Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
-> https://e360.yale.edu/digest/hurricane-clusters

Nenhuma inveja dos bermudenses. Zero. Népia.

Ff9b1LC.png

É possível que o NHC antecipe a formação do CT Erin (situando-o em cima de CV) aquando da elaboração do relatório final.

Última edição:
É possível que o NHC antecipe a formação do CT Erin (situando-o em cima de CV) aquando da elaboração do relatório final.

"O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse na segunda-feira que a tempestade tropical Erin estava a formar-se relativamente perto de Cabo Verde, na direcção Oeste-Noroeste de Cabo Verde e com ventos máximos sustentados de 75 km/hora. Nesta terça-feira, está a 1320 km do arquipélago, mas na altura das chuvas estava a 455 km de distância.":huh:

Anexos

• Erin_20250811-1500utc.webp
    Erin_20250811-1500utc.webp
    116.4 KB · Visto: 9
"O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse na segunda-feira que a tempestade tropical Erin estava a formar-se relativamente perto de Cabo Verde, na direcção Oeste-Noroeste de Cabo Verde e com ventos máximos sustentados de 75 km/hora. Nesta terça-feira, está a 1320 km do arquipélago, mas na altura das chuvas estava a 455 km de distância.":huh:

Foi erro de quem escreveu o artigo.

Primeiro aviso, 15h UTC:

SUMMARY OF 200 PM CVT...1500 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...17.4N 28.0W
ABOUT 280 MI...455 KM WNW OF THE CABO VERDE ISLANDS

Tropical Storm Erin Discussion Number 1
NWS National Hurricane Center Miami FL AL052025
200 PM CVT Mon Aug 11 2025

The system we have been monitoring that moved across the Cabo Verde Islands over the past 6-12 h (Invest 97L) has maintained a small, but persistent area of deep convection. This activity prompted an earlier TAFB subjective Dvorak fix of T2.5/35 kt suggesting the convection is now sufficently organized to be classified as a tropical cyclone. We also received scatterometer data at 1107 UTC with a peak wind retrieval of 39 kt embedded in this convection, with an ambiguity analysis suggesting the circulation is also well defined, albeit still somewhat elongated on the eastern edge.
The combination of all this data suggests that a tropical storm has formed, and NHC is initiating advisories on Tropical Storm Erin with a current intensity of 40 kt.

oAGWRRa.png

A reavaliação do sistema é possível, não provável.

Última edição:
Bem, parece-me que este verão de 2025, será o mais quente de sempre em Portugal continental desde que há registos, ou seja, desde 1931, se não for, não andará muito longe.
2003 foi um ano absurdo, 2018, não foi muito melhor.
Depois de um junho muito quente, com alguns records de temperatura máxima, e julho com uma segunda quinzena muito quente, o que dizer desta primeira quinzena de Agosto... Tantos dias com temperaturas a tocar nos 40ºC e a ultrapassar esse limiar de Inferno, em pelo menos 40% do território e ainda por cima com mínimas mais que tropicais, 24,25,até 30, absurdo.
Eu que já não sou novo (53) sofro imenso com este calor excessivo, nem quero imaginar o que vai sofrer esta geração e as duas próximas se aguentarem ...

Última edição:
Bem, parece-me que este verão de 2025, será o mais quente de sempre em Portugal continental desde que há registos, ou seja, desde 1931, se não for, não andará muito longe.
Depois de um junho muito quente, com alguns records de temperatura máxima, e julho com uma segunda quinzena muito quente, o que dizer desta primeira quinzena de Agosto... Tantos dias com temperaturas a tocar nos 40ºC e a ultrapassar esse limiar de Inferno, em pelo menos 40% do território e ainda por cima com mínimas mais que tropicais, 24,25,até 30, absurdo.
Eu que já não sou novo (53) sofro imenso com este calor excessivo, nem quero imaginar o que vai sofrer esta geração e as duas próximas se aguentarem ...
Verões como deste ano, vão começar a ser banais dentro de pouco tempo...

O Pinhão apresentou nos últimos 10 dias máximas acima dos 40ºC e o único da rede IPMA com mais de 30ºC de média.

O forno do Douro está ligado, é ecologicamente amigo do ambiente, não recorre a qualquer combustível fóssil.
A energia nuclear é comprovadamente a mais limpa e higiénica do universo!:thumbsup:

Amanhã e 6ª feira, mais "suave", a partir de Sábado novo escaldão, AEMET coloca 41ºC para Ayamonte no Domingo. O ECM coloca mais calor e Portugal sem a ISO20ºC só no final da saída, ou seja, daqui a 240 horas Sábado dia 23 de Agosto. :calor:
Uma eternidade, para quem já está farto do calor. :calor:

Verões como deste ano, vão começar a ser banais dentro de pouco tempo...
Já são tão banais que há quem se queixe quando a temperatura baixa dos 30ºC dizendo que está muito fresco para verão, que antigamente é que havia calor a sério.

A energia nuclear é comprovadamente a mais limpa e higiénica do universo!
Eheh, certo, só que o sol digere os próprios resíduos da sua produção de energia nuclear, além de que usa a fusão nuclear e não a fissão nuclear usada pela humanidade. Quando a humanidade dominar o processo da fusão nuclear, em todas as suas fases, terá, então sim, a energia mais limpa de sempre.

O Pinhão apresentou nos últimos 10 dias máximas acima dos 40ºC e o único da rede IPMA com mais de 30ºC de média.

O forno do Douro está ligado, é ecologicamente amigo do ambiente, não recorre a qualquer combustível fóssil.
A energia nuclear é comprovadamente a mais limpa e higiénica do universo!:thumbsup:

Yes....12 days, I wrote about this extreme event to the Dutch weatherman and he wrote a piece on it, it is in Dutch.

"
DONDERDAG 14 AUGUSTUS 2025

Al 12 dagen op rij 40+ in het Portugese Pinhão. Gemiddelde maximumtemperatuur van 2 t/m 13 augustus 42,7º. Ondertussen enorme natuurbranden. In de Spaanse provincie Zamora is al ruim 36.000 hectare verwoest.

De hitte op het Iberisch schiereiland gaat deze maand alle perken te buiten. Vooral de cijfers uit het Portugese Pinhão, gelegen in het dal van de Douro, zijn ronduit verbijsterend. Gisteren werd daar 42,0° geregistreerd en dat is volgens Jorge Sereno uit Middelburg de 12de dag op rij met een maximumtemperatuur van tenminste 40,0°. De hoogste temperatuur in deze 12-daagse reeks is 44,3° op 5 augustus. De gemiddelde maximumtemperatuur van 2 t/m 13 augustus is in Pinhão uitgekomen op 42,7°.

Maandag 11 augustus zinderde Elvas naar 44,6 en Amareleja naar 44,0°, dinsdag werd het in Alvalade do Sado 45,0°. "

Which roughly translates into:
"Already 12 days in a row of 40+ degrees in the Portuguese town of Pinhão. Average maximum from 2 till 13 August 42,7 C. Meanwhole enormous naturalfires. In the Spanish province of Zamora 36000 hectares have been devastated.

The heat on the Iberian Peninsula this month is getting totally out of hand. Especially the figures coming from the Portuguese place Pinhão, situated in the valley of the Douro, are nothing short of astonishing. According to Jorge Sereno from Middelburg (which is me) it is the 12th day in a row with at least 40 C. The highest value in that 12 day period was a 44,3 C on the 5th of august. The average maximum over that timeframe from 2 to 13 August was 42,7 C.
On 11 august Elvas was baking in a 44,6 C, Amareleja reached 44,0 C and Tuesday Alvalade do Sado went up to 45,0 C."

So just to make sure "our" Portuguese heatwave is not going by unnoticed...Besides Jan Visser, the weatherman which I think is held at the highest regard in The Netherlands, is also a fan of Portugal and knows northern Portugal pariculary well so he always has a keen interest in it.

But the record is still for Amareleja, which had a 40+ degrees series of 17 days in a row from 29th of juli till the 14th of august in 2003. We are not going to reach that one I think.

Eu vou fazer 52 daqui a uns dias. Está a ser um Verão sem igual, de tantos e tantos dias de temperaturas a ultrapassar os 35/40 graus. Lembro-me nos anos 80, de Castelo Branco ter chegado a 40,2 graus e para mim era um dia de referência, daqueles para contar aos familiares. Castelo Branco é quente, chegou aos 40, dizia eu!! Chegava aos 38 / 40 e não repetia nesse ano, e até vinham logo umas trovoadas a correr.

Agora vai sendo banal, noites tropicais, temperaturas acima dos 38/40, mas semanas e semanas seguidas, não me recordo! Se continuar a piorar, tenho de me mudar para o pé do mar, ou para a torre da serra da estrela.

Agora vai sendo banal, noites tropicais, temperaturas acima dos 38/40, mas semanas e semanas seguidas, não me recordo! Se continuar a piorar, tenho de me mudar para o pé do mar, ou para a torre da serra da estrela.
Nem mais!
Vamos todos para os Açores, para a ilha do Pico, ou menos lá sempre vemos neve...

Eu vou fazer 52 daqui a uns dias. Está a ser um Verão sem igual, de tantos e tantos dias de temperaturas a ultrapassar os 35/40 graus. Lembro-me nos anos 80, de Castelo Branco ter chegado a 40,2 graus e para mim era um dia de referência, daqueles para contar aos familiares. Castelo Branco é quente, chegou aos 40, dizia eu!! Chegava aos 38 / 40 e
...
Eu ainda sou do tempo do Anthimio de Azevedo, lembro-me de ver as previsões de quando davam 40ºC para Beja e pensava, ena tanto calor, hoje digo 40ºC vá lá, podia ser pior... :D:calor:

Última edição:
Ao preço que estão as casas por cá, se calhar deve ser mais fácil mudar-nos para outro país mais fresco do que para junto do mar. :lol:
Mas sim, no futuro, apenas a faixa costeira do nosso país escapará ao calor extremo e duradouro, ou seja, muito pouco do nosso território. A solução passaria por adaptarmo-nos à nova realidade, mas não temos possibilidades financeiras para o fazer.

Nem mais!
Vamos todos para os Açores, para a ilha do Pico, ou menos lá sempre vemos neve...
Nos Açores, a conjugação das temperaturas entre 25ºC e 30ºC com valores de humidade elevados também dá origem a uma sensação térmica muito desagradável. Entre calor húmido e calor seco, acho que este último é mais fácil de suportar. Vantagem é que, estando perto do mar, sempre dá para uns mergulhos. :p
Seja Portugal Continental, sejam os Arquipélagos, o futuro do clima não se revela benéfico para nenhum lado.