Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Se depender das previsões sazonais nesta altura estaríamos bastante mal, pois o Meteofrance com a actualização de Outubro tem uma forte anomalia negativa no que toca a precipitação pelo menos até Janeiro.
O Cfvs 2 da NOAA também tem cenário idêntico.
Não posso acreditar que chova só em Janeiro, isso seria um ciclo muito mau. Perder este trimestre será péssimo para repor aquíferos, teria que chover muito bem depois a partir de Janeiro.

Espero que não se concretize esse cenário!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Eu diria que a chuva deverá chegar, mas só lá para o mês de dezembro. Até lá teremos um tempo bem seco e quente para a época do ano... :dry:

Pelo menos estas são as minhas "previsões", baseadas nos modelos a longo prazo e naquilo que aconteceu com a África do Sul em 2017 ou com a Argentina/Paraguai em 2021. Veremos se estarei certo! :pray:
Dezembro nos últimos anos tem sido bem seco, espero então que seja o contrário este ano.

Deve ter sido em 2017 que na África do Sul houve sérias restrições ao consumo de água. O abastecimento público esteve comprometido e as autoridades tiveram um grande problema em mãos. Lembro -me bem disso e de pensar como seria se fosse por cá ( nesse ano tb estávamos em seca severa).

Penso que foi nesse ano também que as cataratas de Vitória secaram completamente.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não posso acreditar que chova só em Janeiro, isso seria um ciclo muito mau. Perder este trimestre será péssimo para repor aquíferos, teria que chover muito bem depois a partir de Janeiro.

Espero que não se concretize esse cenário!
Alguma coisa há -de chover, pode é ser insuficiente que é o mais provável, neste momento as previsões a médio/ longo prazo estão negras, esperemos que falhem.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Não posso acreditar que chova só em Janeiro, isso seria um ciclo muito mau. Perder este trimestre será péssimo para repor aquíferos, teria que chover muito bem depois a partir de Janeiro.

Espero que não se concretize esse cenário!
Prevê se precipitação abaixo da média. Em lado nenhum escrevi ou foi mencionado que só chover em Janeiro!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
animeik0.gif
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
  • Gosto
Reactions: RStorm

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Não.

Tendo em conta os recorrentes incêndios e os problemas de saúde muito significativos associados à inalação de fumo, deviam haver muitas mais estações.
Há algum modelo que prevê poeiras apenas à superfície?
É que sendo algo nocivo para a saúde faz toda a diferença, se estiverem apenas nas camadas superiores da atmosfera ao menos não afetam os meus pulmões...

Sim, eu já sabia da rede, uso-a no seguimento sul quando falo da qualidade do ar.
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e StormRic

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Deve ter sido em 2017 que na África do Sul houve sérias restrições ao consumo de água. O abastecimento público esteve comprometido e as autoridades tiveram um grande problema em mãos. Lembro -me bem disso e de pensar como seria se fosse por cá ( nesse ano tb estávamos em seca severa).
Foi isso mesmo. No entanto, desde então, a África do Sul até tem tido um tempo razoavelmente chuvoso, o que tem sido importante para recuperar os aquíferos e as barragens (mas grande parte do país esteve literalmente a piques de ficar sem qualquer abastecimento de água, incluindo a própria Cidade do Cabo). :surprise:

Algo de semelhante aconteceu no ano passado na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com uma seca de dimensões colossais e que pode inclusive estar agora a influenciar o valor de inflação global neste momento devido à perda de exportações de cereais. A seca, que secou por completo as Cataratas do Iguaçu e que levou a que regiões inteiras chegassem a um ponto em que não teriam mais água, entretanto já acabou e desde o início do ano até tem chovido bem por lá. :confused:

Seja como for, todas estas situações são apenas um lembrete do facto de as secas estarem a tornar-se cada vez mais preocupantes devido às alterações climáticas e algum dia poderá haver uma catástrofe algures. Nós estamos literalmente numa das zonas mais críticas do planeta nesta questão, e o pior é que a nossa preparação é praticamente nula - se tivéssemos a mesma situação que o sudoeste dos EUA neste momento certamente estaríamos todos sem água agora mesmo! :uau:
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Já saiu as previsões Sazonais do ECM e para variar são sempre super estranhas, tanto que até me é dificil explicar, mas é uma previsão algo contrária ao meteo france.
Aponta para Outubro, Novembro como meses quentes e secos, depois Dezembro e Janeiro com a anomalia positiva na precipitação a sul do Algarve, Madeira e Mediterrâneo e depois Fevereiro e Março como meses mais secos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.