Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Neste fórum confunde - se muitas vezes desejo com realidade : esteve 40 ° c não sei quando em maio ou junho , então este ano é uma anomalia porque não estiveram 40 ° c em maio ou junho . Caiu um nevão épico e excecional não sei quando , então este ano é uma miséria porque não caiu um grande nevão . E por aí fora .
Neste fórum discute - se demasiado senso comum e pouca ciência : a média climática da temperatura máxima num determinado mês é de 28 ° , não interessa esse critério científico , para mim o normal é estar 40 ° todos os dias ; um determinado mês tem o registo de não sei quantos dias de precipitação e céu nublado . Não interessa , o que interessa é a minha opinião .
Este fórum tem demasiada gente demasiado interessada no pós - verdade ( como o outro dos States ) e pouco interessada na ciência . Tem demasiados curiosos e pouca gente com algum conhecimento ( apesar de alguns se julgarem a última coca - cola do deserto ) .
Tem muita gente que que não compreende que o nosso país ( apesar de não ser dos maiores ) tem uma das maiores diversidades climáticas e queria na sua região um clima como o de outras regiões ( fazendo lamentos sem qualquer lógica , suspirando por um clima que não existe na sua região ) . E depois acho que neste fórum ha muita gente que só começou a ligar à meteorologia aos 40 anos e nem consegue compreender sequer o clima da sua própria região .
E é isto.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mínimas de 10°C/11°C até perder de vista. Desculpem mas isto não é normal
Normal de Beja (1981-2010) é de 14,1ºC para mínima de junho. Mínimas de 11ºC são tão anormais nesta altura do ano no Alentejo como mínimas de 17ºC.

Normal das máximas é de 29,9ºC. Estarem 40ºC em junho significa uma anomalia de +10ºC, logo é muitíssimo mais anormal estarem 40ºC em campo aberto no Baixo Alentejo do que aparecerem mínimas de 11ºC.

Ainda te digo mais, a Normal das máximas no mês mais quente é de 33,3ºC, logo é muito mais normal haver mínimas de 11ºC em junho do que 40ºC em qualquer altura do ano.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Parece que finalmente o tempo desinteressante está a chegar ao fim
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,946
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já faltou mais para os 50 graus em Portugal :maluco: Já se sabe como são estes devaneios do GFS (espero eu) :unsure:

9RV85AH.jpg


animssn2.gif
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
É impressionante como uma simples mudança no posicionamento do anticiclone dos Açores fará passar de noites com rajadas de 50-60km/h para noites com menos de 20km/h por aqui...
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,829
Local
Faro
Eu me lembro perfeitamente desta última cutoff em que o GFS indicava tempo fresco... E eu indiquei que as máximas estariam entre os 20 a 22 a norte e centro e no Alentejo poderia chegar aos 26c.
Resolveram partir para o insulto gratuito na altura, depois foi o que se viu na última década do mês.
Isto apenas para dizer que a modelação de cut offs é complicado e o gfs apesar de mostrar estes cenários apocalíptico de vez em quando não deixa de ser necessáriamente um excelente do modelo tal como o Ecmwf!
O que importa aqui reter é que as previsões há muito sugerem uma possível onda de calor entre os dias 7 ou 8 até talvez 11 a 12.
Claro que aquilo que o gfs mostra é impossível acontecer, mas temperaturas entre os 40 a 42 c podem perfeitamente acontecer.
Fiquem bem
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Parece que finalmente o tempo desinteressante está a chegar ao fim
Não acho que os últimos 4-5 dias tenham sido desinteressantes, pelo menos achei interessante seguir estas rajadas de vento que eram mais intensas durante a noite enquanto os dias eram mais calmos (o que supostamente devia ser ao contrário) e a queda da temperatura da água...
Para mim, "tempo desinteressante" é quando não há "nada" a acontecer, ou seja: céu limpo todo o dia, 25ºC e vento fraco. Mas chuva, trovoada, temperaturas elevadas, inversões térmicas, nevoeiro, vento forte, etc... são sempre eventos "interessantes", não necessariamente agradáveis mas interessantes...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.