Seguimento Meteorológico Livre - 2025

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Tandis que l’Europe profite d’une grande douceur, la Sibérie s’enfonce dans un froid parfois remarquable aussi tôt dans la saison. Les températures y ont chuté jusqu’à -45 degrés.
Bem é melhor começar a queimar muito combustível já, muitas fogueiras.
Temos de aquecer o planeta rapidamente!
 
Nesta imagem já vemos o núcleo da depressão com muita actividade eléctrica na metade sul da mesma, dentro da massa de ar frio que a caracteriza actualmente.
Também já se observa actividade eléctrica na frente que começa a afecar o Minho a esta hora:

Eumetsat.webp
 
A estação dos Carris vai ser muito visitada...

Já leva 549.9 mm desde o dia 19/10 e tem algumas falhas de dados, portanto será um pouco mais.

Dia mais chuvoso até ao momento 142.7 mm em 31/10.


1762889118379.webp



Hoje mais 31.5 mm e chove por lá.

É um "mundo à parte"

 
Última edição:
Carris leva agora 33,3 mm de acumulado.

Deixo aqui esta imagem de satélite composta, com a temperatura dos topos das células onde há convecção associada:
Eumetsat.webp
 
Do 1º para o 2ºcomunicado do IPMA relativo à 'Cláudia' para o Continente, já não há referência aos 150 mm de acumulados possíveis até Domingo; rajadas máximas nas terras altas diminuíram de 120 para 110 Km/h.

2º comunicado agora também para o Continente:

Comunicado válido entre 2025-11-11 18:22:00 e 2025-11-13 23:59:00
Assunto: Vento, chuva e agitação marítima - Depressão CLAUDIA - Continente - Comunicado nº2
CLAUDIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão, com expressão em altitude, que se prevê que às 00 UTC de dia 12 de novembro esteja centrada aproximadamente em 50°N e 20°W, com uma pressão atmosférica no centro de 977 hPa, inserida numa vasta região depressionária complexa sobre o Atlântico Norte e que se prevê ficar quase estacionária até ao fim de semana.

Portugal continental irá sentir os efeitos da referida depressão, inicialmente com a aproximação do sistema frontal associado, a partir do final de dia 11 no Minho, estendendo-se gradualmente às restantes regiões do continente ao longo do dia 12, e nos dias seguintes, através da passagem de sucessivas linhas de instabilidade, pelo menos até ao fim de semana.

Assim, prevê-se ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, persistentes, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. A partir da tarde de dia 13, a precipitação ocorrerá maioritariamente em regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, podendo ser pontualmente em forma de granizo. Os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se no litoral das regiões Norte e Centro e nas regiões montanhosas.

O vento soprará do quadrante sul, com rajadas até 70 km/h no Minho no dia 11, que se irão estender ao restante litoral oeste no dia 12, e com rajadas até 80 km/h nas terras altas. O pico de intensidade do vento prevê-se que seja atingido na quinta-feira, dia 13, quando as rajadas poderão atingir valores até 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas.

Adicionalmente, prevê-se ondas de sudoeste com 3 a 4 metros, temporariamente com 4 a 5 metros no dia 13, afetando partes da costa habitualmente mais abrigadas, como por exemplo a costa sul do Algarve ou da região da Arrábida.

Devido a esta situação serão emitidos avisos meteorológicos ao longo da semana, nomeadamente de precipitação, trovoada, rajada e agitação marítima, aconselhando-se o acompanhamento das atualizações dos mesmos.

Este comunicado será atualizado amanhã até às 19UTC.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica e para os próximos dias consultar:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa/

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
Data de edição: 2025-11-11 18:22:27

 
ECMWF 12z a protelar a entrada da frente para lá de amanhã à noite, previsão que tem fraca confiança pois a média do ensemble não é assim tão radical e nem o AIFS (IA) concorda com tão baixos acumulados no Litoral Centro até às 00h de 5ª (que seriam sinal de a frente não entrar em terra antes da meia-noite de amanhã). Dos outros modelos, o ICON 12z seria o que se aproximaria mais desta previsão do ECMWF e mesmo assim afastando-se agora na última saída 18z. :intrigante: Deve estar na hora de esquecer os modelos e começar o 'nowcasting'?
 
Última edição:
Viagem completamente demoníaca entre Torres Vedras e Loures, com o carro a perder a tracção (derrapar) com a quantidade de água no piso. Tive que seguir os rastos dos outros veículos.

Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
 
As células convectivas a SO do continente apresentam zonas de concentração de actividade eléctrica, e também células com elevado potencial, uma delas em crescimento há 90 minutos, com o topo arrefecido a -71ºC, com overshooting top, e com intensidade de precipitação estimada de 35,5 mm\h.
Temos também células já próximas da costa sul\SO.
Eumetsat2.webp
 
Última edição:
Aurora Boreal na Figueira da Foz - fotos reais?
Mesmo tendo sido a noite mais intensa da tempestade geomagnética; nos episódios dos últimos anos têm-se observado apenas tons avermelhados a estas latitudes, e não esverdeados como nas imagens e como é comum a latitudes mais altas; certo?

https://www.facebook.com/share/p/1HfbKsUzWt/
Aurora Boreal na Figueira da Foz 1.webp
Aurora Boreal na Figueira da Foz 2.webp
 
Última edição: