Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Enquanto que no resto da Europa, o Outono já se instalou, na Península ibérica o Verão persiste, o costume.

Ver anexo 25878
É normal dada a nossa localização em latitude, longitude, a proximidade do Norte de África, a circulação atmosférica, a presença e localização do anticiclone. O que não é normal é a grandeza dos valores de temperatura.

Viragem no tempo: quinta-feira chega com chuva, trovoadas e instabilidade

A partir da noite de quarta-feira e nas primeiras horas da quinta, as condições começam a mudar. Vão aparecer as nuvens, e as primeiras chuvas podem surgir já madrugada adentro.

Amanhã, espera-se instabilidade generalizada, com precipitação intensa, trovoadas e ventos mais fortes, sobretudo nas zonas costeiras e interiores do Sul.

As acumulações podem ser significativas em pouco tempo. Áreas já com alguma humidade no solo poderão estar mais vulneráveis a enchentes localizadas ou escorrimentos rápidos.

Cuidado, todos os modelos (?) estão a prever a possibilidade de "enchentes localizadas ou escorrimentos rápidos" para hoje, 5ªfeira.
Como se pode ver pelas cartas juntas, alguns modelos têm mesmo acumulados previstos que podem ser superiores a 2 mm em apenas algumas horas!!

:rolleyes:

Anexos

• nmmsp-25-30-0_18z.webp
    nmmsp-25-30-0_18z.webp
    64.4 KB · Visto: 26
  • ukmohd_sp1-25-30-0_18z.webp
    ukmohd_sp1-25-30-0_18z.webp
    63.4 KB · Visto: 23
  • ecmwfsp-25-30_18z.webp
    ecmwfsp-25-30_18z.webp
    64.7 KB · Visto: 22
  • 24-777SP_00z.GIF
    24-777SP_00z.GIF
    41.1 KB · Visto: 23
  • arpegesp-25-24-0_00z.webp
    arpegesp-25-24-0_00z.webp
    57 KB · Visto: 23
  • iconeu_sp1-25-25-0_00z.webp
    iconeu_sp1-25-25-0_00z.webp
    61.6 KB · Visto: 25
Última edição:
Cuidado, todos os modelos (?) estão a prever a possibilidade de "enchentes localizadas ou escorrimentos rápidos" para hoje, 5ªfeira.
Como se pode ver pelas cartas juntas, alguns modelos têm mesmo acumulados previstos que podem ser superiores a 2 mm em apenas algumas horas!!

É pseudojornalismo como este (conheço o meio em questão) que deixa de rastos quem leva a sério a profissão, se informa, documenta e vai ao encontro de fontes credíveis. Esta "notícia" deve ter saído das mãos de um imbecil.

Enquanto que no resto da Europa, o Outono já se instalou, na Península ibérica o Verão persiste, o costume.

Ver anexo 25878
Ando tao desesperada com este calor :mad:(até porque como já disse por aqui trabalho numa sala com no minimo 4 pessoas ao mesmo tempo, e sem AC num terceiro andar de um edificio todo envidraçado e virado ao sol da tarde), ainda ontem tive 27 graus na sala, que um dia destes apanho um aviao e vou a qualquer ponto da Europa só para sentir o frio e a chuva...
Mas já agora uma questão, se existe mudança de padrões climáticos devido ao aquecimento da atmosfera porque razão o Outono continua a ser Outono no resto da Europa e aqui só temos Verão e não temos Outono nenhum???:confused::maluco:

Ando tao desesperada com este calor :mad:(até porque como já disse por aqui trabalho numa sala com no minimo 4 pessoas ao mesmo tempo, e sem AC num terceiro andar de um edificio todo envidraçado e virado ao sol da tarde), ainda ontem tive 27 graus na sala, que um dia destes apanho um aviao e vou a qualquer ponto da Europa só para sentir o frio e a chuva...
Mas já agora uma questão, se existe mudança de padrões climáticos devido ao aquecimento da atmosfera porque razão o Outono continua a ser Outono no resto da Europa e aqui só temos Verão e não temos Outono nenhum???:confused::maluco:
Não me parece que o Outono no resto da Europa continue a ser o «mesmo» Outono que antigamente. Também no continente europeu as alterações se fazem sentir. Com frio, mas mais ameno, com chuva, mas mais seco. Aqui, por estarmos mais a sul e próximos do continente africano, com a subida em latitude do Anticiclone dos Açores e maior persistência da dorsal, os efeitos são mais acentuados, especialmente nas chamadas estações intermédias (Primavera e Outono).

Whati??? Onde mesmo??? Ou estou a ver da minha janela de casa, ou vejo tudo azul, com algumas nuvens mas com toda a certeza sem chuva para hoje...:maluco::facepalm:

Também eu, mas calma que está a acabar, só mais amanhã e depois as coisas começam a mudar, felizmente.

Whati??? Onde mesmo??? Ou estou a ver da minha janela de casa, ou vejo tudo azul, com algumas nuvens mas com toda a certeza sem chuva para hoje...:maluco::facepalm:

Tudo calmo, claro, a haver algo é nas serras do interior como já está a ocorrer sobre a Estrela mas isso já houve nos dias anteriores isoladamente.

Também eu, mas calma que está a acabar, só mais amanhã e depois as coisas começam a mudar, felizmente.
Já entendi que sim, finalmente, mas antes tenho uma festa ao ar livre amanha em Pero Pinheiro e ainda vou levar com calor, que a maxima para Sintra amanha, dia 18 de Outubro é uma máxima ainda de 25 graus...
25 graus em Sintra a mais de meados, do mes de Outubro, dias loucos, estes!

Última edição: