Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
como é obvio vão cortar no calor todo nas próximas runs, com sorte temos 42-43ºc

Esta saída do GFS parece que corta ligeiramente no calor, mas calma, é apenas uma saída, e ainda falta muito tempo...

Vamos aguardar, com sorte pode ser que ainda cheguemos aos 47/48ºc, ou seja, temperaturas mais dignas de um mês como Julho...e em Portugal...no sudoeste da Europa, parte oeste da Península Ibérica...:D:rolleyes:

Já agora, se vão ( eventualmente) cortar o calor todo, como é que ainda temos ( com sorte ) 42-43ºc ? :intrigante:
 
Última edição:


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Aquilo que me começa realmente a preocupar, é sobretudo uma possibilidade enorme do evento ter uma durabilidade extremamente extensa :unsure: Ou melhor até, até onde as previsões alcançam :eek: A manter-se assim, será uma sinótica muita idêntica à brutal onda de calor de 2003, mas vamos ter esperança, a distância temporal ainda é enorme! :pray:

8e06b8bd45260d1f59f1e90fb02ad3de.gif
9c33164f3e08d98c9bb6773fba01048c.gif
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Vem aí o inferno, aqueles que estão sempre a "chorar" que não têm calor têm sempre sorte.
Sorte só se for porque pode ser que dê para estrelar ovos na calçada. Porque não há mais nada relevante a meu ver com 40/42 ou mais graus (Tirando para quem tem uma piscina e casa com ar condicionado).

O pior deste evento poderá mesmo ser a sua extensão. Casas com mau isolamento, pessoas idosas ou com saúde debilitada, e muitos dias de calor e noites amenas/quentes, nunca dão um bom resultado.

É começar a sensibilizar os idosos que vivam no interior (principalmente) a beber mais água que o normal, a abrir janelas durante a noite (e fechar depois das 10h), e se tiverem essa possibilidade, a ir passar uns dias para localidades mais frescas. O calor mata mais em Portugal que qualquer outro evento extremo, sendo assim, é para ser levado a sério.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Sorte só se for porque pode ser que dê para estrelar ovos na calçada. Porque não há mais nada relevante a meu ver com 40/42 ou mais graus (Tirando para quem tem uma piscina e casa com ar condicionado).

O pior deste evento poderá mesmo ser a sua extensão. Casas com mau isolamento, pessoas idosas ou com saúde debilitada, e muitos dias de calor e noites amenas/quentes, nunca dão um bom resultado.

É começar a sensibilizar os idosos que vivam no interior (principalmente) a beber mais água que o normal, a abrir janelas durante a noite (e fechar depois das 10h), e se tiverem essa possibilidade, a ir passar uns dias para localidades mais frescas. O calor mata mais em Portugal que qualquer outro evento extremo, sendo assim, é para ser levado a sério.
Sorte era se as atuais previsões mudassem, isso sim. O GFS está um inferno e o ECM não está melhor com mínimas de 25/27ºC aqui no próximo fim de semana. :wacko:
Depois das 240h, o GFS lá continua com as suas previsões de 45ºC ou mais até às 384h e é impressionante tal insistência nesse cenário, mesmo estando muito distante e cuja probabilidade de se concretizar ser baixa.

Veremos o que sairá daqui. A possível persistência de valores muito elevados durante vários dias é mesmo o mais preocupante neste momento.
 
Última edição:

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Nova saída do GFS, mais assadura. Ainda bem que o GFS está muitas vezes " com os copos" nestas situações, senão iriamos ser churrasco :lol::lol:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Acho que entre os dias 6/7 a 12/13 , dada a concordância dos modelos , já muito pouco irá mudar, acho que a dúvida é mesmo o que se passará daí para a frente :calor: É incrível a persistência do GFS a colocar ISO 20/24 até onde a previsões alcançam :unsure:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu nem coloco isto no tópico oficial das previsões pois acho um delirio do modelo, mas cá fica, 41 graus aqui perto do Porto, 43 na zona de Braga, e mais para Sul ainda pior... :calor:

Seja como for, é impressionante como este modelo ( GFS) consegue, e até ao fim da simulação manter o calor sobre nós, o que pode indicar, e com mais ou menos intensidade, uma onda de calor persistente, com consequências nefastas a todos os níveis.

O ECMWF também não está nada bom em termos de previsões de calor e persistência do mesmo... :calor:

rhwz80R.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.