Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
-> https://core.ac.uk/download/pdf/30944567.pdf

Todo o norte de África é basicamente uma gigante depressão térmica.

zYdg4pV.png

xW81gPX.png
E sempre com tendência a anexar a península Ibérica como satélite, forçando o anticiclone a ficar "escavado" nessa área produzindo a imagem de contornar a península pelo norte, quase fechando a circulação a Leste ao lançar uma crista descendo em latitude até às costas da Argélia e Tunísia. Fica assim criada a corrente de Sueste/Leste que no traz os dias tórridos no interior e nortada no litoral Oeste (ou nem mesmo o litoral escapa se todo o sistema se deslocar para oeste, e basta um ligeiro deslocamento).
Existe algum produto que mostre pressão em altitude?
Imagino que haja ar descendente sobre o norte de África, devido à célula de Hadley, mas isso não é visível no mapa devido à "interferência" das depressões térmicas.

Última edição:
1747990689203.webp

:dry:

É isso mas ao contrário, em vez de ser a altitude onde está determinada pressão, quero a pressão que está a determinada altitude. O ideal seria uma altitude onde o efeito da depressão térmica já não se faça sentir.

Do meu parco conhecimento, o produto mais porreiro seria este se PT estivesse incluído.

4pYLMRj.png

A alternativa é criar um perfil vertical (vermelho = temperatura):

echZnqe.png

Talvez "tesourinho deprimente":

"Em Faro, no Algarve, as previsões são igualmente animadoras, com os termómetros a atingirem os 34 graus Celsius na quinta-feira, o dia mais quente da semana. Nos restantes dias, as temperaturas não descem nunca dos 30 graus, sendo a mais baixa prevista de 32. O céu estará limpo e o vento, a existir, será de intensidade fraca."

Já estou a ver os cidadãos algarvios que trabalham ao ar livre a ficar animadíssimos com os 34ºC... :facepalm:

25 graus de amplitude termica? Isto está pior que em qualquer Deserto...
Bem , costipar ai já nao vai acontecer, porque já apanhei uma esta semana!!!
De manhã na Escócia e à tarde em Marrocos. :D

O ECMWF 12z e o GFS 18z nada têm de valores de máximas desta ordem, não sei onde o IPMA foi buscar aqueles 40ºC ou outros valores recordistas. :huh:
As previsões automáticas do IPMA não são diretas dos modelos. É claro que tem por base o ECMWF (determinista e ensemble), e a curto prazo por vezes o AROME, mas passam sempre por um pós-processamento. Esse pós-processamento tem como principal objetivo reduzir o erro da previsão das temperaturas em cada ponto, uma vez que os modelos falham muitas vezes a detetar fenómenos locais/pequena escala, e a orografia do modelo também está em vários casos longe de representar a realidade, pelo que são aplicadas correções específicas nesses pontos. A Serra da Estrela é um dos principais exemplos, mas não só. Está mais que verificado que, em média, as temperaturas previstas pelo IPMA (pós-processamento), tem um erro reduzido face à previsão direta do modelo, em média. Claro que não vai ser melhor em todas as situações, em todos os locais, mas todas estas estatísticas são controladas internamente.

PS: Não é de estranhar variações de 1/2ºC face ao modelo. O ECMWF tem previsto para o vale do Sado, por exemplo, temperaturas da ordem dos 38/39ºC. Não é de estranhar que em alguns pontos, como Alcácer do Sal, possa ir aos 40ºC após pós-processamento. Se depois lá chega na realidade, não sei, mas tem condições para ficar muito perto.

Última edição: