Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Há muitas coisas que ainda não consegui perceber, este ano na televisão as pessoas falam de estar a ser um verão com muito calor que as vinhas no norte estão muito boas por causa de estarem sempre 30-35ºc segundo eles, mas este verão foi muito sol e pouco calor o que teve sempre acima dos 30 foi o vento no litoral :lol: Depois toda a gente se lembrou na seca neste início de Setembro quando já está praticamente a chegar a altura das chuvas e qualquer medida contra a seca vai por água a baixo.
Agora o que também vai por água abaixo é as teorias de que quando o verão é ventoso e com poucas ondas de calor como em 2011 e 2014 e outros depois vem um setembro e outubro quentes, para já o Setembro é o mais fresco desde 2002.

Blade, a nortada resume-se ao litoral oeste. Apesar do país ser pequeno, há muito mais Portugal para lá do litoral e das grandes cidades.
Também podes pensar que o facto do interior estar quente acelera a nortada no litoral.

Média das EMAs em Portugal Continental ao longo do verão (1Jun-31Ago)
k3pvI8D.png


Mais em: http://www.ipma.pt/pt/publicacoes/boletins.jsp?cmbDep=cli&cmbTema=pcl&idDep=cli&idTema=pcl&curAno=-1
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Costa


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bom, bastante estranho esse resumo do IPMA...
Para além do "degrau" ao mudar de mês, resultante de considerarem fixa a média para cada mês, quando era facilmente resolvido usando uma média móvel, deve haver algum erro mais grave.. É que se existe um "degrau" na passagem de Junho para Julho, também o deveria haver na de Julho para Agosto... E não há, ou seja, estão a considerar exatamente as mesmas médias para Julho e Agosto. Esperemos que seja apenas erro nessa figura nas linhas das médias, e não extensível aos restantes cálculos apresentados desses 2 meses..
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e lserpa

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Bom, bastante estranho esse resumo do IPMA...
Para além do "degrau" ao mudar de mês, resultante de considerarem fixa a média para cada mês, quando era facilmente resolvido usando uma média móvel, deve haver algum erro mais grave.. É que se existe um "degrau" na passagem de Junho para Julho, também o deveria haver na de Julho para Agosto... E não há, ou seja, estão a considerar exatamente as mesmas médias para Julho e Agosto. Esperemos que seja apenas erro nessa figura nas linhas das médias, e não extensível aos restantes cálculos apresentados desses 2 meses..

Se reparares minuciosamente, nota-se um mínimo aumento das máximos e uma mínima descida nas mínimas.
Isto porque, para o número de estações consideradas, a média das máximas em Julho e Agosto é 28,72 e 28,8ºC e a médias das mínimas é 15,62 e 15,0ºC.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Se reparares minuciosamente, nota-se um mínimo aumento das máximos e uma mínima descida nas mínimas.
Isto porque, para o número de estações consideradas, a média das máximas em Julho e Agosto é 28,72 e 28,8ºC e a médias das mínimas é 15,62 e 15,0ºC.

Se assim for, my bad, e ainda bem, sinal que está tudo direito!

Ainda assim faz-me um pouco de confusão não recorrer a algo tão simples como médias móveis para uma representação dessas, em vez daqueles degraus, mas isso é outra história.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Normal o quê? não chover em setembro? só se for para ti, pelo menos na minha região é mais do que normal começar a chover em Setembro e recordo-me que por exemplo nos 2 últimos anos Setembro foi bastante chuvoso, o ano passado acumulei quase 150mm de chuva;).
Ah e o ano passado por esta altura estava com chuva e trovoada, não esta seca de tempo que já aborrece, e ultimamente quando chove ou são chuviscos ou chuva fraca no máximo

Mea culpa minha... de facto, ao contrário do que escrevi antes, o mês de Setembro tem sido este ano anormal nas regiões do sul. Nos últimos anos tem sido muito propício à ocorrência de elevada instabilidade e, às vezes; à ocorrência de fenómenos de precipitação extremos, designadamente no Algarve.
 
  • Gosto
Reactions: vamm

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Habituou mas não é este ano com certeza...foi um Setembro totalmente para esquecer em termos convectivos...
Diria até que no espaço de 1 ano o mês de Setembro foi do 80 (2014) ao 8 (2015).
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Habituou mas não é este ano com certeza...foi um Setembro totalmente para esquecer em termos convectivos...
Off-topic: Eu até diria que foi um ano para esquecer em termos convectivos. Lembro-me de haver trovoadas em Janeiro, Junho, Maio e em Setembro, no ano passado. E neste ano, só foi em Abril e foi fraquíssimo! Pelo menos por aqui...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Diria até que no espaço de 1 ano o mês de Setembro foi do 80 (2014) ao 8 (2015).

Também dificilmente se repetirá tão cedo o que aconteceu no ano passado, em que tivemos uma depressão estacionada a oeste do continente durante quase o mês todo. Este ano ainda há esperança para qualquer coisa no fim do mês.

Off-topic: Eu até diria que foi um ano para esquecer em termos convectivos. Lembro-me de haver trovoadas em Janeiro, Junho, Maio e em Setembro, no ano passado. E neste ano, só foi em Abril e foi fraquíssimo! Pelo menos por aqui...

Sim, foi fraco, tirando um dia ou outro em Abril e Junho, pelo menos nesta zona, mas também neste nosso canto o mais natural é vermos uma/duas boas trovoadas por ano, ou nem isso. Só que depois há excepções como a de 2011, ano épico em termos convectivos, até me custa a memorizar todas as trovoadas que vi, e foi um pouco por todo o continente. Estou sempre à espera que venha um igual. :D
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Off-topic: Eu até diria que foi um ano para esquecer em termos convectivos. Lembro-me de haver trovoadas em Janeiro, Junho, Maio e em Setembro, no ano passado. E neste ano, só foi em Abril e foi fraquíssimo! Pelo menos por aqui...
Fraquissimo não chega! Não vi um único relâmpago este ano, coisa muito rara!
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
É que é só Lisboa que não leva com nada!! Todos os outros distritos levaram com trovoada, a sério, menos aqui...
Tem que haver algum factor que impeça a formação destas.

Que me recorde em Lisboa já houve trovoada este ano...
Na minha zona (não em Lisboa porque só tou cá para trabalhar durante a semana) no Alentejo, passam todas ao lado. É impressionante quando raramente surgem trovoadas são sempre na mesma linha e nos mesmos locais, e quando passa algo perto é sempre uma ponta. Só nos resta ver as trovoadas a passar por Espanha ou para lá de Beja.
Dizem os antigos que o granito existente nas terras desta zona afastam as trovoadas...
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.