Seguimento Meteorológico Livre - 2023

Estado
Fechado para novas mensagens.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,041
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Isso é rotas de aviões?:D Literalmente, um burro a olhar para o palácio mapa. :confused:

E dois, também não faço ideia o que aconteceu nesta carta. Provavelmente são registos ao longo das rotas, mas não era para figurarem nesta carta habitual. :lol:

Inclino-me mais para trajectos marítimos, observações em navios.
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,041
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)

O scanner de poluição open-source, se fôr ampla e publicamente usado, pode produzir mapas em tempo real de alta resolução da poluição nos meios urbanos, e não só.
As observações podem ser integradas numa camada do Google Maps, por exemplo, à semelhança de como é feito já para a monitorização do trânsito nos dispositivos GPS dos telemóveis.
---
A circulação oceânica é certamente tão ou mais complexa do que a circulação atmosférica, especialmente na sua capacidade e poder de transporte, armazenamento e deposição de materiais e compostos de todo o tipo. Muito a descobrir neste campo, e esta interacção em particular com a absorção e fixação vai fazer rever muitas previsões dos modelos climáticos.
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Tendo em conta o Aquecimento Súbito da Estratosfera que resultou no anticiclone que se estabeleceu sobre a Gronelândia, era suposto o sul de Portugal continental ter tido mais precipitação?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores



noaa-crw_mhw_v1.0.1_category_cur.png



-> https://research.noaa.gov/article/A...t-waves-happen-at-the-bottom-of-the-ocean-too
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
O Sahara a ter direito a umas trovoadas durante a semana.
Sobre o território da Líbia:
20230320092718-5fc85c26cf12f83e88fbc92b7bfe3436264c020b.png

20230320093715-ef378c55ed637eac7834205964e2f91d0542c232.png
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve
Para os menos entendidos este mapa é.....?
Obrigado
Acho que representa a anomalia da Altura Geopotencial de 500hPa durante o mês de abril.
Se não estou em erro, isso representa a altitude em decâmetros (dam) na qual a pressão é de 500hPa.
No caso do mapa os valores são a diferença para a média, pelo que, -20 significa que a altitude está prevista ser 20dam abaixo da média.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para os menos entendidos este mapa é.....?
Obrigado

Acho que representa a anomalia da Altura Geopotencial de 500hPa durante o mês de abril.
Se não estou em erro, isso representa a altitude em decâmetros (dam) na qual a pressão é de 500hPa.
No caso do mapa os valores são a diferença para a média, pelo que, -20 significa que a altitude está prevista ser 20dam abaixo da média.

Anticiclone (mais) a norte e depressões nas (nossas) redondezas.
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Para os menos entendidos este mapa é.....?
Obrigado
Muito basicamente, as cores quentes representam regiões onde predominam altas pressões, ao passo que as cores frias representam regiões de baixas pressões.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.