É visivelmente uma tempestade subtropical pelo que deveria ser Arlene, a primeira de 2023, está numa zona de água quente da corrente do Golfo
Por qualquer razão o NHC resolveu não nomear, de manhã nem tinha nada no outlook, agora já tem mas já não devem dar nome.
Foi assunto falado nas redes sociais desde a noite passada
Nos últimos anos houve algum debatel pelo CNF/NHC nomear subtropicais de vida curta, talvez tivessem receio de uma em pleno Janeiro dar ainda mais que falar
Não queremos mirones arrastados pelas ondas. Além da ondulação há que contar com o vento forte, rajadas de 85 Km/h que vão empurrar as ondas mais acima de onde elas chegariam sem vento. O vento irá também transportar as massas de água da rebentação e atirá-las bem longe e não apenas na forma de spray.
Comunicado válido entre2023-01-16 16:14:00 e 2023-01-19 16:14:00
Assunto: Depressão FIEN: efeitos em Portugal Continental COMUNICADO Nº 3
No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos para a nomeação de tempestades da época 2022-2023, foi atribuído pela AEMET o nome FIEN a uma depressão, que estará centrada em 53°N e 11°W hoje, dia 16 de janeiro de 2023 às 18:00UTC.
O estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão FIEN, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo.
Assim, durante o dia de hoje, com a aproximação de uma superfície frontal fria, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva no continente, em especial nas regiões Norte e Centro, passando a regime de aguaceiros no dia 17 com a passagem da referida superfície frontal de norte para sul. A precipitação nos dias 17 e 18 será de neve acima de 800/1100 metros de altitude no Norte e Centro, descendo gradualmente a cota para 500/700 metros de altitude, podendo acumular quantidades significativas no solo.
Prevê-se uma intensificação do vento de oeste/noroeste, que soprará forte no litoral oeste, com rajadas até 85 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120 km/h, em particular durante a noite de 16 para 17, rodando para norte /noroeste no dia 17.
A agitação marítima também irá aumentar na costa ocidental, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, que poderão atingir altura máxima até 12 metros, em especial a norte do Cabo Raso, onde, durante a noite de 17 para 18, deverão ter 7 a 7,5 metros de altura significativa com uma altura máxima até 14 metros.
A temperatura irá descer significativamente entre os dias 17 e 19, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5°C na generalidade do território, sendo entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 5 e 8°C nas regiões do litoral. A temperatura máxima deverá variar entre 5 e 12°C na generalidade do território, sendo até 14°C no litoral da região Sul e podendo ser inferior a 5°C em alguns pontos do interior Norte e Centro. Salienta-se que esta descida de temperatura, em conjunto com o vento forte que se fará sentir, dará origem a um maior desconforto térmico.
Devido a esta situação meteorológica, foram emitidos avisos LARANJA de agitação marítima para a costa ocidental, temporariamente com aviso VERMELHO a norte do Cabo Raso, assim como avisos AMARELO e LARANJA de rajada máxima e aviso AMARELO de precipitação e de NEVE para vários distritos do Norte e Centro.
Os avisos irão ser atualizados ao longo dos próximos dias, aconselhando-se o acompanhamento das previsões meteorológicas.
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: