Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Vou colocar o ponto final neste mês! Vendo as previsões dúvido seriamente que chova significativamente até final. Neste momento nem uns aguaceiros se vislumbram!

As temperaturas também tendência a subir ligeiramente a partir do fim desta semana.
E sinceramente me parece que Fevereiro irá seguir pelo mesmo caminho...
Em 2012 tivemos alguma chuva a meio Janeiro, coisa pouca, e SÓ voltou a chover no final de Março!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
E sinceramente me parece que Fevereiro irá seguir pelo mesmo caminho...
Em 2012 tivemos alguma chuva a meio Janeiro, coisa pouca, e SÓ voltou a chover no final de Março!
Esse fevereiro-março de 2012 foi horrível aqui na Figueira em termos de chuva, houve alguns chuviscos no começo de fevereiro e em meados de março, mas nenhum dos meses acumulou sequer 5 mm...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,062
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
A prossição ainda agora vai no adro. O ano passado também quase que não houve chuva em Janeiro, primeiro a entrada fria e depois as inverções térmicas. A diferença é que este ano está mais quente, não tem havido tantas inverções térmicas, e até agora também, ainda, não houve uma entrada fria. Mas até Março, é Inverno.
Mas pelo menos já tinha havido bastante chuva nos meses anteriores a janeiro, este ano nem isso. 3 dias de chuva em outubro e 1 semana de chuva em dezembro foi o que houve até ao momento de mais significativo. Os dilúvios de 2 dias em setembro não contam porque são chuvas pós verão e com um outubro quente e seco em grande parte, de nada valeram.
Resta esperar por um milagre como aconteceu em 2018, por exemplo, ou então não sei. Ainda hoje fui a Leiria e durante a viagem, ao passar pelo Tejo até dá tristeza. Parece uma ribeira e o Zêzere, na zona de Constância, também não está melhor. As eólicas nem trabalham porque nem há quase vento. Depois na fatura é que se vê o resultado do bom tempo, visto que tiveram a pressa de encerrar as centrais a carvão.
As consequências deste padrão não se refletem só na agricultura como muita gente pensa.
Mas realmente querem comparar o ano passado com este ano? No ano passado, por esta altura, tínhamos literalmente uma baixa pressão no Mediterrâneo e uma alta pressão a sudeste da Madeira, trazendo uma clara corrente de nordeste e tempo excepcionalmente frio. Ao mesmo tempo, uma frente intensa no Atlântico estava a caminho do Continente, e não só varreria a vaga de frio extrema que já se prolongava desde a véspera de Natal como também traria uma mudança de padrão para um tempo mais chuvoso, que se estenderia até ao começo de março e acabaria com a seca em quase todas as regiões (várias barragens do Sul inclusive atingiram máximos de 2012/2014). :unsure:
E nem vale a pena comparar este janeiro com os meses da seca de 2017/2018, porque a primeira metade de janeiro de 2018 nem foi assim tão má e ainda acumulei uns 60 mm. Foi essencialmente a partir de dia 20 que veio o anticiclone e, um mês depois, chegou o "milagre".

Este janeiro faz muito mais lembrar janeiro de 2012, em que os acumulados foram bem baixos (e fevereiro não foi melhor, muito pelo contrário). Quanto às temperaturas, a grande diferença é que janeiro e fevereiro desse ano até foram fresquinho, mas este ano janeiro não tem tido nada de frio. O historial de anos anteriores também é bem distinto... :facepalm:

Por falar em 2012: muito antes de começar a consultar este fórum, eu escrevia um diário onde falava sobre o estado do tempo a cada dia e o que se previa nos dias seguintes. Naqueles dois meses de 2012, foram semanas e semanas sempre a escrever o mesmo texto, tanto que, no dia 14 de fevereiro, tratei a chuva como uma namorada chateada comigo.
Se não estou em erro, comecei em 2007 e a minha última publicação no diário foi em 2015. Foi o desenvolvimento do meu "pequeno" interesse pela meteorologia, ainda que não fosse a minha área preferida. Infelizmente, perdi-o numa viagem que fiz ao Sul de Espanha em 2017... :angry:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Realmente até doi a alma ver os modelos....
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Bom dia
Nada de novo nos modelos, com um Potente anticiclone bloqueando tudo e assim nas próximas semanas não se espera novidades no que toca a chuva. Em termos de esperaturas nos primeiros 20 dias a mesma foi superior à média no que toca a máximas, e variável nas mínimas. Para o resto do mês espera se que as máximas se mantenham ligeiramente acima da média, ao passo que as mínimas deverão ficar bem abaixo da média...

Em termos hidrológicos no final do mês espera se uma diminuição nos níveis de armazenamento a norte e centro enquanto no sul as perdas serão menores.

Em relação aos solos e de acordo com o modelo disponível no site do IPMA será possível que maior parte do Baixo Alentejo e Algarve, no final do mês se encontre com níveis de % de água no solo abaixo dos 10%.

O resultado disso se irá reflectir a partir do final do mês em perdas maiores nas barragens a sul do país!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Queimadas controladas nesta altura do ano podem minimizar grandes incêndios lá mais para o verão.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.