Seguimento Meteorológico Livre - 2026

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por acaso os últimos verões tem sido surreais. Já não me recordo do ultimo verão que se pode ter considerado "fraco".

Não é que deseje um verão frio ou chuvoso mas lembro-me bem de verões, tipo 2008 ou 2009, em que muitos amantes do calor e haters da chuva devem ter passado mal. :D

• Gosto
Reactions: StormRic
Por acaso os últimos verões tem sido surreais. Já não me recordo do ultimo verão que se pode ter considerado "fraco".

Não é que deseje um verão frio ou chuvoso mas lembro-me bem de verões, tipo 2008 ou 2009, em que muitos amantes do calor e haters da chuva devem ter passado mal.
O último verão "fraco" foi 2019. Lembro-me de toda a gente nesse ano queixar-se de que não estava "bom tempo", :facepalm: e vamos ser honestos: as temperaturas médias do verão de 2019 estiveram na média do período 1971-2000, ou seja, abaixo das médias mais recentes.

O último mês de verão verdadeiramente mais frio do que a média foi julho de 2018 - o que contrasta com o mês a seguir, que foi um dos mais quentes desde que há registo.

Segundo o GFS 00z de hoje, a onda de calor já não é, são apenas quatro dias em que algumas regiões poderão chegar aos quarentas baixos, nada de especial.
Só o dia 23 se aproximaria de valores mais perto dos extremos de temperatura máxima conhecidos, com uma pequena zona a poder atingir os 45/46ºC, centrada em Mora ou lá perto.

23_162-582SP.GIF

Observe-se os três dias anteriores, e os dias seguintes até ao fim do mês.
Note-se que bem pior é a previsão para o sudoeste de França, a continuar até pelo início de Julho.

Anexos

• 20_90-582SP.GIF
    20_90-582SP.GIF
    104.8 KB · Visto: 1
  • 21_114-582SP.GIF
    21_114-582SP.GIF
    109.4 KB · Visto: 1
  • 22_138-582SP.GIF
    22_138-582SP.GIF
    109.5 KB · Visto: 1
  • 24_186-582SP.GIF
    24_186-582SP.GIF
    111 KB · Visto: 1
  • 25_210-582SP.GIF
    25_210-582SP.GIF
    106.2 KB · Visto: 1
  • 26_234-582SP.GIF
    26_234-582SP.GIF
    105.2 KB · Visto: 1
  • 27_282-582SP.GIF
    27_282-582SP.GIF
    104.7 KB · Visto: 1
  • 28_282-582SP.GIF
    28_282-582SP.GIF
    103.9 KB · Visto: 1
  • 29_306-582SP.GIF
    29_306-582SP.GIF
    101.3 KB · Visto: 1
  • 30_306-582SP.GIF
    30_306-582SP.GIF
    104.1 KB · Visto: 1
Última edição:
Vamos perceber onde esta o problema dos modelos e porque estes extremos e incerteza aderente ...
1. Esta situacao nao se deve uma estabilizacao do AA mas sim devido a uma pequena depressao nos niveis altos, que PODERÁ desencadear a vinda de massas de ar muito quente de Africa..
2. A localizacao e intensidade inicial dessa cut off e incerta, logo vai influenciar a "escalada" das temperaturas entre 21 a 23..
3. O deslocamento dessa depressão determinara a intensidade e durabilidade da onda de calor ...
4. Perante este cenario de incerteza o mais provavel e que as temperaturas nao passem dos 40c.

Vamos perceber onde esta o problema dos modelos e porque estes extremos e incerteza aderente ...
1. Esta situacao nao se deve uma estabilizacao do AA mas sim devido a uma pequena depressao nos niveis altos, que PODERÁ desencadear a vinda de massas de ar muito quente de Africa..
2. A localizacao e intensidade inicial dessa cut off e incerta, logo vai influenciar a "escalada" das temperaturas entre 21 a 23..
3. O deslocamento dessa depressão determinara a intensidade e durabilidade da onda de calor ...
4. Perante este cenario de incerteza o mais provavel e que as temperaturas nao passem dos 40c.
Independentemente de tudo, vai estar bastante calor, isso é certo, mais grau menos grau... Aquilo que devia ocorrer no pico do Verão, já ocorre bem antes.

O IPMA já lançou, e bem, comunicado sobre o assunto, a esclarecer a situação.

"Assunto: Esclarecimento sobre previsão de temperaturas elevadas na próxima semana
Têm surgido várias notícias nos órgãos de comunicação social e redes sociais sobre um episódio de temperatura do ar muito elevada em Portugal continental na semana que se inicia a 21 de junho, com referência a valores que nunca foram atingidos desde que há registos.

Os dias mais quentes no mês de junho observados em Portugal continental desde que há registos foram a 17 de junho de 2017 e 29 de junho de 2025, onde se várias estações do país ultrapassaram o anterior valor histórico. Nesses dias foram alcançados valores da ordem dos 43 a 44°C do Alentejo e vale do Tejo, tendo mesmo superado os 45°C pontualmente.

Com base na informação mais recente disponibilizada pelos modelos numéricos de previsão meteorológica utilizados pelo IPMA, prevê-se uma subida de temperatura a partir do fim de semana e é provável que se venha a verificar um período de tempo quente, com a maioria dos cenários a indicarem valores da temperatura máxima da ordem dos 40°C em algumas regiões do território do continente. As temperaturas mínimas também irão registar valores da ordem dos 20°C ou superior em vários locais.

No entanto, importa salientar que existe ainda incerteza significativa relativamente à intensidade, à distribuição geográfica e à duração deste episódio de tempo quente. Os diferentes modelos e as suas várias simulações ainda apresentam diferenças relevantes, naturais a esta distância de previsão, sendo expectável que as previsões sejam ajustadas nos próximos dias. Por este motivo, não deverão retirar-se conclusões definitivas com base em previsões isoladas e com elevado grau de incerteza. Ou seja, nesta fase, não é possível afirmar com elevado grau de confiança que se verificará um evento excecional ou histórico em todo o território, apesar de alguns cenários sugerirem essa possibilidade.

O IPMA acompanha permanentemente a evolução da situação meteorológica e atualizará as previsões. Sempre que se justifique, serão emitidos os avisos meteorológicos adequados e será divulgada informação adicional através dos canais oficiais.

Recomenda-se o acompanhamento da informação disponibilizada pelo IPMA em:"

Na pratica nao confirma nem desmente porque tal como diz e muito bem a incerteza e enorme.
Importa salientar que cenarios mais extremos, com temperaturas acima dos 45c somente o GFS os previu ...tal como ja e habito no Verao por parte deles.
Finslmente e estupido que pessoas que se dizem climatologistas ou o que seja, venham falar em temperaturas de 49c, sendo que somente um ou outro cenario mais extremo, exclusivo do gfs o mostrou ...

Sinceramente o que mais me assusta, não é se vai fazer mais de 45° ou não, o que me está a assustar é a consistência de valores acima de 35 graus e a facilidade com que nos últimos anos, estes valores de mais de 40°, se instalam e permanecem... Lisboa tem estado consistente quente no último mês, tirando um ou outro dia. Sempre houve calor em junho, mas isto está a ser um forno ligado em contínuo - em vez de um dias quentes e depois fresco. Farto de Calor já...e ainda mal começou.

Eu acho que estamos num momento de consistência de calor e de ondas de calor a repetirem se , sendo já dentro do contexto de franca alteração climática.

Ainda me lembro dos saudosos tempos antigos (que não são nada antigos, na verdade) em que as primeiras grandes caloraças em Viseu costumavam aparecer por altura das Cavalhadas de Vildemoinhos que é como quem diz por alturas do S. João. Agora chegam as Cavalhadas e já temos duas ondas de calor em cima previsivelmente...

Os 50ºc ou lá perto ainda rendem, nem com o comunicado do IPMA deixam de publicar...:unsure: :huh:

Há uma hora voltaram a repetir a notícia no facebook.

Não é a SIC que também costuma usar o "polígrafo" para confirmar ou desmentir as notícias?

Se calhar a verdadeira "anomalia" é este tipo de notícias sensacionalistas, exploradas e expremidas até à ultima "gota".

Veja-se o número de partilhas que já leva.

1781693864193.webp

EDIT: Vá lá, há 5 minutos parece que já viram o comunicado do IPMA :rolleyes:

1781694557314.webp

Última edição:
Há uma hora voltaram a repetir a notícia no facebook, não é a SIC que também costuma usar o "polígrafo" para confirmar ou desmentir as notícias?
Sim, mas no polígrafo desmentem notícias (mais ligadas à política) que são disseminadas nas redes sociais e que são falsas, ninguém argumentou daquela forma ou não há dados que evidenciem tal coisa e apenas inventam porque sabem que muita gente vai acreditar.
Esta informação foi dita, e suportada através de um mapa, por um comentador da própria SIC que estuda as alterações climáticas. A meu ver, acho que devia ter conhecimento de que o GFS mostra valores perto de 50ºC todos os anos e que além de estar sempre isolado em relação aos outros modelos, felizmente ainda não se concretizou. O mais perto que estivemos disso nos últimos anos nem se registou no Ribatejo, mas sim no Pinhão.

Até tinha o Duarte Costa em boa consideração, mas parece que se deixam levar pelo sensacionalismo e não percebo qual é a necessidade de lançarem este drama todo quando ainda não existe consenso entre os diversos modelos.

Certo que vem aí calor intenso, mas ainda não tinha visto valores extraordinários na generalidade das previsões. O mais preocupante é a possível duração, mas neste momento os modelos mostram que a cut-off pode abrir caminho à circulação de oeste/noroeste e empurrar a dorsal para Leste passados poucos dias. Esperemos que assim seja!

Última edição:
Neste momento a curto prazo a incerteza ainda parece maior olhando ao diagrama. Basta ver a run das 06h do ECMWF para perceber se isso. Se a cut off ou parte dela dado que parece se dividir em 2, entrar rumo ao noroeste vai se grande parte do calor previsto.

Atenção que o excesso de mortes nos messes de calor já iguala em Portugal o excesso de mortes em Janeiro e Fevereiro e em breve vai ultrapassar, previsívelmente nos próximos anos vai haver mais mortes no calor do que no frio....uma mudança importante a correr. A ver vamos.
Onde é que leste isso?

Estou obviamente a brincar mas a turma do clickbait deveria ser obrigada a apostar 5 mil € em cada previsão que publicam.
Iriam ver como se tornariam muito mais cautelosos no que escrevem ou dizem :D

• Gosto
Reactions: StormRic