Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
-> https://user.eumetsat.int/news-events/news/fci-day-snow-fog-rgb-on-eumet-view

---

(Integrated Forecasting System = IFS, o principal modelo a que a vasta maioria chama de ECMWF)

aifs_forecasting_system_simplified_2_1000px-1000x692.jpg

Parece-me invulgar esta circulação de Dezembro, em geral em média de WNW, trazendo sucessivas frentes que começam pelo Noroeste mas é no Litoral Centro que deixam, comparativamente em relação ao que é normal, mais chuva. Isto para os locais menos interiores. Muitas estações de Aveiro para sul já têm acumulados maiores do que as grandes cidades do Norte. :intrigante:
Será menos normal, mas temos de pensar que a zona centro tem áreas de montanha, ou pré-montanha, que tem uma pluviometria generosa, dos vários quadrantes marítimos.
São estes anos que proporcionam as precipitações para rivalizar com algumas zonas do litoral norte.

Este não tem sido um ano hidrológico particularmente rico em chuva estratiforme, alguns episódios apenas, mas mesmo assim levo valores acumulados muito bons. Mesmo este mês levo 284 mm (tenho comparado o pluviómetro Oregon com o udómetro Hellmann para validar).

Mas estou longe de valores recorde para já. Veremos o que nos traz o ainda longo inverno pela frente.
E que a chuva "passeie por todo o país como tem acontecido. ;)

Podem ter a cota mas não têm a precipitação :D
O GFS já há várias saídas que insiste em cotas baixíssimas para o litoral , o que é invulgar . Pode até não vir nada , mas também pode vir aí para os inícios de janeiro uma siberiana com possibilidade de se associar a alguma depressão retrógrada e isso pelo menos faz - nos sonhar .

Ai, se fosse Janeiro com uma depressão retrógrada... :rolleyes:

• Gosto
Reactions: StormRic e Cesar