https://www.independent.co.uk/news/science/ghost-lantern-mystery-reveal-orbs-b2699440.html
Há quem defenda que a realidade é na verdade uma simulação. Físicos. A sério.
A vasta maioria das pessoas não terá contacto com
eventos mais exóticos. Mas isso não quer dizer que não existam.
Especialmente os que têm explicação um bocadinho mais difícil.
+
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC11620898/pdf/fpsyg-15-1473340.pdf
Interessante esse debate.
Sobrenatural ou desconhecido?
Certamente deverão haver muitas falsidades para obter benefício próprios.
Eu ultimamente evito abordar este tema, não só pela falta de tempo, mas também porque muitas pessoas se excedem, sejam religiosos extremistas ou ateus.
Na minha opinião, tem sido interessante (ainda que tímida) a tentativa da ciência em abordar a questão da existência divina e dos espíritos.
Digo isto porque há uns anos, por curiosidade, fui pesquisar sobre o tema, e fiquei muito surpreendido com o que já se avançou em termos de teorias e igualmente com o nível académico dos respetivos intervenientes.
Normalmente quem está em ciência, mesmo que seja crente (e há bastantes mais do que muita gente pensa) evita falar sobre o tema em público. Daí também a minha curiosidade em abordar este assunto.
Algumas teorias interessantes, são as do design e programação inteligentes (baseadas nas caraterísticas e funções do ADN, por exemplo), e as que reportam que certas manifestações espirituais são sinais de inteligência e uma realidade passível de ser documentada cientificamente (existindo fenómenos a ocorrer de forma regular (no tempo e no espaço) que podem ser vistos, ouvidos, sentidos e gravados com determinada instrumentação).
Presumo que para o último caso, existam alguns locais, que alguns investigadores assinalem como pontos relevantes, onde se podem ter experiências pessoais e gravar certos fenómenos.
Para simplificar ainda mais, não deverá ser complicado fazer uma lista de vários locais onde a suposta atividade espiritual tem sido documentada através de instrumentação (além de supostamente observada por diferentes sujeitos e grupos de investigação) e ir pessoalmente a esses locais, ficar umas noites ou dias por lá, para verificar pessoalmente se acontece algo fora do normal.
Pessoalmente, acho que não há nada melhor como ter uma mente científica, crítica mas inquisitiva e deixar as nossas experiências pessoais darem-nos as respostas (mesmo que sejam apenas algumas).
As pistas servem para manter a mente aberta, mas não deverão ser outros a explicarem-nos no que devemos acreditar ou não acreditar, isso penso que terá que vir de nós mesmos.
Deixo aqui alguns vídeos, para servirem de
«food for thought» a quem tenha curiosidade, para ver com calma e tempo, alguma abordagem científica ao tema, assim como uma experiência pessoal (alguns em Inglês, outros em Português Brasileiro, peço desculpa, mas não tive tempo para procurar por mais):
Aqui aparece uma experiência pessoal curiosa (aconselho a usar legendas para compreender melhor o que é dito):
Aparentemente são vários os casos, em que até professores universitários, médicos e outras pessoas do ramo científico, tiveram experiências semelhantes a esta, e não apresentam um historial de crenças religiosas e pouco ou nada teriam a ganhar em vir publicamente falar sobre isto. Quanto muito teriam a perder, pois poderia ser vistos como loucos e a sua reputação académica poderia ficar em risco.
Por isso acho isto curioso.
Certamente poderá haver muito mais a falar sobre este tema e se calhar poderão até haver mais teorias, mas isto se calhar ficaria melhor noutro tópico.