Seguimento Meteorológico Livre - 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Então, temos uma pessoa que está num sítio que foi afetado por um evento catastrófico, que se encontra quase completamente desprovido/a de qualquer tipo de comunicação moderna, provavelmente sem água e/ou luz, e que a única coisa que pede é que alguma organização com essa capacidade, faça chegar às pessoas que lá estão, informações relevantes. Imagino eu, que queiram saber onde encontrar água, ajuda, comida, apoio, etc, em vez de saber se o CR7 marcou mais algum golo ou se alguém ganhou alguma taça. Tudo bem, faz-se isso ali usando um tom meio ressabiado, mas face à situação... entende-se, digo eu. Então toca a chamar-lhes de "gente ignorante" que "escrevem barbaridades" por se sentirem completamente abandonados numa situação extrema que estão a viver, com o tempo de m**da que continuamos a ter (para quem gosta do tempo que está lamento o comentário, mas é o que é).

Já não é a primeira vez que certos membros do fórum fazem comentários deste tipo, completamente descabidos, e não é a primeira vez que me pronuncio quando eles aparecem, certamente a reação da equipa de moderação vai ser a mesma de sempre, que é apagar os comentários, seja de quem está mal, seja de quem se queixa, em vez de resolverem o problema porque "não querem pessoal a fugir do fórum", se o pessoal foge do fórum é por coisas destas.. mas pronto, não deixo de fazer o meu comentário e quem o vir entretanto (antes que o apaguem - e de fazer isso, estão no vosso direito, isto não é de todos) que tire as ilações que entender, entretanto, quem vai fugir do fórum sou eu. :thumbsup:
O post do Aurélio foi removido, e como tal a sua resposta também para não ficar pendurada, mas também para não estarmos a alimentar o troll. Como staff peço que não "fujam" do fórum por comentários descabidos de certos membros que parecem não ter qualquer noção da realidade ou qualquer sensibilidade - denunciem os posts para o staff ver e agir se necessário (neste caso houve uma denúncia, agiu-se, e o membro foi "de férias").

O nosso papel aqui é para tornar o fórum o mais amigável e pacato possível para todos, em especial numa situação de calamidade como esta. Autores de posts insensíveis e diria até estapafúrdios serão penalizados, e mais uma vez apelamos para que denunciem esses mesmos posts. Não queremos que ninguém se vá embora por isso, especialmente quando a união faz a força mais do que o costume neste momento.

Última edição:
O post do Aurélio foi removido, e como tal a sua resposta também para não ficar pendurada, mas também para não estarmos a alimentar o troll. Como staff peço que não "fujam" do fórum por comentários descabidos de certos membros que parecem não ter qualquer noção da realidade ou qualquer sensibilidade - denunciem os posts para o staff ver e agir se necessário (neste caso houve uma denúncia, agiu-se, e o membro foi "de férias").

O nosso papel aqui é para tornar o fórum o mais amigável e pacato possível para todos, em especial numa situação de calamidade como esta. Autores de posts insensíveis e diria até estapafúrdios serão penalizados, e mais uma vez apelamos para que denunciem esses mesmos posts. Não queremos que ninguém se vá embora por isso, especialmente quando a união faz a força mais do que o costume neste momento.
A liberdade de expressão aqui no fórum parece que também foi na enxurrada.

A única pessoa que falou verdadeiramente antes da tempestade foi a meteorologista Maria João Frada, ela avisou que poderia ser uma situação catastrófica e com base nessa informação, a protecção civil devia ter avisado a população para terem bens essenciais, pilhas, etc e não mandarem um sms a dizer que dão rajadas até 140 km/h, isso é muito vago e num país em que a população não está minimamente informada para estas situações extremas.

Duvido que algum país europeu esteja preparado para aquilo que aconteceu na região Centro do país e sobretudo em que muitos vão para as redes sociais dizer que somos um país do 4° mundo, é mesmo não ter noção do que aconteceu.

A única pessoa que falou verdadeiramente antes da tempestade foi a meteorologista Maria João Frada, ela avisou que poderia ser uma situação catastrófica e com base nessa informação, a protecção civil devia ter avisado a população para terem bens essenciais, pilhas, etc e não mandarem um sms a dizer que dão rajadas até 140 km/h, isso é muito vago e num país em que a população não está minimamente informada para estas situações extremas.

Duvido que algum país europeu esteja preparado para aquilo que aconteceu na região Centro do país e sobretudo em que muitos vão para as redes sociais dizer que somos um país do 4° mundo, é mesmo não ter noção do que aconteceu.
O problema é que a maioria das pessoas percebe tanto de meteorologia como eu de fazer croché , inclusive muitos aqui no fórum. Mas adiante que parece que aqui no fórum só querem miss mundo e rainhas de Inglaterra.

e depois ha outra coisa, a maioria do pessoal ve TVIs ; Sics e CMTVs que so pensam em audiencia e quanto mais caos melhor.

a RTP e o unico canal que eu conheça que tem a previsao do tempo feita por um meteorologista, o problema e que e a uma ma hora, cerca das 19h

Se a maior parte das pessoas do país estivessem constantemente a ser expostos na TV e na rádio sobre dados logísticos e de situação dos municípios afetados (localização de comida, água, etc) as audiências iriam cair a pique. Não é algo relevante, lamento.

E se acham que aí é mau, com proximidade a tudo e mais alguma coisa, imagine-se o que é ser ilhéu. Chegaria ao ponto em que se seria basicamente ignorado por escrever a mesma coisa. Fora das ilhas mais conhecidas, é-se basicamente um apêndice.

Dentro de poucas semanas, a maior parte daquela malta será progressivamente esquecida. E isto é a norma, a cruel verdade. A janela para se angariar o máximo de apoios e recursos será sempre o dia anterior porque nos seguintes ela irá continuamente estreitando.

Cada câmara municipal é que tem a obrigação de difundir todas as informações relevantes à população. Transmissões nacionais permanentes só devem ocorrer em desastres de escala massiva, tendencialmente afetando grandes centros metropolitanos. Percebe-se as críticas mas o alvo deveria ser outro, mais próximo.

Última edição:
Hoje lembrei-me de registar em Excel o total de precipitação registada por mês desde que tenho estação meteorológica (maio de 2020), e posso observar alguns padrões que foram interessantes (desde que tenho a estação registada no WU deixei de fazer isso):

- Trimestre dez/20 -> fev/21 relativamente húmido (705,6 mm) e com acumulados muito equilibrados entre os três meses (na ordem dos 200 e tal em cada mês)
- Meses de junho de 2021 e 2023 claramente acima da média, com acumulados de 106,0 mm e 87,5 mm respetivamente
- Início do ano de 2022 extremamente seco, com um acumulado total (janeiro + fevereiro) de apenas 25,4 mm !! (estávamos numa seca bem grave), contrastando com o inverno 2022/23 que foi muito chuvoso
- Trimestre nov/22 -> jan/23 muito semelhante á situação que estamos a atravessar no início de 2026, com uma soma de 1039,4 mm !! (quer em nov/22, quer em jan/23, a precipitação rondou os 300 mm). O mês de dez/22 é o mais chuvoso que registei até agora, com um total de 437,2 mm !! No momento em que escrevo, jan/26 está a apenas 14,2 mm de bater esse recorde!
- Foi também muito chuvoso o mês de outubro de 2023, com um acumulado de 404,1 mm !! (precursor de um outono/inverno/primavera onde a precipitação não faltou)
- Há um ano atrás, jan/25 terminava com um acumulado "fora da caixa" relativamente aos meses próximos de 391,3 mm

Apontei apenas o que achei mais interessante!