Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
O evento está a dar-lhe bem na fronteira neste momento, ainda bem porque o interior Sul precisava mesmo de chuva.
Para o litoral sul continua a frente de instabilidade que ás vezes visita Lisboa
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Pluviometros bem "aconchegados" até às 20h de hoje, visão geral do território.

Sul

RTYAed5.png


Sul/Centro

sC1QM3c.png


Centro

qEk5Qd4.png


Norte

c3oVPQg.png


Precipitação mal distribuída um pouco por todo o país, no Sul apenas o interior e Faro acumularam mais, no Centro/Sul evidente precipitação na fronteira com o valor de Elvas nos 40 mm, e depois acumulados gordos em certos sítios da capital devido à passagem de células. No Centro, Castelo Branco e serras a acumularem bem com a passagem da linha de instabilidade, já para o litoral só algumas estações é que choveu violentamente, valor de Coimbra está em 1º nos acumulados.
Depois temos a região Norte onde é evidente a passagem de menos chuva, mas mesmo ainda bons acumulados entre Braga e Castelo Branco devido a rotação da linha de instabilidade.
As regiões com menos chuva de hoje são o corredor central do país.
 
Última edição:

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,219
Local
Coimbra
Centro

qEk5Qd4.png


No Centro, Castelo Branco e serras a acumularem bem com a passagem da linha de instabilidade, já para o litoral só algumas estações é que choveu violentamente, valor de Coimbra está em 1º nos acumulados.
Esses 53mm em Coimbra correspondem à estação de São Martinho, que nos últimos eventos tem registado sempre valores muito superiores aos das outras estações da zona. Provavelmente, tem lixo nas conchas do pluviómetro e por causa disso está a registar precipitação a mais.
A EMA de Coimbra, Bencanta, que até fica na mesma freguesia, acumulou 41,8mm.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Esses 53mm em Coimbra correspondem à estação de São Martinho, que nos últimos eventos tem registado sempre valores muito superiores aos das outras estações da zona. Provavelmente, tem lixo nas conchas do pluviómetro e por causa disso está a registar precipitação a mais.
A EMA de Coimbra, Bencanta, que até fica na mesma freguesia, acumulou 41,8mm.
Ah, então assim foi mesmo uma estação de Lisboa que fica no top 1 :D
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
A precipitação tem ocorrido maioritariamente no oceano e relâmpagos muito fraquinho como sempre foi e sempre será :huhlmao:mas não há problema porque para a semana há mais e para a outra e ainda para a outra :rain:No ano passado por esta altura ainda estávamos com 30ºc, mas este Outubro não está frio apesar das pessoas associarem chuva com frio, já não há mais 30ºc para ninguém este ano :sad:
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Lisboa já costuma ser um íman para este tipo de coisas, voçês (lisboetas) queixam-se muito, mas a verdade é que muitas células se formam aí mesmo em cima, ou então quando vêm do mar atinge com frequência e em cheio em Lisboa. O caso de ontem, a minha análise é que parece que o Tejo teve bastante influência nas formações, reparem que nas imagens de radar, houve uma célula que nasceu mesmo por cima do Tejo. Posso estar aqui a dizer uma asneirada mas não me parece coincidência.
O grande problema é a raridade desse tipo de eventos...
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Tem piada que amanhã até vai chover e ninguém fala acerca disso. A fruta tem sido tão grande no sul que já nem ligam a um dia normal de chuva :p
Se a fruta tivesse sido grande é que era motivo para falar, mas como a fruta durou tão pouco tempo em comparação ao tempo de seca... só resta esperar por mais. Até porque... esta semana tem sido toda ela quente, abafada... basicamente como a minha mãe diz o tempo está mono. E é só isso, porque estar a fazer uma festa por vir aí "chuva", quando na verdade ela vem, descarrega bem um dia ou dos, depois estão 20 e tal graus durante outros 2 ou 3 dias.

Realmente também estava à espera de boas novidades por aqui, mas anda tudo tão calado... e eu pelo que vi no windguru, amanhã é dia de chuva e terça-feira também, mas não será nada de especial.
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Se a fruta tivesse sido grande é que era motivo para falar, mas como a fruta durou tão pouco tempo em comparação ao tempo de seca... só resta esperar por mais. Até porque... esta semana tem sido toda ela quente, abafada... basicamente como a minha mãe diz o tempo está mono. E é só isso, porque estar a fazer uma festa por vir aí "chuva", quando na verdade ela vem, descarrega bem um dia ou dos, depois estão 20 e tal graus durante outros 2 ou 3 dias.

Realmente também estava à espera de boas novidades por aqui, mas anda tudo tão calado... e eu pelo que vi no windguru, amanhã é dia de chuva e terça-feira também, mas não será nada de especial.

Atenção: os valores dos acumulados do mês no Algarve até já ultrapassam os valores normais em alguns locais. Não desejes outro 1989 (ou 88, ou 87, ou 96 até, já sem falar em 49)
A seca vai sendo desagravada gradualmente, esperar que seja cancelada em poucos dias ou mesmo num mês é desejar chuvas tão torrenciais que causam prejuízos piores do que a seca, nomeadamente a remoção de solo, queda de árvores, danos em estruturas, acidentes pessoais. Por mim vai muito bem assim, aos poucos com regularidade. ;)
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Atenção: os valores dos acumulados do mês no Algarve até já ultrapassam os valores normais em alguns locais. Não desejes outro 1989 (ou 88, ou 87, ou 96 até, já sem falar em 49)
A seca vai sendo desagravada gradualmente, esperar que seja cancelada em poucos dias ou mesmo num mês é desejar chuvas tão torrenciais que causam prejuízos piores do que a seca, nomeadamente a remoção de solo, queda de árvores, danos em estruturas, acidentes pessoais. Por mim vai muito bem assim, aos poucos com regularidade. ;)
Não digo que vá mal assim, mas isso é no Algarve e o Alentejo não tem sido bem assim.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Estado
Fechado para novas mensagens.