Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
já não tenho esperança que a instabilidade do fim-de-semana venha a ocorrer... estamos condenados à seca :angry:
Vamos ver... Eu tenho sempre esperança nas previsões. Desde que apareçam algumas nuvens já fico contente, sempre dá para tirar algumas fotos e fazer uns time-lapse! :lol:
Mas eu e mais uns amigos "caçadores de tempestades" já tamos a ficar fartos de não caçar nada este ano. No ano passado em Setembro durante uma trovoada tivemos uma situação digna de ter sido filmada! Uma cena mesmo à América! Este ano, nem umas cascas...:mad:
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Que me recorde em Lisboa já houve trovoada este ano...
Na minha zona (não em Lisboa porque só tou cá para trabalhar durante a semana) no Alentejo, passam todas ao lado. É impressionante quando raramente surgem trovoadas são sempre na mesma linha e nos mesmos locais, e quando passa algo perto é sempre uma ponta. Só nos resta ver as trovoadas a passar por Espanha ou para lá de Beja.
Dizem os antigos que o granito existente nas terras desta zona afastam as trovoadas...
Houve em Abril mas foi fraquíssimo!! Como já disse, no ano passado houve em janeiro, maio, junho e setembro ( são os que me lembro)
Em comparação com o ano passado, este ano está super monótono e não percebo porquê...
Talvez seja a brisa marítima que não favorece a sua formação...
O que mais me irrita é que as células passam por todo o país e quando chegam a lisboa dissipam-se...
Teremos mais sorte, com certeza :D
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Houve em Abril mas foi fraquíssimo!! Como já disse, no ano passado houve em janeiro, maio, junho e setembro ( são os que me lembro)
Em comparação com o ano passado, este ano está super monótono e não percebo porquê...
Talvez seja a brisa marítima que não favorece a sua formação...
O que mais me irrita é que as células passam por todo o país e quando chegam a lisboa dissipam-se...
Teremos mais sorte, com certeza :D
A percepção que eu tenho (portanto é falível) é de que trovoadas em Lisboa e arredores são mais comuns em situações de entradas de SW e pós-frontais,
logo os meses de verão parecem-me ser os menos propícios à ocorrência de trovoadas em Lisboa.
Nota ainda que vivi 12 anos em Lisboa (entre 2000 e 2012 no meio da cidade) e a ideia que tenho é que de novembro a maio ocorrem com mais facilidade.
Nota também, para definirmos Lisboa, estou a falar da cidade, não da zona que compreende Lisboa até Sintra.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,635
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Na minha opinião as trovoadas em Lisboa e no litoral oeste são mais frequentes no outono/ inverno, por exemplo sobre o mar nas madrugadas de inverno, quando as águas estão relativamente quentes e são mais frequentes na primavera/ verão no interior.
Eu que vivo no interior sei bem disso, porque muito raramente há por aqui trovoadas de Novembro a Fevereiro, portanto se elas não ocorrerem agora neste final de Setembro e Outubro dificilmente também vou ver uma;)
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e Thomar

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Acho que esta imagem diz tudo em relação a esse assunto...
Não há como fugir da natureza "pouco eléctrica" do clima da nossa região, em comparação com a maior parte da Europa.
Há uns anos melhorzitos, com alguma persistência de padrões favoráveis, mas a maior parte dos anos são fracos, no litoral então nem se fala...Na verdade, tirando o interior Nordeste do país onde trovoadas nos meses frios são menos frequentes, até temos uma distribuição razoável ao longo do ano.
Há que ter isso em conta ao comparar com outras regiões, onde as trovoadas são mais restringidas a meses quentes. Ora assim sendo, ainda são mais avassaladoras as diferenças nas densidades anuais de raios, mostrando a brutalidade de trovoadas que há concentradas nesses eventos de Verão, chegando para superar por larga margem as nossas trovoadas mais distribuidas por todo o ano...

Mas vá, nem tudo é mau, há regiões bem piores que a nossa ainda assim, basta olhar para latitudes mais altas da Europa.
E mesmo no litoral (e apesar de fracas) temos trovoadas relativamente frequentes nos meses mais frios, e em alguns anos simpáticos algumas boas trovoadas de Verão.
Aliás, há regiões mesmo de baixas latitudes, que contra o senso-comum da maior parte das pessoas, até têm muito menos trovoadas que nós. Por exemplo no litoral do Nordeste do Brasil trovoadas são quase uma raridade.

OfqrvJ1.png
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A percepção que eu tenho (portanto é falível) é de que trovoadas em Lisboa e arredores são mais comuns em situações de entradas de SW e pós-frontais,
logo os meses de verão parecem-me ser os menos propícios à ocorrência de trovoadas em Lisboa.
Nota ainda que vivi 12 anos em Lisboa (entre 2000 e 2012 no meio da cidade) e a ideia que tenho é que de novembro a maio ocorrem com mais facilidade.
Nota também, para definirmos Lisboa, estou a falar da cidade, não da zona que compreende Lisboa até Sintra.
Concordo! No ano passado foi assim. Apareceram células com deslocamento Sul --> Norte, que nasciam a sudoeste do cabo de são vicente, e que traziam umas belas trovoadas para o litoral. E acho que o inverno extremamente seco influenciou a falta de trovoada.
Eu vivo um bocado mais a oeste de lisboa (cidade) e posso dizer que o litoral oeste do distrito tem estado muito mau em relação à convecção...
Houve uma vez, neste ano, em que passou uma célula em Lisboa e não choveu nem um milímetro por aqui...
Mas pronto, melhores dias virão
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
No ano passado , na minha região , setembro e outubro foram memoráveis . Foram 2 meses com trovoadas quase constantes , cheguei a ter dias com forte trovoada de noite e ao fim da tarde .

E 2013 também não foi mau , nada que se compare com 2014 .

A ideia que eu tenho e que a distribuição de trovoadas e muito irregular , anos quase sem trovoadas e outros com muita .
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
No ano passado , na minha região , setembro e outubro foram memoráveis . Foram 2 meses com trovoadas quase constantes , cheguei a ter dias com forte trovoada de noite e ao fim da tarde .

E 2013 também não foi mau , nada que se compare com 2014 .

A ideia que eu tenho e que a distribuição de trovoadas e muito irregular , anos quase sem trovoadas e outros com muita .
E normalmente é só o alentejo e o interior norte que levam com trovoada...
2014 foi o melhor ano, que me lembre...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Que me lembre os melhores anos de trovoada foram 1996, 1997, 2000, 2001, 2006, 2007 e 2011.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC e Davidmpb

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
E 2014? Aqui foi incrível!!! Choveu tanto granizo em Janeiro que pensava que estava a alucinar :lol:

Sim é verdade, mas 2014 salvou-se apenas pelo mês de Setembro e pelo dia 17 de Janeiro...de resto também foi fraquinho.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,445
Local
Arronches / Lisboa
Pois...aqui também em maio e junho houve convecção. E também não me lembro de 2013 mas pronto espero que outubro se esmere :D
a instabilidade prevista para este fim de semana pode ser um sinal de mudança... esta semana é o são Mateus e aqui na zona costuma-se dizer "Águas verdadeiras pelo são Mateus as primeiras":p:D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.