Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
O sedento caminha no deserto, atiram-lhe à cabeça a água de um balde inteiro (que ele mal consegue beber) e dizem-lhe: podes continuar a tua caminhada, olha ali um oásis ao longe... :dry:
Nem mais!
Daí eu dizer que os eventos de chuva perderam a consistência de outros tempos - agora vem tudo concentrado em poucos dias, para depois voltar em força o tempo soalheiro.
Precisamos que o padrão mude...mas, só me lembro da tal cientistas alemã que concluiu que a Peninsula está a atravessar o período mais seco dos últimos 1000 anos: a mudança pode levar muito tempo ainda. Pode ser só em Novembro?... Vamos aguardar.
Esperemos por algo ainda na 2a quinzena de Outubro!
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Novamente, o último dos 3 deverá ser lançado em 2025 mas nunca é de mais enfatizar a sua importância.

Os atuais satélites europeus são muito maus comparados com os novos dos EUA e Japão. É uma atualização essencial -> https://journals.ametsoc.org/view/journals/bams/102/5/BAMS-D-19-0304.1.xml



NepNt21.png
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
As perspectivas não são as melhores! Eventualmente aparecerá algo mas será mais uma vez uma espera desesperante .
Neste momento já temos praticamente a 1ª quinzena de Outubro jogada fora e resta aguardar.
Para já tudo em linha com anos transatos...
Não venham falar de previsões ou tendências a quase 20 dias como inevitabilidades, especialmente em estações de transição volátil...
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
O IPMA está a dar possibilidade de chuva amanhã, sobretudo litoral norte e centro. Será?
O MetOffice prevê uma frente fria para amanhã, deve ser isso:

FSXX00T_36.gif
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Tens sempre o GFS que mete cut-offs lá para as 300h ;)
Vai na volta e é desta que acerta...não me importo de ficar mal visto!
Nem tem sido assim tão raro em outubro não chover quase nada nos primeiros dias e depois na segunda quinzena (ou até mesmo só na última semana) fazer-se a média e até ultrapassá-la. Há uma certa lógica nisto até, pois naturalmente com o aproximar do inverno é expectável que chova mais
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Literalmente que seca o tempo que aí vem...por mim, tínhamos ficado por aqui quanto a Verão, mas afinal, ainda tem muito por onde andar: próximas semanas vão ser de puro Verão!
Já não há paciência para temperaturas de 30°C nesta altura
 
Estado
Fechado para novas mensagens.