Seguimento Meteorológico Livre - 2024

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,240
Local
loule-caldeirao

Interessante a parte deste artigo relativa ao consumo de água que é assim desperdiçado. :mad:
Capitalismo selvagem no seu melhor! Parece-me que esse modelo está mais do que gasto. Isso é a prova que nem sempre o mercado se consegue regular a ele próprio.
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,136
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
E Junho parece poder vir a ser fresquito embora ainda seja cedo..
Eu não sei onde é que viste isso, os modelos a longo prazo neste momento apontam para um mês de junho com temperaturas relativamente normais em grande parte do país. Só mesmo o litoral oeste é que deve ter anomalias negativas na temperatura devido à intensificação da nortada, na primeira semana do mês - o que também é totalmente normal para esta altura do ano. :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,526
Local
Olhão (24 m)
Certo, e eu acrescento que ainda pode vir a ter uma onda de calor.
Mais certo, ter 1 ou 2 ondas de calor do que ser fresco, então no Sul será uma miragem esse fresquito. :rolleyes:

Aliás, dia 30 pode ter máximas altas, ainda sou do tempo que chovia e trovejava no meu dia de anos e volta e meia tenho a sorte de ter um feriado no meu dia. :pray:
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,999
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Verão de 2024 pode vir a ser o mais quente de sempre na Europa.​


A probabilidade de as temperaturas excederem a média é diferente de país para país.

Em Portugal, o calor extremo é menos provável do que em países como Espanha ou Itália.

O verão deste ano pode ser de muito calor na Europa.

Pelo menos é isso que diz o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo, que prevê uma grande probabilidade de as temperaturas ficarem acima da média em junho, julho e agosto.


Depois de ser confirmado que o verão de 2023 foi o mais quente dos últimos dois mil anos no hemisfério norte, o centro europeu adianta agora que o verão de 2024 pode vir a ter temperaturas acima da média, especialmente no sul da Europa, como Espanha, Itália e Grécia.

mw-720


De acordo com o mapa divulgado, o litoral de Portugal não deverá ser tão afetado.

Segundo o espanhol ABC, que cita meteorologistas da Atmospheric G2, o verão de 2024 poderá vir a ultrapassar (ou pelo menos entrar na luta) o de 2022, o mais quente registado na Europa até à data.

Portugal registou quatro ondas de calor no verão de 2022. No Reino Unido, foram atingidos os 40 graus e Espanha teve uma onda de calor que durou 42 dias.

O Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a Médio Prazo estima que há 50 a 70% de probabilidades de que este verão seja um dos mais quentes.

Essa probabilidade baixa no litoral português, com 40 a 50%.


Quase todos os anos a história e as previsões se repetem, ou será o Verão mais quente de sempre, ou o Inverno mais frio e por aí fora :rolleyes:

Acho que é melhor aguardar e seguir a evolução e os registos, é mais certo.. :D
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,240
Local
loule-caldeirao
Mais certo, ter 1 ou 2 ondas de calor do que ser fresco, então no Sul será uma miragem esse fresquito. :rolleyes:

Aliás, dia 30 pode ter máximas altas, ainda sou do tempo que chovia e trovejava no meu dia de anos e volta e meia tenho a sorte de ter um feriado no meu dia. :pray:
Para um ano dito "normal" está é tudo já demasiado seco.. No final de Junho já vai estar tudo em stress hídrico! É ano após ano a mesma conversa! Sei que é chato mas não há mais nada que o pessoal do sul possa dizer aqui no fórum. Já nem discuto se troveja ou se assado ou cozido, desde que não faça muito calor e caiam uns pingos já está bom! Só que nem isso...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,136
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Para um ano dito "normal" está é tudo já demasiado seco..
Querias milagres? 2023 foi um ano incrivelmente seco a sul do Tejo, com totais anuais típicos de climas desérticos. E a chuva "normal" deste ano caiu num curto espaço de tempo, entre janeiro e abril, sendo que a primavera pouco ou nada trouxe da típica instabilidade para esta altura do ano. :dry:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,780
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Informação especial
Comunicado válido entre 2024-05-28 17:37:00 e 2024-05-30 23:59:00
Assunto: Tempo quente em Portugal continental
A partir de dia 28 de maio, o estabelecimento de uma crista anticiclónica sobre o golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica dará origem a uma circulação atmosférica favorável a uma situação de tempo quente e seco em Portugal continental.

Para os próximos dias, prevê-se uma subida dos valores de temperatura, em especial da máxima, sendo de esperar valores acima de 30°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e valores entre 35 e 38°C no interior das regiões Centro e Sul. Assim, poderão vir a ser emitidos avisos de tempo quente pelo que se aconselha o acompanhamento das previsões nos próximos dias.

A temperatura mínima também irá aumentar, estando previstos valores entre 20 e 22°C na Beira Baixa, Alto Alentejo e Sotavento Algarvio nos dias 30 e 31.

A tendência aponta para uma pequena descida dos valores de temperatura durante o fim de semana, no entanto, os valores da temperatura máxima deverão ainda persistir elevados nos dias seguintes.

O vento será do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde devido ao reforço do efeito de brisa e rodará para quadrante leste a partir fim do dia 30.

No dia 30, a aproximação de uma superfície frontal fria ao norte da Península Ibérica aumentará temporariamente a instabilidade atmosférica, havendo assim a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano.

Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do Perigo de Incêndio Rural (PIR), com diversos concelhos do interior Norte e Centro, bem como na região Sul, a serem classificados com valores de PIR máximo ou muito elevado, com implicações na restrição ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural.

Este comunicado será atualizado caso se justifique.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:

Para mais detalhes sobre o Perigo de Incêndio Rural consultar:
Data de edição: 2024-05-28 17:37:56
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,780
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
EMA's
Temperaturas máximas (ºC)
2024-05-29

26,3 Albufeira
35,7 Alcácer do Sal
25,0 Alcobaça
32,0 Aldeia do Souto
25,9 Aljezur
36,8 Alvalade
36,7 Amareleja
27,2 Anadia
19,4 Angra do Heroísmo
26,2 Arruda dos Vinhos
21,1 Aveiro
36,0 Avis Benavila
31,3 Barreiro Lavradio
30,2 Bragança
17,1 Cabo Carvoeiro
-----Cabo da Roca
18,1 Cabo Raso
-----Campo de Tiro / Alcochete
28,9 Castro Marim
36,6 Castro Verde/Neves Corvo
26,8 Cerval / Aeródromo
-----Chamusca – Chouto
30,1 Chaves/Aeródromo
-----Colares
35,9 Coruche
33,3 Covilhã
36,6 Elvas
35,7 Évora/Centro Coordenador
23,9 Figueira da Foz / Vila Verde
26,7 Fóia
29,9 Guimarães
20,7 Horta/Aeroporto
-----Horta/Observatório
21,3 Ilha da Graciosa / Aeródromo
22,8 Ilha das Flores / Aeródromo
20,0 Ilha das Flores / Fajã
21,2 Ilha de S.Jorge / Aeródromo
21,9 Ilha do Corvo / Aeródromo
23,9 Leiria / Aeródromo
30,3 Lisboa / Instituto Geofísico D.Luís
30,9 Lisboa / Tapada da Ajuda
32,7 Lisboa Amoreiras
28,9 Loulé
30,4 Lousã Aeródromo
25,3 Lousã Candal 621m
21,3 Lousã Trevim 1167m
28,6 Luzim
-----Mêda
30,8 Nelas
29,2 OGAUC/Dias-da-Silva
28,6 OGAUC/Santa-Clara
28,7 Olhão – EPPO
-----Ourém – Fátima
-----Ourique – Santana da Serra
28,6 Paços de Ferreira
22,1 Pedras Rubras / Aeródromo
34,6 Pegões
22,1 Ponta Delgada/Nordela
26,3 Porto Massarelos
-----Praia da Rocha
33,3 Proença-a-Nova
26,9 Rio Maior
30,0 Sabugal
20,2 Santa Cruz / Aeródromo
24,0 Santa Maria/Aeroporto
18,1 São Pedro de Moel
29,8 Seia / Aeródromo
25,0 Seia / Sra. Espinheiro
25,6 Serra do Pilar / Porto
28,1 Tavira
26,6 Torres Vedras Dois Portos
29,5 Trancoso
32,1 Vila Real Cidade
-----Vila Real de Santo António
32,7 Viseu Cidade
 
Última edição:

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,858
Local
Faro
O Algarve está muito quente hoje.
Em relação aos modelos e as previsões para os próximos dias indica que até pelo menos dia 5 Junho as temperaturas andarão entre 33 a 35c.
Após isso tudo depende da trajectória, intensidade, interacção da cutt off com um sistema depressionario a norte, daí neste momento existe uma enorme incerteza nos modelos após esse dia.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,015
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Aliás, dia 30 pode ter máximas altas, ainda sou do tempo que chovia e trovejava no meu dia de anos e volta e meia tenho a sorte de ter um feriado no meu dia. :pray:
Pois é, se querias chuva e trovoadas neste dia, o melhor que te poderemos oferecer é uma chuva de PARABÉNS.

Parabéns então, goza o bom tempo, feliz aniversário!
Um abraço :cheers:
 
Última edição: