Poluir para arrefecer... tudo o que a humanidade faça sem que o crescimento económico/industrial diminua tem sempre um efeito negativo.
A definição de onda de calor usada nestes quadros refere-se a temperaturas máximas atingidas em 2% ou menos dos anos nas datas indicadas. Supõe-se que foi usada toda a série de 75 anos e não apenas uma série de 30 anos padrão. É uma definição interessante mas de difícil comparação com a definição da OMM, quer por considerar desde 3 dias (embora aí se possa ignorar a parte do quadro menor que 6 dias) quer por não ser possível relacionar o limite inferior do percentil com o critério dos 5ºC superior à média normal das máximas. Acresce ainda o critério acessório das TMáx > 28ºC (?) que por si só exclui ondas de calor que ocorram nas épocas mais frias (ou menos quentes) do ano. Ou seja, se por exemplo no inverno ocorrerem 6 dias com temperatura máxima superior à normal em 5ºC ou mais, não constará neste quadro se o percentil 98% fôr superior ao valor Normal+5ºC.Bastante rápidos na atualização.
A definição de onda de calor usada nestes quadros refere-se a temperaturas máximas atingidas em 2% ou menos dos anos nas datas indicadas. Supõe-se que foi usada toda a série de 75 anos e não apenas uma série de 30 anos padrão. É uma definição interessante mas de difícil comparação com a definição da OMM, quer por considerar desde 3 dias (embora aí se possa ignorar a parte do quadro menor que 6 dias) quer por não ser possível relacionar o limite inferior do percentil com o critério dos 5ºC superior à média normal das máximas. Acresce ainda o critério acessório das TMáx > 28ºC (?) que por si só exclui ondas de calor que ocorram nas épocas mais frias (ou menos quentes) do ano. Ou seja, se por exemplo no inverno ocorrerem 6 dias com temperatura máxima superior à normal em 5ºC ou mais, não constará neste quadro se o percentil 98% fôr superior ao valor Normal+5ºC.
Estarei a ver bem?