Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
É preciso ter muita sorte :D
Dois eventos com trovoada em menos de uma semana e que nem sequer estavam previstos... :lol:

Acontece, situações convectivas são sempre de difícil previsão, embora ache que o IPMA dormiu um bocado nesta.

Isso aconteceu aqui no ano passado, no dia 31 de Outubro, tremenda trovoada aqui no Minho e não estava nada previsto. :D
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A malta do Sul outra vez com festa, epá! :angry: :D

A sério, que ano mau de trovoadas este, espero bem que o o Novembro e Dezembro se ridimam, um pouco como em 2009, caso contrário será o pior desde que faço registos (2008).

A ver se há alguma coisa esta semana, ou então terei o primeiro mês de Outubro sem qualquer trovoada em 7 anos. :facepalm:


Aqui no Minho, acho que é mesmo um dos piores anos de sempre em termos de trovoadas. :(
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
No ano passado acho que foi melhor e as cut-off's começaram a surgir em Setembro. Este ano, só no final deste mês é que tivemos algo de interessante, mas muito localmente.

Sim, mas isso eram cut off's a oeste, a afectar no geral todo o continente. Falo no seu posicionamento a S/SW, a beneficiar mais o Sul.


Parece que vai acontecer já pela segunda vez este outono, o que não se vê todos os anos.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Muito resumidamente, podem explicar o que é Cut off?

São estas depressões que se isolam da circulação habitual,

nVH3lxt.gif


O sul do país geralmente recebe pouca chuva nas superfícies frontais das depressões atlânticas a noroeste, as frentes quando chegam ao sul já estão bastante fracas.
Chuva mesmo a sério no sul geralmente chega apenas via estas depressões que se isolam e se "soltam" da circulação zonal, daí o nome de "cutoff", há um bloqueio atmosférico que faz com que estas depressões se desprendam (cut) da circulação e mergulhem neste caso para sul.
E esse padrão até tem estado bastante favorável desde há muitas semanas, dai nem se compreender certas mensagens, só pode ser por grande desconhecimento.
Até tenho medo do que vem aí de choradeira quando finalmente se estabelecer um anticiclone que provavelmente acabará por aparecer algures em Novembro, seria normal, e antes em Novembro que em Dezembro se assim for.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Julgo que todos sempre aprendemos nos bancos da escola, que no nosso país o norte é mais chuvoso e o sul é mais seco. Sempre assim foi, dada a maior influência oceânica no norte e a maior proximidade africana no sul.

Por isso, não entendo esta constante lamentação pela falta de chuva no sul do nosso território.

Ou talvez perceba…

Existiu ali uma fase, talvez pelos anos 90, quando se começaram a notar algumas alterações, não no clima, mas no clima que nós, nas nossas curtas vidas terrenas, experimentámos, e que se traduziam de facto nalgumas depressões que iniciavam a incursão no nosso território pelo sul, progredindo para o centro e mais tarde chegando ao norte. Quem não se lembra dessas previsões, que davam períodos de chuva no sul, progredindo para norte ao longo do dia. Existiu ali uma fase de alguns anos em que isso sucedia com maior frequência.

Talvez os que hoje se lamentam pela falta de chuva no sul face ao norte (supostamente sempre beneficiado pela precipitação), tenham presente nos seus registos de memória, ainda que de forma subconsciente, esses tempos mais «molhados» nas terras do sul de Portugal.

Mas o que nos ensinaram sempre nos «manuais» foi mais chuva a norte, mais seco a sul…o que não significa que num futuro (que já não poderemos testemunhar) não se verifique o inverso… afinal, o grande Sara já foi verdejante e húmido…
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Convém ver mais modelos que o GFS pessoal...
Já devíamos estas mais que vacinados para a falta de consenso em modelos quando falamos de estruturas com pouca extensão espacial e tanta imprevisibilidade como cut-off's.. Basta ir à catástrofe modelística do GFS o fim-de-semana passado...

Assim não vamos passar desta onda bipolar entre a euforia e o choradinho a cada saída em que um só modelo muda completamente as previsões! :D
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Até sou capaz de concordar contigo em certos pontos, @Iceberg mas noutros nem tanto e passo a explicar porquê:
- Sempre que só chove no sul, os do norte reclamam que o sul é que tem a festa toda. Afinal também reclamam da seca ou não?
- Na escola também aprendi que quanto maior é a seca, essa funciona como repelente da chuva... agora se isso é certo ou não, não faço ideia, a verdade é que o @Vince já explicou o porquê.
- O constante ataque ao sul é por reclamarmos que não chove, como é óbvio temos que reclamar ou não? Há campos de cultivo, animais e afins que necessitam de água. Nós necessitamos de água, logo, temos que reclamar de não sermos beneficiados com isso, apesar de ninguém mandar na meteorologia. Ah e tal mas chove no sul, pois chove, mas o sul não é só o Algarve e lá até pode chover, mas a Serra de Monchique grande parte das vezes faz de travão, manda tudo para Espanha ou de novo para o mar... mais acima está quieto. Se vem de Espanha, passa a fronteira e grande parte das vezes morre logo. Se vem pelo litoral, falando especialmente da zona de Milfontes, etc., chega aqui a esta Serrazita de 300 e poucos metros (Cercal), esbarra e custa a passar (exemplo disso foi a noite de ante-ontem em que estava a chover bem em Milfontes e 30km para lá da Serra nada, céu praticamente limpo.
- Durante o verão, o norte reclama que chove e faz vento, que não parece verão. Nós nem abrimos o bico, porque verão sempre foi sinónimo de 35ºC/40ºC, nos últimos 3/4 anos as temperaturas baixaram bastante. No inverno, que é sinónimo de chuva, o norte reclama que quer neve, nós reclamamos que queremos chuva, claro.

O que é que eu concluo deste meu discurso? Que nenhum de nós está bem com aquilo que tem.:lol:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.