algarvio1980
Furacão
No Algarve, era expectável um Outubro seco e assim está a ser, Novembro mudará...

Estamos quase a entrar no "Verão de São Martinho".De todas as embrulhadas possíveis, aquela que menos desejo é o regresso de temperaturas mais elevadas. Tudo depende de onde irá cair uma possível cut-off no início da próxima semana. O ECMWF coloca-a na zona da Madeira e por isso, ISO 20 a tocar quase o Sul de Espanha.
Ainda existe muita indefinição até lá, o normal nestes cenários e ainda mais a 1 semana de distância. Neste momento, o que parece certo é a escassa precipitação no Sul.
Tipíco cenário de períodos com bloqueio persistente em que o Atlântico "abre" meia dúzia de dias, mas com uma sinóptica que beneficia apenas os sítios do costume para depois estabilizar durante umas semanas de novo. A melhor oportunidade para o Sul seria a interação de massas de ar no fim de semana, mas alguns modelos colocam o anticiclone a cortar essa possibilidade e portanto, a frente a dissipar-se completamente e a cut-off a ficar algures por um dos arquipélagos.
Muito pouco ambicioso este outono até ao momento. Ao invés de ver umas trovoadas nas previsões, vejo chuviscos.Veremos se isto é o início de um padrão mais instável ou apenas um breve enfraquecimento do anticiclone.![]()
