Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Talvez seja off-topic mas tomei a liberdade de modificar um conhecido provérbio e ilustrá-lo e não sabia onde inserir, mas creio que este é o tópico mais indicado.:hehe:
É o nosso auto-elogio.

"De Manda-Chuva e de Louco, todos temos um pouco."

6BciWDg.jpg


Parque Marechal Carmona? Grande foto!!!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se acontecer, será algo completamente fora daquilo que os modelo prevêem. Para aqui a novidade é vir tempo revolto, isso sim seria uma novidade para mim !
 
  • Gosto
Reactions: MeteoAlentejo

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Aurélio deixa a Madeira em paz! Acabei de chegar aqui, amanhã é já tshirt e conto ir ao mar ainda esta semana:). Estes últimos dias andava em Lisboa com temperaturas a rondar os 8 graus de dia :p
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
antes frio e seco que chuvoso...
olhando para os mapas arrisco dizer que o nosso tão amado `paìs é o unico da europa que ira escapar as ondas de frio este mês.
Italia vai ser um fartote de frio e neve!
a ilha paradisiaca de lampedusa terá temperaturas maximas na ordem dos 8ºC.
pode ser que o pai natal nos traga um modelo generoso no sapatinho! :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já estava á espera que o MeteoAlentejo se queixasse para todos lhe cairem em cima, claro geralmente de Setubal para cima. Parece que somente os do Norte se podem queixar neste país, há e tal não cai neve, há e tal este mês de Dezembro tem sido uma seca .....
Alentejo e Algarve não se pode queixar aqui neste Forum !

Relembro no Verão havia aqui lágrimas que dava para encher um tanque só porque o Norte não tem chuva (Julho e Agosto) até já estavam com pena das coitadinhas das plantas, porque afinal de contas apenas vinham de 5/6 meses com precipitação acima da média.

Haja bom senso neste Forum !

E qual o problema de haver já previsões para Janeiro, cada um faz a análise que quiser, era o que faltava agora quererem determinar o que cada um pode ou não dizer neste Forum !
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Sei que ninguém pediu a minha opinião, mas eu dou à mesma. Que eu saiba este tópico destina-se ao seguimento de previsão do tempo e modelos para Dezembro de 2014, não a Janeiro de 2015. Mas como ainda não estamos em Janeiro, mas sim em Dezembro. Obviamente que, não nos vamos pôr a comentar o tempo para Janeiro. O que não invalida, que lancemos as cartas para o mês seguinte. Sobre o tempo não temos muitas razões para nos queixarmos. Um Outono algo quente, mas generoso com muita chuva a norte e centro a fazer-me lembrar o Outono de 2006. Agora temos um Dezembro seco com frio e geadas, que também é preciso. Assim como fui dos primeiros a prever aqui neste fórum um Dezembro seco, também digo que a chuva há-de voltar no seu devido tempo lá mais para meados de Janeiro. Quanto ao pessoal do sul que passa a vida a chorar, que venham viver para o Norte, que aqui é que é a terra da chuva. :p
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Penso que o suporte para a informação dele tem a haver obviamente com a informação que se retira dos modelos previsão sazonal para o trimestre Janeiro a Março, que sugere claramente um trimestre seco, e cuja análise mensal também sugere um Janeiro idêntico a Dezembro !
Tal previsão é mais clara para as regiões mais a sul, podendo a região norte ficar na média ou até acima da média. Tal panorama tem sido idêntico nos ultimos anos.

Fazendo a comparação dos modelos sazonais com as previsões a medio-longo prazo dos modelos globais que vão até a 15 dias, que indicam uma média na ordem dos 1025 Hpa de pressão, abrangendo já até dia 07 Janeiro, então será expetável para ele, que Janeiro venha a ser seco.

Já disse o que tinha a dizer, e portanto não vou alimentar mais polémicas ..... os próximos tempos dirão quem tem razão, mas penso que a parte final do Inverno pode vir a ter mais interesse ;)
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Colegas ja repararam que os meteogramas abrangem mais dias? Hoje é 2 feira e há previsão até quarta dia 31 ......
 
Estado
Fechado para novas mensagens.