais abaixo, já na planície deflorestada deve ser evidente a situação contrária, rios de lama.

À chegada do delta ao ìndico, as manchas de lama estendem-se para lá de 50 a 100 Km da costa, antes de precipitarem no fundo marinho.


Imagem do Terra hoje às 4:49 utc, sobre o Bangla Desh.
Cherrapunji está assinalada aproximadamente com um marcador. Resolução da imagem 250 m.
qmFEf9S.jpg
 

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Muito boa noite a todos os membros!


Este artigo, publicado hoje, possui esta descrição: "A chuva acompanha o primeiro dia de verão, mas na região do Algarve parece que o sol espreita mais do que o mau tempo". Ora, onde está o mau tempo? Chuva e algum vento é mau tempo? Tomara que este "mau tempo" chegasse ao Algarve!
Já debati este assunto no Seguimento Meteorológico Livre de 2021, mas mais uma vez expresso o meu profundo desagrado com a comunicação social, que teima em classificar chuva como mau tempo! Passei toda a tarde a ouvir algumas pessoas da minha terra, onde a agricultura é uma atividade muito presente, a darem graças por esta chuvinha que, apesar de ser pouca, sempre ajuda a desagravar um pouco a situação de seca e a regar os terrenos!
Mau tempo? Ciclones, furacões, trovoadas fortes, tempestades feias, vendavais, invernos secos!
Pelo menos fiquei mais tranquilizado quando, á hora desta partilha, não encontrei sequer um comentário a queixar-se deste tempo, mas a queixar-se sim da falta de chuva ou da designação "mau tempo", absolutamente desnecessária!
Desculpem pelo desabafo.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

microcris

Cumulus
Registo
11 Set 2017
Mensagens
112
Local
Arouca / Gafanha da Nazaré
Pois, levem lá a chuvinha pare o Algarve. A minhas cebolas e as minhas videiras já estão fartos dela. Digam o que quiserem, mas lá por não ter chovido o que era devido no Inverno, não quer dizer que tenha que cair toda agora, quando é suposto ter um bocadito de calor.

Edit:
Para não dizerem que sou maluquinho (Canelas - Arouca)
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.