Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Para os mais alarmados, são saídas do ensemble e intencionalmente procurei as mais extremas.

Operacional:

gfs_1_150qou6.png

vs (nas 2 a máxima é 47c)

gens-16-0-150.png

gens-19-0-150.png

Numa publicação do Meteo Trás os Montes, encontrei esta relíquia de comentário:

"Temos Verões cada vez mais curtos e Outonos/ Invernos muito longos..que tristeza." :D

Numa publicação do Meteo Trás os Montes, encontrei esta relíquia de comentário:

"Temos Verões cada vez mais curtos e Outonos/ Invernos muito longos..que tristeza." :D

há pessoal que vem 1 dia mais nublado com uns borrifos no verão é um drama do verão nunca mais é o mesmo.... eu vejo com cada relíquia nesses comentários, às vezes dá me tanta vontade de responder... mas deixo me estar quieto, e aqueles quando essas páginas fazem anuncios do tempo quente como tivemos ai há pouco tempo (e vamos ter de novo...) de 43 44ºC por ai e vem aqueles "ah e tal isto é normal, calor no verão que drama de noticia, só para gerar pânico desnecessário, qualquer coisa é noticia" tipo coisas assim, eu fico impressionado com alguns comentários que vejo :facepalm:

Cá está: :rolleyes: Ver anexo 24162

Entretanto outra relíquia: :D

Ver anexo 24163
A falta de noção é tremenda... Se há coisa que este verão não tem sido é ser fresco e "outonal". Tem sido mais instável do que o habitual, é verdade, mas não tem sido frio. Aliás, tem sido ridiculamente quente em relação à média, como tem sido todo o ano de 2025: :calor:
kH0mRLLh.png

E os invernos e outonos "muitos longos"?! A última vaga de frio por esta zona, que eu saiba, foi em janeiro de 2021. 2022 e 2024 não tiveram eventos de frio, e 2025 segue o mesmo caminho. 2023 teve um ou outro dia de frio a sério aqui na zona, mas foi pouca coisa. :rolleyes:

A falta de noção é tremenda... Se há coisa que este verão não tem sido é ser fresco e "outonal". Tem sido mais instável do que o habitual, é verdade, mas não tem sido frio. Aliás, tem sido ridiculamente quente em relação à média, como tem sido todo o ano de 2025: :calor:
kH0mRLLh.png

E os invernos e outonos "muitos longos"?! A última vaga de frio por esta zona, que eu saiba, foi em janeiro de 2021. 2022 e 2024 não tiveram eventos de frio, e 2025 segue o mesmo caminho. 2023 teve um ou outro dia de frio a sério aqui na zona, mas foi pouca coisa. :rolleyes:
Tem havido muita dicotomia isso é verdade ( ainda bem! ) mas o engraçado é que para muita gente 1 a 2 dias frescos apagam semanas de calor para não falar de confundir Invernos chuvosos e tempestuosos com frio. Do Novembro e Dezembro miseráveis que tivemos também ninguém fala...

Tem havido muita dicotomia isso é verdade ( ainda bem! ) mas o engraçado é que para muita gente 1 a 2 dias frescos apagam semanas de calor para não falar de confundir Invernos chuvosos e tempestuosos com frio. Do Novembro e Dezembro miseráveis que tivemos também ninguém fala...
Novembro foi porreiro em chuva, aqui na zona. :D Agora, quase não existe é estações de transição em termos de temperaturas, passas do Verão para o Inverno e este ano, passaste do Inverno para o Verão num instante. Frio é coisa cada vez mais rara, agora calor não falta e está bem mais quente do que no ano passado.

Sim, no Algarve choveu. Mas de uma forma geral o que dizem os boletins do IPMA, é que Dezembro de 2024, foi o mais seco desde 1931, e Novembro de 2024 o mais quente desde 1931, sim, sim os invernos são cada vez mais prolongados... para não falar dos verões cada vez mais curtos...
Essa gente que pensa isso, devia ser obrigada por lei a passar um período mínimo de 15 dias no verão a sul do tejo, nada de litoral, levar com temperaturas diárias de no mínimo 35ºC, para não dizer 40ºC , com mínimas de Portalegre.
Aceitam-se sugestões . Hihihi

Todos os anos, sempre que surge um ou outro dia de chuviscos nesta altura, é logo um drama.
No auge daquela seca horrível de 2017, com os fogos de Pedrógão e depois os de outubro ainda na memória, bastou haver 2 ou 3 dias de chuva fraca em novembro para ter colegas de curso a queixarem-se que nunca mais havia sol

Aliás, basta vermos, que no verão ( principalmente nos últimos), temos sempre pelo menos duas ou três ondas de calor. E no inverno, quantas ondas de frio temos?
As ondas de frio são mais difíceis de acontecer no nosso clima, para ser justo, mesmo quando tivemos alguns meses realmente frios na década passada eram raras, e mesmo quando aconteciam quase nunca afetavam mais que 2 ou 3 estações