Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
O website para mim está todo em html simples sem qualquer tipo de CSS ou Javascript, lol.

O portal está em http. O mais seguro https fica, pelo menos para mim, com formatação estranha -> https://seasonal.meteo.fr/

As definições de cada um podem dificultar a visualização.

O portal em si é seguro (MeteoFrance).

Relativamente à identificação de possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, em particular tornados, no território continental, ao vermos as imagens de radar da refletividade, acho que se pode concluir que é praticamente impossível de dizer se determinada célula tem ou não potencial.
Tivémos alguns exemplos nestes dois dias, com danos materiais significativos mas células sem aparência especial no radar.

Por outro lado, células que têm um aspecto muito mais poderoso e característico, por vezes identificadas mesmo como super-células, nada produziram ou pelo menos se aconteceu não houve registo de danos ou testemunho ocular.

:intrigante:

Relativamente à identificação de possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, em particular tornados, no território continental, ao vermos as imagens de radar da refletividade, acho que se pode concluir que é praticamente impossível de dizer se determinada célula tem ou não potencial.
Tivémos alguns exemplos nestes dois dias, com danos materiais significativos mas células sem aparência especial no radar.

Por outro lado, células que têm um aspecto muito mais poderoso e característico, por vezes identificadas mesmo como super-células, nada produziram ou pelo menos se aconteceu não houve registo de danos ou testemunho ocular.

:intrigante:
Porque a refletividade ajuda pouco ou nada a perceber se existe circulação à superfície, por isso é que como disse ontem, pelo menos o parâmetro de Velocity devia ser disponibilizado pelo IPMA.

Última edição:
Claro que sim, é mesmo esse o meu objetivo, sou uma delas.
O sensacionalismo já é demais em certas páginas, se começam a ter acesso a formas de lançar avisos de tornado, é para causar o pânico total nestas situações. O IPMA, na descrição dos avisos, por vezes faz referência à possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.
Tornados sempre foram registados por cá e sempre irão ser. Pode-se tornar um fenómeno mais frequente, mas não vamos ser os Estados Unidos. O risco da ocorrência desse tipo de fenómenos devem ser divulgados apenas pelas entidades competentes e não por qualquer pessoa senão estamos tramados.

Claro que sim, é mesmo esse o meu objetivo, sou uma delas.

Ficarias desiludido e agastado com a credibilidade tremida que terias :D

Traduzindo, viste a apresentação do IPMA em que é mostrada a rotação da célula que deu origem ao tornado. Não tens é a mínima ideia das outras ocasiões em que há sinais semelhantes sem tornado.

O risco da ocorrência desse tipo de fenómenos devem ser divulgados apenas pelas entidades competentes e não por qualquer pessoa senão estamos tramados.
Convém não esquecer no entanto que, nos EUA, esse trabalho (de emitir avisos) é sim feito por entidades competentes, mas dependem largamente da cooperação de pessoas, muitas delas independentes, que fazem o trabalho que as entidades muitas vezes não podem ou não conseguem, que é estar uns colados a olhar para radares, e muitos outros no terreno. Os avisos da possibilidade de ocorrência eles lançam bem sem ajuda, e muitas vezes acertam, mas tantas ou mais vezes falham, agora os avisos verdadeiramente importantes, de haver ou não de facto um tornado, para onde se dirige, dimensão, etc, dependem muito dos chasers e são lançados depois de haver confirmação da parte deles numa grande parte dos casos.

De qualquer das maneiras, não querer que se tenha acesso a determinada informação porque uns ou outros podem fazer isto ou aquilo com ela acho uma abominação (quando se fala de informação deste tipo que qualquer pessoa que esteja no local pode obter, não de informação priveligiada, como é óbvio).

Convém não esquecer no entanto que, nos EUA, esse trabalho (de emitir avisos) é sim feito por entidades competentes, mas dependem largamente da cooperação de pessoas, muitas delas independentes, que fazem o trabalho que as entidades muitas vezes não podem ou não conseguem, que é estar uns colados a olhar para radares, e muitos outros no terreno. Os avisos da possibilidade de ocorrência eles lançam bem sem ajuda, e muitas vezes acertam, mas tantas ou mais vezes falham, agora os avisos verdadeiramente importantes, de haver ou não de facto um tornado, para onde se dirige, dimensão, etc, dependem muito dos chasers e são lançados depois de haver confirmação da parte deles numa grande parte dos casos.

De qualquer das maneiras, não querer que se tenha acesso a determinada informação porque uns ou outros podem fazer isto ou aquilo com ela acho uma abominação (quando se fala de informação deste tipo que qualquer pessoa que esteja no local pode obter, não de informação priveligiada, como é óbvio).
Obrigado, penso o mesmo.