Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,657
Local
Açores
ESOTC_2023_EUROPE_OCEAN_FIGURE_1.png.jpg


 


Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Estamos com um pé no abismo e o outro a resvalar! A sociedade actual não tem respostas para o problema mas talvez a IA tenha... É perguntar à IA o que será preciso fazer?...
Mais vale a água a aquecer do que a arrefecer, certo? Por este andar, já viram o bom que vai ser ter água a 20º no Norte e a 26º no Sul? (contém ironia).
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,448
Local
Arronches / Lisboa
Mais vale a água a aquecer do que a arrefecer, certo? Por este andar, já viram o bom que vai ser ter água a 20º no Norte e a 26º no Sul? (contém ironia).
Isso já acontece de forma ocasional, mais de 25ºC no sotavento Algarvio e acima de 20ºC na costa Ocidental, desde que não haja nortada. No entanto, por muito que o oceano venha a aquecer, com a nortada nunca vamos ter essas temperaturas junto à costa com frequência durante o verão. É mais provável nos meses de transição.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,358
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A inércia térmica dos oceanos tem duas faces que complicam muito a tomada de decisões e a eficácia dessas decisões. Por um lado, até agora essa inércia parecia dar razão aos negacionistas, por outro lado a inércia futura fará com que eventual sucesso na estabilização do aquecimento seja protelado bem para a frente, fazendo parecer inúteis as acções empreendidas com esse objectivo.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
À boleia das anomalias positivas da temperatura da água do mar, têm chegado quantidades impressionantes de sargaço à Madeira. Embora não seja um fenómeno incomum, nunca se viu quantidades destas no arquipélago. Os grandes iates que fazem viagens transatlânticas Caraíbas-Mediterrâneo e que escalam a Madeira para reabastecimento, falam em várias grandes "ilhas" de sargaço ao longo do trajecto.

Foto do cais do Porto Moniz por estes dias. (FunchalNoticias).

sargaco2.jpg


Edit: Temperatura da água do mar já a ultrapassar os 22°C nos próximos dias na Costa Sul da Madeira.
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
Por aqui até me assustei quando fui em Agosto às praias de Lagos! A água cristalina estava preta devido às algas. Os areais junto às falésias estavam cheios delas já em decomposição.
Um cenário surreal comparado com os míticos dias de praia que tive na zona à uns anos atrás.
Entretanto pouco se ouviu falar na televisão talvez porque estamos demasiado dependentes dele...do turismo.
É preciso falar dos problemas para os tentar resolver ou minimizar.
Faz-se transparecer um cenário de normalidade que não existe. Começo a estar de acordo com os activistas malucos. Talvez tenham razão ainda que os métodos sejam discutíveis.
Os canais diplomáticos nem sempre funcionam...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Estamos com um pé no abismo e o outro a resvalar! A sociedade actual não tem respostas para o problema mas talvez a IA tenha... É perguntar à IA o que será preciso fazer?...
Tenho que fazer essas perguntas ao chatgpt. :D certamente responderá muito taxativamente alguma asneira. :lol:

Por aqui até me assustei quando fui em Agosto às praias de Lagos! A água cristalina estava preta devido às algas. Os areais junto às falésias estavam cheios delas já em decomposição.
Um cenário surreal comparado com os míticos dias de praia que tive na zona à uns anos atrás.
Entretanto pouco se ouviu falar na televisão talvez porque estamos demasiado dependentes dele...do turismo.
É preciso falar dos problemas para os tentar resolver ou minimizar.
Faz-se transparecer um cenário de normalidade que não existe. Começo a estar de acordo com os activistas malucos. Talvez tenham razão ainda que os métodos sejam discutíveis.
Os canais diplomáticos nem sempre funcionam...
A CMTV falou e deu em directo, mas ninguém ficou atolado nelas :D
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,226
Local
loule-caldeirao
Tenho que fazer essas perguntas ao chatgpt. :D certamente responderá muito taxativamente alguma asneira. :lol:


A CMTV falou e deu em directo, mas ninguém ficou atolado nelas :D
Afinal deu na CMTV e eu pra'qui a falar mal! Bom então assim chegou a mais de metade da população Portuguesa ou pelo menos a todas as tascas e tasquinhas :D
Sendo assim grande parte dos tugas já está sensibilizado. Só falta agora o Chega ter agenda climática ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)