Aine
Cumulus
Espero mesmo que seja um desvaneio...
Numa publicação do Meteo Trás os Montes, encontrei esta relíquia de comentário:
"Temos Verões cada vez mais curtos e Outonos/ Invernos muito longos..que tristeza."![]()
Todos os anos, sempre que surge um ou outro dia de chuviscos nesta altura, é logo um drama.há pessoal que vem 1 dia mais nublado com uns borrifos no verão é um drama do verão nunca mais é o mesmo....
Numa publicação do Meteo Trás os Montes, encontrei esta relíquia de comentário:
"Temos Verões cada vez mais curtos e Outonos/ Invernos muito longos..que tristeza."![]()
A falta de noção é tremenda... Se há coisa que este verão não tem sido é ser fresco e "outonal". Tem sido mais instável do que o habitual, é verdade, mas não tem sido frio. Aliás, tem sido ridiculamente quente em relação à média, como tem sido todo o ano de 2025:
Essa "erva" era da boaNuma publicação do Meteo Trás os Montes, encontrei esta relíquia de comentário:
"Temos Verões cada vez mais curtos e Outonos/ Invernos muito longos..que tristeza."![]()
Tem havido muita dicotomia isso é verdade ( ainda bem! ) mas o engraçado é que para muita gente 1 a 2 dias frescos apagam semanas de calor para não falar de confundir Invernos chuvosos e tempestuosos com frio. Do Novembro e Dezembro miseráveis que tivemos também ninguém fala...A falta de noção é tremenda... Se há coisa que este verão não tem sido é ser fresco e "outonal". Tem sido mais instável do que o habitual, é verdade, mas não tem sido frio. Aliás, tem sido ridiculamente quente em relação à média, como tem sido todo o ano de 2025:
![]()
E os invernos e outonos "muitos longos"?! A última vaga de frio por esta zona, que eu saiba, foi em janeiro de 2021. 2022 e 2024 não tiveram eventos de frio, e 2025 segue o mesmo caminho. 2023 teve um ou outro dia de frio a sério aqui na zona, mas foi pouca coisa.![]()
Novembro foi porreiro em chuva, aqui na zona.Tem havido muita dicotomia isso é verdade ( ainda bem! ) mas o engraçado é que para muita gente 1 a 2 dias frescos apagam semanas de calor para não falar de confundir Invernos chuvosos e tempestuosos com frio. Do Novembro e Dezembro miseráveis que tivemos também ninguém fala...
No auge daquela seca horrível de 2017, com os fogos de Pedrógão e depois os de outubro ainda na memória, bastou haver 2 ou 3 dias de chuva fraca em novembro para ter colegas de curso a queixarem-se que nunca mais havia solTodos os anos, sempre que surge um ou outro dia de chuviscos nesta altura, é logo um drama.
Aliás, basta vermos, que no verão ( principalmente nos últimos), temos sempre pelo menos duas ou três ondas de calor. E no inverno, quantas ondas de frio temos?Frio é coisa cada vez mais rara, agora calor não falta e está bem mais quente do que no ano passado.
As ondas de frio são mais difíceis de acontecer no nosso clima, para ser justo, mesmo quando tivemos alguns meses realmente frios na década passada eram raras, e mesmo quando aconteciam quase nunca afetavam mais que 2 ou 3 estaçõesAliás, basta vermos, que no verão ( principalmente nos últimos), temos sempre pelo menos duas ou três ondas de calor. E no inverno, quantas ondas de frio temos?