Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Penso que o suporte para a informação dele tem a haver obviamente com a informação que se retira dos modelos previsão sazonal para o trimestre Janeiro a Março, que sugere claramente um trimestre seco, e cuja análise mensal também sugere um Janeiro idêntico a Dezembro !

Mas tu agora falas pelas outras pessoas ? A mensagem tipo a do MeteoAlentejo nem sequer são permitidas neste tópico. Existe o Livre para isso.
Quanto às polémicas, não havia nenhuma até tu inventares uma. Mais uma vez.
Usem por favor o tópico de Seguimento livre para desabafos, para meros palpites, e afins.
Nem me darei sequer ao trabalho de mover o que não se enquadrar nas regras, passo a apagá-las.
Quando repetidamente alguém não respeita as regras isso é também uma falta de respeito para quem gere este espaço, pois como devem compreender, somos todos pessoas ocupadas com as nossas vidas profissionais e não temos propriamente tempo para andar sempre a pedir para que as regras se cumpram.


Colegas ja repararam que os meteogramas abrangem mais dias? Hoje é 2 feira e há previsão até quarta dia 31 ......

O meteograma do GFS agora vai até às 240 horas, 10 dias. Porque a nova versão do modelo corre em alta resolução até essa data.
As cartas ainda estão com a versão anterior.
 

ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
O meteograma do GFS agora vai até às 240 horas, 10 dias. Porque a nova versão do modelo corre em alta resolução até essa data.
As cartas ainda estão com a versão anterior.[/QUOTE]

o meteograma é a run paralela do GFS
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Enfim, ás vezes há estas críticas aos nossos colegas Aurélio e MeteoAlentejo, não entendo acho que cada um é livre de dizer aquilo que pensa, se quiserem dar opiniões sobre o próximo mês não vejo mal nisso, ás vezes até me ajuda, há algo nestes dois membros que gosto: é serem realistas nas previsoes, não é como muita gente que vem para aqui, que quer um tempo duma determinada maneira e não são realistas... é a minha opinião nanão
 
  • Gosto
Reactions: boneli

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Por vezes custa seguir este tópico...cada vez saio daqui mais confuso.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Enfim, ás vezes há estas críticas aos nossos colegas Aurélio e MeteoAlentejo, não entendo acho que cada um é livre de dizer aquilo que pensa, se quiserem dar opiniões sobre o próximo mês não vejo mal nisso, ás vezes até me ajuda, há algo nestes dois membros que gosto: é serem realistas nas previsoes, não é como muita gente que vem para aqui, que quer um tempo duma determinada maneira e não são realistas... é a minha opinião nanão

Desculpa mas de realistas pouco ou nada tem..o colega Aurélio ainda se fundamenta com aquilo que vê e atenção limita-se ao Algarve e só!!!! Agora de resto....o tópico tem regras e sabes muito bem que várias vezes se sai do fundamental que é seguir os modelos e todos sabemos que ao fim de algumas horas os modelos têm uma grande margem de erro. Para quê alimentar algo que muda de uma saída para outra com queixumes? Há outros tópicos para tal!!! E se tivermos em conta que este fórum é visto por muita gente mais uma razão para nos restringirmos ao que os modelos mostram..agora dizer que o Inverno vai ser isto ou aquilo o Janeiro vais ser isto ou aquilo, ou AA veio para ficar para um sempre quase eterno. Irrita sim...porque há outros tópicos mais apropriados. Quando damos por ela já está uma bola de neve formada que em nada ajuda o tópico. Agora isso já me ultrapassa e os moderadores é que têm de ver essas questões.

Cumprimentos
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Este ano, tivemos um Novembro bastante chuvoso no Algarve, Dezembro será seco não vejo nenhum mal nisso, a natureza é quem manda e andar aqui a lamentar-se não nos vai levar a nenhum lado e não é isso que vai fazer mudar o tempo que temos ou será que vai. Eu ainda hoje, vi algumas ribeiras a correrem água na zona serrana, há anos que por esta altura estão secas, como há anos que levam mais água, é este o nosso clima e todos nós sabemos que no Sul as precipitações são de carácter torrencial e ocorrem mais nas estações de transição.

Para a semana do Ano Novo, pode vir alguma chuva mas ainda não está certo. A ver se não chove é na passagem de ano. :lol:

Meteograma para Olhão:

http://modeles.meteociel.fr/modeles/gens/runs/2014122212/graphe4_1000___-7.83_37.01_.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por vezes custa seguir este tópico...cada vez saio daqui mais confuso.

Se estás confuso sobre alguma coisa que tenha a ver com previsões, cartas, termos, etc, pergunta, sempre é mais útil falar e esclarecer dúvidas disso do que estas cansativas picardias proféticas do que se passa no mês seguinte.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

jotackosta

Nimbostratus
Registo
23 Jan 2013
Mensagens
875
Local
Pedrosas, Sátão (584m) / Gstaad, Suíça (1050m)
Se estás confuso sobre alguma coisa que tenha a ver com previsões, cartas, termos, etc, pergunta, sempre é mais útil falar e esclarecer dúvidas disso do que estas cansativas picardias proféticas do que se passa no mês seguinte.

Custa por isso mesmo, "picardias" que fazem perder o sentido daquilo que se deveria discutir nesse tópico ("Discussão das Previsões do Tempo e Modelos"). Acusações, referências a um Norte vs Sul, ironias etc etc no meio de análises e previsões torna-se confuso e chato!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Custa por isso mesmo, "picardias" que fazem perder o sentido daquilo que se deveria discutir nesse tópico ("Discussão das Previsões do Tempo e Modelos"). Acusações, referências a um Norte vs Sul, ironias etc etc no meio de análises e previsões torna-se confuso e chato!

Estimado colega, as suas dúvidas estão desfeitas aqui http://www.meteopt.com/forum/topico...odelos-dezembro-2014.7992/page-14#post-465664
Se tiver dúvidas na interpretação é só dizer ;)
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sai um Borda d'água para Janeiro de 2015, parece que vamos ter "tempo revolto, chuva vento e trovoada" coisas totalmente "estranhas" para Janeiro :lmao:.

tumblr_ngus0rlKpv1skf92go2_r1_1280.jpg

Bem, o Borda tá a dar chuva a partir de dia 5, tu queres ver que os modelos estão todos errados, é que não me parece que vamos ter chuva até lá :p.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bem, o Borda tá a dar chuva a partir de dia 5, tu queres ver que os modelos estão todos errados, é que não me parece que vamos ter chuva até lá :p.

O GFS (run paralela) das 6z está em sintonia com o Borda de água. Tem um 2º painel que é chuva do inicio ao fim. :p

GFuBPHz.png

l4SvTOS.png


GMu9UrT.png


CcVBVBF.png


VwIVDpJ.png
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O GFS (run paralela) das 6z está em sintonia com o Borda de água. Tem um 2º painel que é chuva do inicio ao fim. :p

NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO........lá se vai a previsão do Bordas, como é possível falharem pá.

tumblr_nhg4mzNbXs1skf92go1_1280.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Estado
Fechado para novas mensagens.