Seguimento Meteorológico Livre - 2025

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Screenshot_20251105_061810_Chrome.webp
 
Há 28 anos atrás, na noite de hoje para amanhã (5 para 6 de Novembro de 1997) tivemos as maiores cheias no Baixo-Alentejo. Houve zonas a registar mais de 100 mm em 7 horas e picos de precipitação de 15 mm em 10 minutos (Fonte: APRH). Foi uma noite de tempestade com características tropicais e ventos na ordem dos 100Km/h.
11 pessoas perderam a vida nessa noite devido à subida repentina das águas junto às linhas de água. As zonas mais afetadas foram as de Funcheira/Garvão em Ourique, Carregueiro em Aljustrel e Cabeça Gorda em Beja.

Lembro-me bem do Jornalista José Rodrigues dos Santos abrir o Telejornal a dizer: "Vem aí uma grande Tempestade para o Sul de Portugal nesta noite"

Nesse ano hidrológico a Barragem Monte da Rocha descarregou bastante e o Rio Sado com muitas cheias durante esse Inverno chuvoso.
 
Chãs d'Égua, Arganil
Tão visível o transporte de solo nesta água turva e lamacenta, que vem das encostas ardidas do Piódão!

Há 28 anos atrás, na noite de hoje para amanhã (5 para 6 de Novembro de 1997)
Bem presente na memória essa tragédia, vivida em directo pelos meios de comunicação existentes na época.
 
O governo deve ter acesso a fontes meteorológicas "especiais", pois está a prever um inverno muito chuvoso.......notícia de ontem à tarde no canal 1

Ver anexo 26649
Este governo deve ter um contrato qualquer com o São Pedro...o ano passado veio a salvação quando estávamos na pior situação de sempre, chuvas que à 15 anos não ocorriam, agora estão a prever mais um Inverno chuvoso...entretanto projectos estruturantes de combate à seca no sul do país estão enfiados na gaveta. Já não devem ser necessários :rolleyes:
 
Houve eleições autárquicas há pouco tempo, é investigar nas zonas com mais problemas se isso por acaso foi um tema importante nas campanhas locais. Políticos a maioria das vezes são apenas o reflexo da população/sociedade civil, seja forte, seja fraca.
Tal como não é por ex. a comunidade Meteopt e suas preocupações (ou outras) que é representativa da população, isto são sempre pequenas bolhas.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: RStorm
O zé tuga vive do desenrasque, não me admirava que fosse tudo para a gaveta, até voltar-mos a ter seca :(.

É o que temos :(.
Apenas para ajudar a ter uma discussão fundamentada e não discordando da tendência para uma certa inércia.... a obra da dessalinizadora do Algarve foi adjudicada no início de Outubro
 
Exemplo de produto tão abrangente que é de utilidade duvidosa -> https://ocean.weather.gov/week2/ (https://www.weather.gov/media/notif...c_marine_wind_speed_wave_height_probs_aab.pdf)

Lisboa está na lista de estações. A utilidade real do produto é, novamente, discutível -> https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/international/UHI/glb_day_90_map.html

Arrisco escrever que os ensembles têm muito mais tração com os 'mericans do que com os europeus. Ainda assim, a estimativa dos percentis pode ser interessante (e é análogo ao EFI do ECMWF) -> https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/international/heathazard/map.html

Já este produto é bué fixolas. Pena que não há nada disso na tugalândia -> https://satable.ncep.noaa.gov/efi/
 
Última edição: