Seguimento Meteorológico Livre - 2025

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Apesar de a extensão até às 360/384 horas ser, em geral, "lixo", talvez seja esta a altura para, rapidamente, fazer aquelas habituais limpezas urbanas, de linhas de água, ribeiros, margens, tirar o lixo real todo onde quer que ele esteja indevidamente depositado, limpar os algerozes, os sumidouros dos pátios, sarjetas, grades de contenção de detritos, etc, etc... para que os "sonhos" não se convertam em pesadelos reais!
:rolleyes: ao trabalho! Vale para os Munícipes e Autarcas! :bombar:
 
@tonítruo , chegou a época baixa a Albufeira, altura em que os nativos vão dar mergulhos na piscina :D

 
O Chega cai acabar com essa bandalheira! Essas "aves" não fazem nada e ainda provocam distúrbios e sujam as ruas e os prédios :D
O Chega vai ser o teste-piloto, se não houver inundações com o Chega em Albufeira, já conseguiram mudar Albufeira, em Olhão o túnel vai continuar a meter água já que ficou na mesma. :lol:
 
Depois é rezar...
"rezar" para que não haja enxurradas, porque os acumulados previstos são sempre médias em áreas grandes, o que para o Algarve significa grandes diferenças entre locais, há que contar com a variabilidade natural da região. Se uma previsão dá uma área com 20 mm, é de esperar entre poucos milímetros e se calhar até mais de 40mm. Algarve é assim mesmo...
 
"rezar" para que não haja enxurradas, porque os acumulados previstos são sempre médias em áreas grandes, o que para o Algarve significa grandes diferenças entre locais, há que contar com a variabilidade natural da região. Se uma previsão dá uma área com 20 mm, é de esperar entre poucos milímetros e se calhar até mais de 40mm. Algarve é assim mesmo...
Mas, não se vê grande coisa no modelo espanhol para o Algarve, mas para a grande Lisboa pode ter consequências muito graves se aquela mancha a SW/W com aquele ponto com 180 a 250 mm em 6 horas que se encontra no mar chegar a terra. O ECM coloca 50 mm em 6 horas na manhã de 4ª feira.
 
Última edição:
O efeito "boca do Tejo" a potenciar a clássica precipitação no vale de Algés e redondezas...

Acumulados previstos pela saída 12z do ECMWF, para os próximos dois dias:

ECMWF-20251027-12z_1030-00h00.webp
escala pre-acumul.webp


UKMO, mesmo prazo, AML "em grande" e debaixo de água?
UKMO-20251027-12z_1030-00h00.webp

Será que na AML passará a laranja?
Se as previsões do ECMWF e UKMO se confirmarem na saída das 12z de hoje, é possível que seja necessário Aviso Laranja.
Mas só estes modelos põem a situação com valores dentro desse critério, embora sejam em geral os mais fiáveis para o continente. Não quer dizer que não errem.
 
Parece-me que está um pouco mais para Norte do que previsto, não? Possível que os avisos tenham de ser ajustados um pouco se for esse o caso.
O aviso laranja para a região Sul é só amanhã, mas sim, podem haver ajustes a qualquer momento, pois há muita indefinição ainda onde o grosso da precipitação cairá.
 
Consegues explicar o que é o efeito "boca do Tejo" ? Nunca tinha ouvido falar..
É um efeito observado frequentemente em que nas situações de eventos de carácter convectivo do quadrante sudoeste as células desenvolvem-se nesta grande baía desde Cascais ao Cabo Espichel, originando precipitações abundantes que entram para a AML. Não tenho uma explicação científica bem formada mas penso que a disponibilidade de humidade marítima e um certo efeito de funil das costas de Cascais-Algés e Caparica aliado aos relevos de altitude baixa até aos 200m favorecem o crescimento das células. O termo tenho-o usado por ser descritivo da área em que as precipitações se tornam mais intensas em comparação com a região mais alargada.