Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Tenho de dar razão ao que diz o jamestorm relativamente ao frio e invernos a fazer justiça ao nome. Já tenho uns aninhos bons o que me permite ter uma memória meteorológica que recua até aos anos 70 do século passado. De facto, de há uns 20 anos a esta parte, muito dificilmente tivémos condições como as que tínhamos, por exemplo, na primeira metade dos anos de 1980. Fui rever alguns registos que mantenho dessa época e tanto no que respeita a precipitação, como temperaturas, não há comparação com o que se passa presentemente.

Havia uma muito maior variabilidade nos estados do tempo. Chovia mais e os dias de chuva estavam bem distribuídos ao longo do mês. Ou seja, não havia um dia com valores absurdos de pluviosidade e, depois, 28 dias sem chover. Também não tenho registo de temperaturas tão elevadas nesta época do ano tal como vemos agora (para não falar na longa sequência de dias seguidos com estas temperaturas máximas). Na época, mesmo os valores mais elevados (na casa dos 18ºC/19ºC) correspondem a dias com chuva e entrada de ar tropical marítimo com o vento a soprar de sul ou sudoeste. É claro que tivemos secas (como a de 1980), mas a frequência entre as mesmas não era tão amiúde. E frio, sim, fazia mesmo muito frio. Sou setubalense, terra que como sabem não é de grande rigor climático, e por esta altura do ano conseguíamos fazer "patinagem" nas poças de água que congelavam durante a noite. Isto porque as frentes frias eram isso mesmo, muito frias, com vários dias com vagas de aguaceiros provenientes de norte e quedas abruptas da temperatura.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Tenho de dar razão ao que diz o jamestorm relativamente ao frio e invernos a fazer justiça ao nome. Já tenho uns aninhos bons o que me permite ter uma memória meteorológica que recua até aos anos 70 do século passado. De facto, de há uns 20 anos a esta parte, muito dificilmente tivémos condições como as que tínhamos, por exemplo, na primeira metade dos anos de 1980. Fui rever alguns registos que mantenho dessa época e tanto no que respeita a precipitação, como temperaturas, não há comparação com o que se passa presentemente.

Havia uma muito maior variabilidade nos estados do tempo. Chovia mais e os dias de chuva estavam bem distribuídos ao longo do mês. Ou seja, não havia um dia com valores absurdos de pluviosidade e, depois, 28 dias sem chover. Também não tenho registo de temperaturas tão elevadas nesta época do ano tal como vemos agora (para não falar na longa sequência de dias seguidos com estas temperaturas máximas). Na época, mesmo os valores mais elevados (na casa dos 18ºC/19ºC) correspondem a dias com chuva e entrada de ar tropical marítimo com o vento a soprar de sul ou sudoeste. É claro que tivemos secas (como a de 1980), mas a frequência entre as mesmas não era tão amiúde. E frio, sim, fazia mesmo muito frio. Sou setubalense, terra que como sabem não é de grande rigor climático, e por esta altura do ano conseguíamos fazer "patinagem" nas poças de água que congelavam durante a noite. Isto porque as frentes frias eram isso mesmo, muito frias, com vários dias com vagas de aguaceiros provenientes de norte e quedas abruptas da temperatura.
Belo registo!
Era assim que devia ser sempre...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A memória meteorológica deve ser das memórias mais traiçoeiras que existe. Da nossa infância e adolescência temos tendência apenas a recordar o que era mais extremado. Um frio ou calor do caraças, uma tempestade de raios brutal, um nevão, etc.
E não me venham com a conversa dos "velhinhos" ou os "antigos" que dizem isto e aquilo, esses são os piores, até porque viveram muito mais que nós, logo passaram por mais experiências.

Em 2006 e 2007 nevou em Lisboa, o que já não acontecia há meio século. Nos últimos anos houve várias ciclogeneses explosivas que já não aconteciam a esse ritmo desde os anos 80 . Falo de temporais que derrubaram centenas de milhares de árvores, deixarem dezenas ou centenas de povoações sem electricidade durante vários dias.

Nos anos 90 quando fui estudar para Lisboa onde fiquei a trabalhar mais 20 anos (e aonde nunca consegui usar o meu guarda-roupa de malhas grossas ou gola alta que para lá tinha levado) lembro-me perfeitamente de haver Invernos aonde ia com amigos para a Caparica jogar à bola em pleno mês de Dezembro ou Janeiro, e no final até mandávamos um atrevido mergulho (coisas da juventude), em dias tal e qual como estes, solarengos pela tarde.

Não quero dizer com isto que duvide de alterações climáticas, não, mas isto que a maioria das pessoas fala são apenas memórias meteorológicas frágeis, muito selectivas.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Apenas um exemplo: nos anos 80, na Senhora da Hora, em Matosinhos, no caminho matinal para a escola, a geada era comum em alguns dias do inverno, e em frente à escola existia um grande lago, à sombra de umas árvores, que permanecia gelado bastantes dias.

Mais tarde, início anos 90, de comboio até à Póvoa de Varzim, campos totalmente brancos com a geada. Agora, até no interior transmontano a geada se faz mais rogada, E nevar no Marão uma raridade.

Outro facto incontornável: nunca mais aconteceram aqueles pós-frontais, em que a previsão do IPMA (na altura com outra sigla) eram quase sempre três dias de aguaceiros, mas aguaceiros generosos, frequentes, muitas vezes intensos, com granizo, frios, e muito frequentes, ou seja, vastos pós-frontais. Agora apenas existem «aguaceiros fracos e pouco frequentes» e ultimamente nem isso.

Muita coisa mudou…
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em relacao a neve, não há dúvida que agora cai muito menos.
E este tempo ( aqui na minha zona estão 22 graus a 3 semanas do natal) ameno e como se tivéssemos o pior de 2 mundos, nem frio nem chuva.

Sempre tivemos bloqueios anticiclonico por esta altura. Mas eram sempre acompanhados por tempo bem fresquinho, contavam -se histórias a lareira e sentia - se o frio vento Norte na cara.

E aguardavamos as tempestades que mais para a frente iriam seguramente chegar. Quem gosta, sabe que está sensação e fantástica...

Mas agora não, a maior parte dos anos está um tempo desenssabido, quase ameno, não se passa nada, da a sensação que caminhamos para a Primavera e não para o inverno...

E se fosse só isto. Depois quando chega o frio em Janeiro, a meio de Fevereiro já estão 20 e tal graus. Onde param aqueles grandes nevões de outrora em Marco e Abril?

Não há dúvida. O aquecimento global está a " matar " o nosso clima e a torna - lo algo imensamente desinteressante. :facepalm:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
@james, Nevões quando ? Aonde? Em que anos ?


Por exemplo, em 2005, nevou acima dos 500 m a meio de Maio. Eu estava na Serra da Cabreira e presenciei isso.

Antigamente, caia com mais frequência neve nas terras altas em Marco ou Abril, lembro - me de ser pequeno e ir a Castro Laboreiro ou Montalegre e havia ainda por lá muita neve. Nos últimos anos, vou lá muitas vezes é pouca ou nenhuma neve tem.
 
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não sei se vou dizer alguma asneira, mas este ano tivemos 2 fenómenos nunca vistos, pela sua ocorrência fora de época.

O primeiro, uma tempestade essencialmente de vento em maio, com rajadas médias de aproximadamente 80 km / h e máxima que foi aproximadamente de 120 km / h, se não estou em erro.

O segundo, um sistema frontal com precipitacao estratiforme, com valores de 150 - 200 mm e de forma consecutiva 15 - 20 horas ( na primeira quinzena de Setembro, em pleno verão ainda) .
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Antigamente, caia com mais frequência neve nas terras altas em Marco ou Abril, lembro - me de ser pequeno e ir a Castro Laboreiro ou Montalegre e havia ainda por lá muita neve. Nos últimos anos, vou lá muitas vezes é pouca ou nenhuma neve tem.

Há apenas dois anos atrás, não era Março nem Abril, era meados de Maio de 2013, em Montalegre:
http://www.dn.pt/portugal/interior/neve-cai-em-montalegre-3224858.html

As serras do Minho historicamente tem muitos registos de muita acumulação de neve precisamente na Primavera, mas olha que daí a se dizer que ias lá passear e vias neve com frequência vai uma grande distância.
Se calhar os teus pais levavam-te lá precisamente para ver a neve, das poucas vezes que isso acontecia de forma mais espectacular.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e StormRic
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
A memória meteorológica deve ser das memórias mais traiçoeiras que existe. Da nossa infância e adolescência temos tendência apenas a recordar o que era mais extremado. Um frio ou calor do caraças, uma tempestade de raios brutal, um nevão, etc.
E não me venham com a conversa dos "velhinhos" ou os "antigos" que dizem isto e aquilo, esses são os piores, até porque viveram muito mais que nós, logo passaram por mais experiências.

Em 2006 e 2007 nevou em Lisboa, o que já não acontecia há meio século. Nos últimos anos houve várias ciclogeneses explosivas que já não aconteciam a esse ritmo desde os anos 80 . Falo de temporais que derrubaram centenas de milhares de árvores, deixarem dezenas ou centenas de povoações sem electricidade durante vários dias.

Nos anos 90 quando fui estudar para Lisboa onde fiquei a trabalhar mais 20 anos (e aonde nunca consegui usar o meu guarda-roupa de malhas grossas ou gola alta que para lá tinha levado) lembro-me perfeitamente de haver Invernos aonde ia com amigos para a Caparica jogar à bola em pleno mês de Dezembro ou Janeiro, e no final até mandávamos um atrevido mergulho (coisas da juventude), em dias tal e qual como estes, solarengos pela tarde.

Não quero dizer com isto que duvide de alterações climáticas, não, mas isto que a maioria das pessoas fala são apenas memórias frágeis, muito selectivas.

Vince, tudo aquilo que aqui disse tem o seu fundo de verdade e subscrevo. As memórias são frágeis e as pessoas têm tendência a lembrar episódios extremos. Em relação ao post que deixei há pouco não desmente nada disto que, aliás, subscrevo. Em 1986, por exemplo, tivemos um final de Fevereiro bastante ameno e, inclusivamente, com gente nas praias. Tal como tivemos um início de Novembro de 1988 com temperaturas bastante amenas. Factos que recordamos, mas que também podemos consultar nos registos. Mas eram situações pontuais. Contudo, parece-me, é inegável uma tendência para se acentuarem condições extremas, mais frequentes no tempo e por períodos também mais extensos.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
Meus amigos, não sei em que país é que vocês vivem mas decerto que não é no mesmo que eu vivo...pelo menos desde 1998, que estamos a ter Invernos atípicos, com um ou outro mais normal pelo meio...dizer que isto é so um ciclo é querer tapar os olhos e não ver o óbvio. Não sou eu que o digo, é toda as pessoas mais velhas da minha família...são os vizinhos mais velhos. Só quem não presta atenção nenhuma ao que está a passar é que pode afirmar que isto é normal, que está dentro do expectável..é negar, querendo negar. é interpretar os números, menosprezando as pequenas variações... É certo que a experiência humana não é mensurável e sofre de subjectividade cronica. mas o que se tem vindo a passar chega a ser ridículo o quanto a maioria dos que aqui comentam se agarram à tese de que isto é normal ,é que sempre foi assim...ridículo. O que esta acontecer é o aquecimento global em marcha, Portugal está a ficar um sitio mais estável, mais quente e mais seco.

Esqueci-me de referir que o que escrevi no post anterior sobre vento cortante e dias seguidos de frio seco que havia até meados dos anos 90's, aconteciam na região oeste a Norte de Lisboa, torres Vedras e Alenquer, não em Lisboa onde vivo agora. Apareciam por volta do Natal. antes disso ou dias de chuva continuo durante varias semanas, ou geadas. Final de Outubro apareciam as primeiras.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
O @Vince agora é que disse tudo. Se me perguntarem da minha infância de que invernos tenho memória só me consigo lembrar dos finais da década de 90 em que nevou algumas vezes em Viseu.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,820
Local
Lisboa e Alenquer
Onde estão as semanas de trovoadas de Setembro a Dezembro? Onde estão os pingos gelados nas janelas? Onde estão os tanques de água totalmente congelados? Onde estão as Cheias de do inicio do Ano até Abril? Onde estão os vendavais que havia no Outono....podia continuar aqui a lista. O Clima em Portugal tornou-se mais estável...chove menos e está mais quente. Fico-me por aqui. :disgust:
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Onde estão as semanas de trovoadas de Setembro a Dezembro? Onde estão os pingos gelados nas janelas? Onde estão os tanques de água totalmente congelados? Onde estão as Cheias de do inicio do Ano até Abril? Onde estão os vendavais que havia no Outono....podia continuar aqui a lista. O Clima em Portugal tornou-se mais estável...chove menos e está mais quente. Fico-me por aqui. :disgust:

Havia sempre trovoadas de Setembro a Outubro? Vives aonde, nalgum local com monções? Tanques de água gelados? Mas aonde, em Lisboa? As cheias, aonde ?
Sobre as cheias, isso já é outra conversa para outro tópico, boa parte das cheias acabaram por causa das barragens. Douro, Mondego ou mesmo Tejo. Talvez um dia venhamos a descobrir que isso tem desvantagens também. Provavelmente já se nota nas areias das praias, e isso pouco tem a ver com o clima.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e dahon
Estado
Fechado para novas mensagens.