Pois, mas tantos dias de quarentas? Coisa nunca antes vista por aqui, enfim deve ser o novo normal, malditos sejam os negacionistas das alterações climáticas.
Pois, mas tantos dias de quarentas? Coisa nunca antes vista por aqui, enfim deve ser o novo normal, malditos sejam os negacionistas das alterações climáticas.
Vejo comentários várias vezes onde é referido que estes valores previstos são normais porque estamos no verão, portanto logo aí está tudo dito. Ora, ver uma previsão para 10 dias, onde 8 dias são com máximas de 40/41ºC (restantes com 39ºC) é tudo menos normal. É (ou era) banal ter dias com temperaturas superiores a 40ºC durante o verão, principalmente no Sul, mas de forma esporádica.
Neste caso, além da previsão automática do IPMA continuar assustadora para grande parte do território, já levamos mais de 1 semana com máximas superiores a 35ºC em vários locais.
Exceto zonas junto à faixa costeira, prevêem-se valores muito elevados para todo o território durante muito tempo. Em todo o lado é mau, mas a previsão para Mirandela é a pior que se pode encontrar
Não sei como é possível afirmar que isto é normal. Mesmo Lisboa com todos os dias acima dos 30ºC é surreal.
Vou colocar aqui uma nota, que não sendo eu um negacionista, não posso deixar de escrever.
Hoje em dia parece que temos uma guerra negacionista vs não-negacionista.
A meu ver é um erro ver constantemente uma espécie de culpabilização do estado actual do clima a recair sobre os negacionistas.
O meu ponto é este: por mais que neguem não são eles os culpados das alterações do clima. Antes seremos todos. Ou não. E digo isto porque apesar dos dados mostrarem factualmente as alterações, não há provas inequívocas que a acção do homem as tenha provocado todas.
Há uma agenda climática, irrefutável, para o bem e para o mal. Porque muitos tentam o que podem para lutar contra elas. E porque muitos apenas e só tentam se aproveitar delas para enriquecimento próprio.
Isto dá pano para mangas...horas e horas de sadias discussões sobre esta temática.
Mas obviamente que cansa muito ver constantemente nestes espaços um "rebaixamento dos negacionistas.
A melhor estratégia é lutar contra as alterações climáticas e não contra os negacionistas, o que inevitavelmente leva à contra-reacção deles, seja ao nível político, seja a nível económico e pessoal.
Se estamos a tentar tapar os buracos por onde entra a água no fundo do navio não é possível ignorar e não estar "contra" quem teima em fazer os buracos e persiste em dizer que não é por esses buracos que a água está a entrar ou que essa água não é um risco de levar o navio ao fundo.
Ciclogénese explosiva interessante, a caminho da Escócia. É mais normal no fim de Agosto, não no princípio (sublinhei normal, não afirmei que raramente acontece no início de Agosto).
Preocupante a presente situação! Sem dúvida, de acordo com as presentes previsões, teremos um episódio muito semelhante a 2003, de muito má memória para muitos nós...
Mas, infelizmente, é o "novo normal" que temos e que quem queria negar, é porque não vive neste mundo ou não quer ver a realidade. Pessoalmente, desde 1995, tenho notado alterações ténues mas constantes nos padrões climáticos da minha região. Não nego que podem ser menos perceptíveis noutras áreas de Portugal, seja no Continente, seja nas Ilhas, mas neste cantinho do Alentejo, o clima mudou.
Fazendo uma pequena alegoria, parece-me que o clima está como a política, tudo levado ao extremo, não existem padrões moderados nem sequer previsibilidade nas diferentes estações do ano.
Esperemos que esta situação de canícula muda em breve, com a entrada de algum ar marítimo, para que este calor regresse para onde normalmente está. Em modo de brincadeira, só me apetece enviar um stock nacional de ventoinhas para os Açores e para a Madeira, para ver se volta a corrente de oeste
Preocupante a presente situação! Sem dúvida, de acordo com as presentes previsões, teremos um episódio muito semelhante a 2003, de muito má memória para muitos nós...
Mas, infelizmente, é o "novo normal" que temos e que quem queria negar, é porque não vive neste mundo ou não quer ver a realidade. Pessoalmente, desde 1995, tenho notado alterações ténues mas constantes nos padrões climáticos da minha região. Não nego que podem ser menos perceptíveis noutras áreas de Portugal, seja no Continente, seja nas Ilhas, mas neste cantinho do Alentejo, o clima mudou.
Fazendo uma pequena alegoria, parece-me que o clima está como a política, tudo levado ao extremo, não existem padrões moderados nem sequer previsibilidade nas diferentes estações do ano.
Esperemos que esta situação de canícula muda em breve, com a entrada de algum ar marítimo, para que este calor regresse para onde normalmente está. Em modo de brincadeira, só me apetece enviar um stock nacional de ventoinhas para os Açores e para a Madeira, para ver se volta a corrente de oeste
Em 2003, o Interior esteve 16/17 dias em onda de calor. Neste caso, não serão registados os extremos que marcaram também essa onda de calor, mas em termos de duração pode ser muito semelhante. Penso que desde dia 26 de julho já há locais em onda de calor, portanto já se contabilizam 9 dias se assim for.
O número de ondas de calor tem vindo claramente a aumentar, e de acordo com esta informação disponibilizada pelo IPMA isso é evidente de 2000 em diante: https://www.ipma.pt/pt/oclima/ondascalor/.
Apesar de se prever que no futuro a nortada também vá sendo mais intensa devido ao aquecimento do Interior da Península, no Litoral também se vai verificando a tendência de aumento das temperaturas. Além disso, também é notável como o calor é cada vez mais intenso também a norte.
Também tenho reparado nisso, em particular no interior... Já o ano passado a região transmontana teve um verão bastante quente, e este ano não está muito melhor...
Este mapa mostrando as diferenças de temperatura no inverno causadas pela corrente do Golfo em locais costeiros do Atlântico Norte localizados à mesma latitude.
(A temperatura apresentada é a média de Janeiro) Espero que achem