
Já não deve faltar muito para ser adicionado ao WorldView.
Entretanto, as imagens podem ser acedidas ali


O não haver "nada de relevante" já é por si só relevante!...Quando este tópico está assim parado é mau sinal, indica que nada de relevante está previsto nos próximos tempos![]()
Estamos a ter padrões parecidos ano após ano. Este ano está um pouco diferente do ano passado mas ainda assim com algumas semelhanças. Posto isto nada diz que o Inverno será chuvoso ou pelo menos normal. Acredito sim numa 2ªvolta agora em Dezembro que pode ou não ser interessante no caso do sul e depois nova estabilidade em Janeiro/Fevereiro.Estive a ver as previsões olhando aos pequenos detalhes no que toca a média do ensemble.
Vejo um Vp forte, o frio todo centrado em seu redor, sem sinais de quebra. Sem sinal de formação de Anticiclone escandinavo nem notícias sobre aquecimento na Estratosfera.
Assim sendo e neste dia, valendo o que vale, parece que as próximas semanas serão de tempo seco em especial a sul.
Quem olha as previsões sazonais apenas tenho a dizer que este ano as previsões me parece com pouca fiabilidade e com sinais contraditórios
Portanto, o normal.Mais um outono... mais do mesmo.
Umas 2 ou 3 semanas de chuva e depois... pouco ou nada a sul do Sistema M M Estrela.
O novo "normal"...Portanto, o normal.![]()
Eu aqui para este cantinho, não espero chuva significativa tão cedo!
E o GFS é especialista nesse "espezinhar". Repare-se como até mete algo a passar ao largo da costa sul, lá para o fim do mês:Este padrão é humilhante para o sul !!! É um espezinhar diário.
Em situações normais, o norte tinha na mesma acumulados superiores, mas o sul do país também beneficiava das superfícies frontais, o que não está a acontecer.O novo "normal"...
E o GFS é especialista nesse "espezinhar". Repare-se como até mete algo a passar ao largo da costa sul, lá para o fim do mês:
![]()
Preocupante é a persistência e a consistência entre modelos desta constante dicotomia exagerada entre o Noroeste e o Sul/Sueste:
ECMWF 00z
![]()
GFS 06z
![]()
Vá lá, até tivemos um bom período de instabilidade, este verão de S.Martinho é normal, e ocorre quase todos os anos... O problema, é a seca crônica, que especialmente, o vale do Sado, Baixo Alentejo e Algarve enfrentam, e é óbvio que a chuva por lá foi uma gota de água.Saudades tenho eu de Outonos e Invernos, com frentes constantes a atravessarem o território de norte a sul, com dias de aguaceiros, intervalados por dias realmente frios. As alterações climáticas são uma realidade. O que vemos em nada tem haver com o que víamos na infância da maior parte dos frequentadores deste fórum.
Temos de ser realistas. O melhor será darmos prioridade a uma mais inteligente gestão dos recursos hídricos. Caso contrário, dentro de alguns anos, não haverá sequer agua para consumo humano no Alentejo e Algarve em especial.