Seguimento Meteorológico Livre

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por David sf 9 Ago 2014 às 19:50.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Bom dia ,

    Segundo dados do " IPMA " , as estações de Viana do Castelo e Braga , nos meses de março , abril e maio registam , em média , valores de precipitação superiores a 100 l / m2 em cada mês , tendo um total aproximado de 340 l / m2 . Não vale a pena fingir que no inverno chove muito e na primavera chove pouco , pois os dados são claros , pelo menos no Norte .

    De resto , todos os anos acontece o mesmo , no verão , chegando a agosto , decreta - se o princípio do fim do verão , quando é em setembro que , na maior parte dos anos , que ocorre o período mais quente e seco , principalmente no Norte .

    Em fevereiro , ocorre o oposto , decreta - se o fim do inverno , lamento desiludir , mas o tempo do sol e calor ainda vai demorar muito tempo .


    P. S . - Aceito que o meu post anterior tenha sido movido para aqui , mas outros também deveriam ter sido movidos para aqui , é o chamado movimento seletivo , muito comum aqui no fórum .

    Nada mais tenho a dizer sobre este assunto .
     
  2. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,456
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Foram vários posts movidos no seguimento da conversa off-topic no Tópico da Previsão de modelos, não apenas o teu.

    E de qualquer forma, não há selectividade nenhuma, apenas nem sempre no meio de tanto off-topic em diversas páginas se consegue mover tudo sem escapar algum post perdido, ou sem baralhar completamente o seguimento. Portanto, mais um motivo para agradecermos que evitem tal off-topic e facilitem o trabalho no tópico respectivo.

    Obrigado!
     
    #422 rozzo, 18 Fev 2015 às 11:52
    Última edição: 18 Fev 2015 às 11:59
  3. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)

    Ok , tudo bem , eu compreendo que nem sempre dá para controlar tudo .
    No problem .
     
  4. MeteoAlentejo

    MeteoAlentejo
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2011
    Mensagens:
    2,305
    Local:
    Serpa
    espero que pelo menos venham os 25ºC
     
    jonas_87, luky e guisilva5000 gostaram disto.
  5. Fernando Costa

    Fernando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    2 Ago 2014
    Mensagens:
    197
    Local:
    Alfena - Valongo (Porto)
    Deve ser deve. Não vem nenhum verão antecipado. Esqueçam isso. Os modelos estão constantemente a mudar. Ainda à poucos dias previam uma primavera antecipada por estes dias e tempo seco até ao fim do mês para todo o país. E a norte já prevêem chuva e temperaturas semelhantes as que temos tido. Eu até acho, que o Março poderá surpreender. Quero com isto dizer, que a primavera este ano poderá ser amena e algo chuvosa. E não liguem muito a previsões sazonais, porque pouco ou nada valem. Para já o que vejo é continuação de tempo fresco e dias com chuva fraca/moderada a norte alternando com dias de sol. Já para o centro e sul, o tempo vai continuar seco. Está a ser um inverno seco em todo o país, o outono foi chuvoso e parece-me, que a primavera pode ser chuvosa. Este ano faz-me lembrar o ano 2006/2007, mas este está a ser mais seco. Mas vamos indo e vamos vendo ;)
     
  6. Davidmpb

    Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jul 2014
    Mensagens:
    4,256
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Eu sou da opinião que até ao fim deste inverno na generalidade do território português continental, poucas alterações de tempo irá haver, basicamente AA e algumas frentes de fraca actividade. também me parece que não há motivos para secas, porque tivemos um outono chuvoso e acredito eu, que a primavera assim o será. Até já estou com saudades daquelas trovoadas de primavera:D
     
  7. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    8,258
    Local:
    Portalegre (400m)
    Já foi mais de trovoadas por aqui... Por vezes mais aí na serra ainda há sorte mas nos últimos anos as trovoadas na Primavera e Verão têm tido um medo desgraçado e vai tudo à volta. :p
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Davidmpb gostou disto.
  8. Davidmpb

    Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jul 2014
    Mensagens:
    4,256
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Sim é verdade mas ainda há anos em que há boas trovoadas!;)
     
    SpiderVV gostou disto.
  9. Paelagius

    Paelagius
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    27 Set 2013
    Mensagens:
    1,521
    Local:
    Porto
    "Carnaval na rua, Páscoa em casa." Até ver...
     
  10. Gongas

    Gongas
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    12 Jan 2008
    Mensagens:
    453
    Local:
    Coimbra 114m
    Isto vale o que vale, mas um familiar meu que é agricultor, todos os anos utiliza os primeiros dias do ano correspondendo depois a cada mês.
    E disse-me que acerta praticamente sempre.
    Olhando para este ano seria medonho.
    senão vejamos:
    Dia 1-Janeiro -sol
    Dia 2-fevereiro- sol
    Dia 3- março- sol
    Dia -abril -sol
    Dia 5-maio- sol
    Dia 6-junho- nuvens com sol
    Dia 7-julho-nuvens com sol
    Dia 8 -agosto-nuvens com sol
    Dia 9-setembro- sol
    Dia 10-outubro- sol
    Dia 11- novembro- chuva
    Dia 12- Dezembro- chuva

    Isto mostra a tendência ao longo do mês, não quer dizer que não haja alguns dias que sejam diferentes, onde posso haver alguma chuva ou sol.

    O que me têm a dizer disto?
     
  11. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    14,019
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    É impossível haver alguma correlação que não seja fruto do acaso probabilístico. Quando se diz que se "acerta praticamente sempre" significa que nos lembramos das vezes em que houve uma maior coincidência mas esquecemos melhor aquelas em que não houve.

    Provas só poderiam ser dadas com uma estatística completa ao longo de várias dezenas de anos, sendo ainda necessário definir quantitativamente de forma exacta o que se entende por um mês com "sol" ou "nuvens com sol" dado que qualquer mês, em última análise, terá sempre essas características, dias de sol, nuvens com sol, chuva, etc. E esse suposto método de previsão seria válido para Coimbra ou qualquer outro ponto do país? ou da Europa? ou do Mundo?

    Para se afirmar que se acertou ao fazer a previsão, por exemplo, "Março - sol", há que definir o critério de verificação: quantas horas de insolação em percentagem relativamente ao normal? quantos dias com e sem chuva relativamente ao normal? etc. Porque é depois nesta verificação que entra a opinião pessoal daquilo que se queria dizer por "sol" ou "chuva" para um mês inteiro. Com esta indefinição dos critérios de previsão/verificação, qualquer pessoa pode argumentar, com os seus critérios pessoais, que a previsão acertou ou errou. Então, por exemplo para Coimbra/Bencanta, a "previsão" para Janeiro já falhou visto que a precipitação de 101,7mm foi normal pois o quarto decil da distribuição interanual da precipitação em Coimbra/Bencanta é cerca de 96mm. Ou seja, em mais de 40% dos anos chove menos do que o que choveu este ano. Climatologicamente um mês é considerado normal para um certo parâmetro meteorológico se em pelo menos 30% dos anos ocorrerem valores menores e pelo menos em 30% ocorrerem valores maiores, isto é o valor observado situar-se no 3º,4º,5º ou 6º decil.

    Se nos limitarmos a opiniões subjectivas e/ou intuitivas sobre características climáticas, tudo é possível de ser afirmado.

    Mas ainda curiosamente, os dias 11 e 12 de Janeiro por exemplo, em Coimbra, não foram "dias de chuva", nos dias 11 e 12 de Janeiro foi acumulado 0,1mm aliás tanto como nos dias 2, 3, 4 e 5!

    Não esquecendo também que a definição das datas, a numeração dos dias e dos meses, é uma convenção puramente humana sem base natural ou científica para a sua localização exacta como está definida. Porque é que o dia "1" não poderia ser o primeiro dia a seguir ao solstício de inverno, por exemplo? Teria mais lógica do ponto de vista da natureza. E porque é que o ano se inicia nesta data, por que não a seguir ao solstício de verão e assim usavam-se os doze primeiros dias de Julho? Ou num equinócio? Ou noutra data qualquer escolhida por outras razões religiosas ou culturais como é a presente?

    E falta ainda entrar em linha de conta com o jogo de probabilidades puro e simples: definindo apenas três classificações possíveis quer para um determinado dia quer para um determinado mês, a probabilidade de a classificação num dia coincidir com a classificação num mês é de 1/3, 33%.

    Se formos procurar base científica ou uma simples explicação intuitivamente natural para tal relação, então aí o absurdo iria imperar ainda mais.;)
     
    james e Prof BioGeo gostaram disto.
  12. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    14,019
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Probabilidade de acertar: 50% :D

    Acertou: ahah ditado verdadeiro!

    Errou: nem nos lembramos disso...:assobio:

    Sem contar que o conceito "ficar em casa" ou "sair à rua" como medida meteorológica é extremamente subjectivo.
     
    Paelagius gostou disto.
  13. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    A ideia que eu tenho e que toda a gente , de uma forma ou outra , já procurou sinais do tempo que poderá vir . O melhor mesmo e esperar para ver . Mas uma coisa eu digo , nos temos um clima muito irregular , raramente temos dois invernos ou verões iguais . Não tivemos um inverno pujante mas tivemos um outono extraordinário , onde as tempestades começaram quase em agosto , aqui na minha zona , as tempestades mais fortes ocorreram em setembro .

    Acho que e um erro afirmar que o inverno não foi nada de jeito , a partir de agora não vai vir mais nada de especial . Acho que no nosso clima irregular , tudo e possível ( sem ironia ) .
     
  14. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    E vamos entrar em marco ,que sofre de bipolaridade aguda , ora caem 300 l / m2 de chuva e com grandes cheias ora e seco com temperaturas muito amenas . O abril das águas mil e o maio das trovoadas costumam ser mais certinhos .
     
  15. Davidmpb

    Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jul 2014
    Mensagens:
    4,256
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    Eu também partilho da opinião que o nosso clima é irregular e tudo pode acontecer, vejamos o exemplo aqui na minha localidade: choveu mais em Setembro do que Dezembro, Janeiro e Fevereiro juntos, quem nos diz que agora na Primavera vai chover muito? este nosso clima é assim;)
     
Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página