Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
dc8b30f0fc60aa5bd1a5a5443425faf0.jpg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Onde ?

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk

estas situações nunca é fácil de prever é assim a meteorologia manhã de domingo pode nevar a quotas de 500/600 m mas a precipitação nãos será muita mas pode haver boa acumulação acima 1000 metros. é fazer nowcasting, e ver as proximas saidas

Acho engraçado que a previsão de temperaturas do IPMA para Leiria amanhã é semelhante ao 27 de Fevereiro de 2016. Mínima de 4⁰C a ser atingida de manhã ainda com bastante precipitação e máxima de 11⁰C. Eram exatamente estas as temperaturas máxima e mínima previstas pelo IPMA para Leiria nesse dia em que nevou nas Serras de Aire e Candeeiros acima dos 200/300 metros, portanto em Fátima. A mínima ocorrida em Leiria foi um pouco abaixo dos 4⁰C.

Não sei se é realista essa previsão do IPMA para amanhã. Se for e se se verificasse o normal gradiente térmico a mínima para Fátima amanhã de manhã seria á volta de 2⁰C mas deve faltar frio em altura para isso acontecer, não sei.

Edit: Já corrigiram a mínima para 5⁰C (muito mais realista) e a máxima para 10⁰C.

Última edição:
Acho engraçado que a previsão de temperaturas do IPMA para Leiria amanhã é semelhante ao 27 de Fevereiro de 2016. Mínima de 4⁰C a ser atingida de manhã ainda com bastante precipitação e máxima de 11⁰C. Eram exatamente estas as temperaturas máxima e mínima previstas pelo IPMA para Leiria nesse dia em que nevou nas Serras de Aire e Candeeiros acima dos 200/300 metros, portanto em Fátima. A mínima ocorrida em Leiria foi um pouco abaixo dos 4⁰C.

Não sei se é realista essa previsão do IPMA para amanhã. Se for e se se verificasse o normal gradiente térmico a mínima para Fátima amanhã de manhã seria á volta de 2⁰C mas deve faltar frio em altura para isso acontecer, não sei.

os modelos parecem mostrar cota à volta de 550/600m em Fátima, talvez alguns flocos no topo da serra de Aire? Não sei, é por estes eventos que adorava que houvesse estações no topo de todas as serras :p principalmente estas do centro/sul para ir comparado as temperaturas

PS: @dvieira contamos contigo :lol:

os modelos parecem mostrar cota à volta de 550/600m em Fátima, talvez alguns flocos no topo da serra de Aire? Não sei, é por estes eventos que adorava que houvesse estações no topo de todas as serras :p principalmente estas do centro/sul para ir comparado as temperaturas

PS: @dvieira contamos contigo :lol:
Já corrigiram a mínima para Leiria para 5⁰C, a ser atingida no fim do dia e não de manhã, faz muito mais sentido. Também apostaria para uns flocos lá no marco geodésico de Aire, e com muita muita sorte na Serra de Santo António.

A esta altura a cota de neve deve andar nos 1400m amanha domingo pela madrugada entre as 3 manha e as 9 manha é o período em que se houver precipitação pode nevar a partir dos 500/600 metros de altitude, depois pelo que mostram as ultimas saídas existe mais frio em altitude mas falta a precipitação mas como em tudo não há previsões 100% perfeitas, ás vezes é uma lotaria.

Atenção a partir 2 -3 manhã á região da beira interior estas células mais carregadas vão entrar e nevar a cotas baixas ( 500-600m ) não me espantaria se nevasse mesmo aos 450 metros em alguns locais veremos, mas penso que irão entrar mais cedo que o previsto.
1766266938327.webp

• Gosto
Reactions: joselamego e Kaya
Atenção a partir 2 -3 manhã á região da beira interior estas células mais carregadas vão entrar e nevar a cotas baixas ( 500-600m ) não me espantaria se nevasse mesmo aos 450 metros em alguns locais veremos, mas penso que irão entrar mais cedo que o previsto.
Ver anexo 28029
Atenção ao movimento presente: ainda é de WSW para NE, essa imagem das 21:25 mostra que essas células não vão para a Beira interior mas sim para norte do Douro. Outras virão, mas ainda não estão à vista e a circulação terá que rodar de WSW para pelo menos WNW.