A recuperação daquela zona vai durar meses ou até mais de um ano e mesmo assim, nunca mais voltará a ser a mesma. Já vi outras imagens com os bares da Praia da Vieira completamente destruídos e em Leiria, nas imagens que vi, não havia um único telhado que não tivesse telhas arrancadas. Cidades e concelhos completamente devastados, é uma tristeza.
Não consigo mesmo imaginar a noite de aflição que as pessoas passaram, sem saber o que lhes esperava e o que é acordar com um cenário de tamanha destruição. Através das imagens não conseguimos perceber o cenário real que se vive por lá. Entretanto, os próximos dias com a continuação da chuva e do vento, com telhados destruídos não serão fáceis.
Não conseguimos enfrentar estas forças da natureza, mas temos de nos preparar da melhor forma para elas, pois parece que se estão a tornar mais frequentes. Em menos de 1 ano duas depressões com caraterísticas semelhantes colocaram várias regiões em sobressalto e com grande escala de destruição.
Impressionante também o caminho que percorreu e o impacto que teve mesmo já no Interior. Rajada de 137km/h em Castelo Branco é surreal.
A imprevisibilidade deste tipo de situações também assusta, qualquer zona está vulnerável. Como já foi referido aqui, apesar de tudo, temos tido a sorte por ocorrerem de noite.