Davidmpb
Super Célula
Vou aproveitar para colher a minha azeitona, não é muita, mas sempre me leva uns dias..Bom agora lá vem a pausa com kitkat ! Desta vez até faz falta...foi muita água derrepente !
Vou aproveitar para colher a minha azeitona, não é muita, mas sempre me leva uns dias..Bom agora lá vem a pausa com kitkat ! Desta vez até faz falta...foi muita água derrepente !
Bom, nada como ver os efeitos de toda essa precipitação...Resumo a Sul:
Bei Facebook anmelden
Melde dich bei Facebook an, um dich mit deinen Freunden, deiner Familie und Personen, die du kennst, zu verbinden und Inhalte zu teilen.www.facebook.com
Grazalema passou dos 300 mm.
É o drama, a tragédia e o horror sempre que chove ou o tempo está mais frio neste país.
![]()
Está um frio de rachar: Portugal com temperaturas abaixo do normal para a época
As temperaturas vão cair de norte a sul do país nos próximos dias e chegar a graus negativos.sicnoticias.pt
Quando chegármos ao Natal com 25°C está tudo calado e nem uma linha para se analisar o problema.É o drama, a tragédia e o horror sempre que chove ou o tempo está mais frio neste país.
Esta meia dúzia de dias abaixo da média não se compara com as anomalias positivas entre 5ºC a 10ºC que, principalmente o Interior, teve durante dias a fio no verão e durante grande parte do mês de outubro.
Outra muito boa nessa notícia é o facto de dizerem que pode nevar na Serra da Estrela quando não se prevê qualquer precipitação durante estes dias.
Só quando ver a Mãe Natal em bikini, é que eu acredito que existe um aquecimento.Quando chegármos ao Natal com 25°C está tudo calado e nem uma linha para se analisar o problema.
Ainda não ouvi ninguém dizer ou comentar que a "Cláudia" foi uma benção ressalvando lá está as desgraças pontuais. Continuo a achar que apesar do "mau tempo" pontual o nosso maior problema é o "bom tempo" em demasia ou contextualizando, temperaturas altas com ausência de precipitação por semanas/ meses.

Para mim, a tempestade Claudia deu origem a uma sinóptica normal de outono com os riscos associados a este tipo de situações, que sempre houve e sempre irão haver. É um facto que podem estar a tornar-se mais frequentes e severos, mas já sabemos disso, a única solução é haver preparação para diminuir o impacto dos fenómenos extremos. Refiro-me principalmente às inundações, dado que é um problema de planeamento que toda a gente sabe que existe, pois acontece quase sempre nas mesmas cidades. Principalmente no Sul, um dos grandes motivos para tal é a construção sobre leitos de cheia ou então a própria ocupação do leito dos cursos de água que correm só de tempos a tempos, mas quando chove muito claro que dá asneira e por isso, façam aquilo que fizerem, o desfecho vai ser quase sempre o mesmo.Quando chegármos ao Natal com 25°C está tudo calado e nem uma linha para se analisar o problema.
Ainda não ouvi ninguém dizer ou comentar que a "Cláudia" foi uma benção ressalvando lá está as desgraças pontuais. Continuo a achar que apesar do "mau tempo" pontual o nosso maior problema é o "bom tempo" em demasia ou contextualizando, temperaturas altas com ausência de precipitação por semanas/ meses.

Vais tudo para o saco das alterações climáticas, mas estas propiciam eventos fora de normal, como as temperaturas elevadas durante o verão. Eu sou da terras que tem o recorde do tornado mais forte registado em Portugal, um F3 em 1956, temos que diferenciar eventos extremos que sempre aconteceram e vão continuar a acontecer dos causados pelas alterações climáticas, e isso é difícil, nos meus tempos de escola havia cheias logo em Novembro, e era sempre chuva desde o final de Setembro, nos últimos anos temos tido um Verão tardio, isso saão as alterações climáticas, a tempestade Cláudia foi mais uma que sempre aconteceram no Outono.Já agora, tenho 45 anos e já passou um tornado por cima de mim e tinha uns 15 ou 16 anos e causou estragos portanto agora tudo o que existe é alterações climáticas

O facto de no teu concelho a tempestade ter parecido “banal” não diz nada sobre as tendências reais.Só quando ver a Mãe Natal em bikini, é que eu acredito que existe um aquecimento.
Tirando as inundações tipicas do Outono ou Inverno em meio urbano e não fosse o tornado de Albufeira e um ou outro fenómeno extremo de vento e a Cláudia tinha sido uma tempestade banal. No Sotavento, a precipitação vai acabar na média ou abaixo como em Olhão e Tavira, portanto não vi nada de extraordinário e já vi situações em que nem nome a tempestade tem e causa bem mais estragos, a Cláudia trouxe fenómenos localizados e não abrangentes, aqui não encheu o túnel logo foi um fiasco.
Já agora, tenho 45 anos e já passou um tornado por cima de mim e tinha uns 15 ou 16 anos e causou estragos portanto agora tudo o que existe é alterações climáticas, são é apanhados do clima, ainda o recorde de 1989 não foi batido, aquilo é que era dilúvios nesse Outono no Algarve e já agora se voltar a acontecer será uma tragédia devido ao mau ordenamento do território em que muitos terrenos desapareceram e hoje existem apartamentos tapou-se linhas de água, canalizou-se linhas de água e um dia será o caos, aliás basta ver que gastam milhões em obras e no final, acontece na mesma.
COPENHAGEN, Nov 20 (Reuters) - The EU is launching a service to measure the role climate change is playing in extreme weather events like heatwaves and extreme rain, and experts say this could help governments set climate policy, improve financial risk assessments and provide evidence for use in lawsuits.
(...)
Funded for about 2.5 million euros over three years, Copernicus will publish results by the end of next year and offer two assessments a month - each within a week of an extreme weather event.
For the first time, "there will be an attribution office operating constantly," said Carlo Buontempo, director of Copernicus Climate Change Service.
E o mais provável é não ser batido, pois a tendência é diminuir a precipitação no Sul. E nesse aspecto da precipitação muitos outros recordes de precipitação poderão não mais ser batidos, a não ser por eventos com potencial de período de recorrência de centenas de anos.o recorde de 1989 não foi batido